O Conclave

Acho que nunca quis tanto voltar a Roma como agora. Calma, gente, não para morar lá novamente, mas sim para assistir de pertinho o Conclave para eleição do novo Papa.

Todos devem estar acompanhando a triste e inesperada – pelo menos para mim – renúncia do Papa Bento XVI e a eleição para o novo Papa que se aproxima. E as chances reais de ter um Papa brasileiro no maior posto da Igreja certamente nos anima.

habemus_papam_20000153_st_1_s-high

Cena do filme “Habemus Papam”
Foto: Reprodução

Eu sou católica e confesso que sempre sonhei estar ali no Vaticano à espera da fumacinha branca que anuncia o novo Papa eleito. Para quem não sabe, quando o novo Papa é escolhido pelos Cardeais, os fiéis na Piazza San Pietro e no mundo são avisados pela fumaça branca exalada pela chaminé.

Na verdade, a cada votação, os votos são queimados e a fumaça é expelida. Mas enquanto o novo Papa não é escolhido pela maioria dos votos – serão 77 nesta eleição – a fumaça é preta. Isso pode levar dias. Quando voa fumaça branca pelo ar, é fato: estão sendo queimados os votos que elegeram o novo Papa. Os fiéis ficam em polvorosa à espera do anúncio oficial e da primeira aparição do Cardeal agora eleito a Sua Santidade.

Eu estive razoavelmente perto do Papa Bento XVI diversas vezes em Roma. Isso porque morávamos a 1km de distância somente! E, claro, porque tive a oportunidade de receber a sua emocionante benção algumas vezes no Vaticano, quando ele aparecia na sua janelinha aos domingos.

IMG_1987

O Papa Bento XVI
Foto: magari blu

Por mais que critiquemos uma série de problemas existentes na Igreja Católica, e com razão, eu ainda a admiro. Primeiro, porque é por meio dela que eu encontro a minha fé. E tantas outras milhões de pessoas também. E isso é algo para se admirar e, sobretudo, respeitar.

Em segundo lugar, porque, ao menos para mim, foi impossível passar “ilesa” pelo seu poder e pela sua grandeza morando em Roma. A Igreja está por todos os cantos e são verdadeiras obras de arte. Nunca estive tão próxima de assistir de perto a fé das pessoas. De milhares de pessoas. De milhões de pessoas. Isso me comove.

Além disso, estar no Vaticano é uma experiência que emociona a cada vez e que não me cansa. Estive presente, com mais de um milhão de pessoas ao meu lado, na beatificação do Papa João Paulo II. Foi uma experiência e tanto.

O meu voto agora é, mais do que ter um Papa brasileiro, para que o próximo Papa tenha serenidade e seriedade para reger a Igreja Católica neste momento de crise e que a fé daqueles que a têm não seja abalada.

Ansiosíssima para ouvir: HABEMUS PAPAM!

*Confira o vídeo do anúncio da eleição de Bento XVI: http://youtu.be/C41EYAxieK8

**Confira o nosso post sobre o incrível filme italiano “Habemus Papam”, de Nanni Moretti, que conta a história da escolha de um novo Papa – fictício – e as dificuldades enfrentadas pelo eleito em assumir o cargo. Vale a pena assistir o filme neste momento histórico!

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.