Mercados de Barcelona

Vivendo em Barcelona por Eloy Campagnoni

Vem chegando o Natal, o Ano Novo e a famosa festa de Dia de Reis – que aqui é mais relevante que o Natal e é quando os presentes são trocados.

Mais uma vez, a cidade toda se ilumina e a ida aos mercados ficam muito mais rotineiras. São várias opções de comida, doces de época e as vitrines das “panaderias” ficam cheias de sugestões para encher os olhos e muita água na boca.

Em cada bairro existe um mercado e algumas feirinhas incríveis surgem pela cidade. Confira abaixo algumas informações sobre os mercados mas adianto: que um giro por eles é muito interessante, ainda mais se o visitante gosta da gastronomia. Afinal, Barcelona é uma cidade que respira em torno dessa arte maravilhosa do paladar.

FAÇA UM TOUR GASTRONÔMICO EM BARCELONA!


La Boqueria (Mercat San Josep de la Boqueria)

La Boqueria é, sem dúvidas, o mais importante e conhecido dos turistas e, na minha opinião, o melhor mercado de comidas que conheci até hoje. E posso dizer porque já fui em muitos.

As primeiras referências desse mercado exuberante datam de 1217, quando mesas eram instaladas ali para venda de produtos. Foi reconhecido oficialmente como mercado no ano de 1826, época em que se iniciou uma construção de uma estrutura, inaugurada em 1853.

La Boqueria Foto: Reprodução

La Boqueria
Foto: Reprodução

Tem uma variedade de frutas, legumes e verduras de fazer inveja; os peixes, mariscos e crustáceos do mediterrâneo estão todos aqui. Sucos de frutas exóticas extraídos na hora, carnes de todas espécies, com destaque para todos os tipos de “jamon”, linguiças e salsichas. É onde você encontra de tudo.

La Boqueria Foto: Reprodução

La Boqueria
Foto: Reprodução

O lado ruim é que invariavelmente vem uma multidão de compradores e turistas curiosos, e isso é um pouco chato. Mas vale a pena a visita de qualquer forma.

Diversos botecos se espalham pelo seu contorno e dá para saborear muitas tapas feitas com ingredientes fresquíssimos. Chamo atenção para o El Quim de La Boqueria famoso pelas suas tapas, claro.

El Quim de La Boqueria Foto: Reprodução

El Quim de La Boqueria
Foto: Reprodução

Onde encontrar:
www.elquimdelaboqueria.com

Mercado de Ninot

Construído em 1892, na zona do Eixample, é um mercado delicioso para se ir. Muito menos conhecido de turistas, atende realmente ao público local e também dispõe de uma variedade incrível de produtos de ótima qualidade.

É um dos mercados que eu gosto muito de frequentar, pois lá é possível desfrutar tranquilamente do ambiente e também de restaurantes locais que trabalham com produtos frescos.

Todos os mercados de Barcelona dispõem de uma zona de alimentação geralmente muito boa.

Mercado de Ninot Foto: Reprodução

Mercado de Ninot
Foto: Reprodução

Onde encontrar:
www.mercatdeninot.com

Mercado Santa Caterina

O primeiro mercado coberto inaugurado antes da Boqueria, no ano de 1845. Foi totalmente reformulado em 2005 e só deixaram a entrada principal.

O telhado, cheio de curvas que formam um conjunto de abóbadas de madeira irregular, é um destaque arquitetônico que vale a pena conhecer.

Mercado Santa Caterina Foto: Reprodução

Mercado Santa Caterina
Foto: Reprodução

Mercado Santa Caterina Foto: Reprodução

Mercado Santa Caterina
Foto: Reprodução

Tem uma variedade menor do que a Boqueria e é menos confortável do que o Ninot, pois é bastante turístico, mas tem um ponto forte: o ótimo restaurante do grupo Tragaluz (um forte grupo investidor em restaurantes na cidade), o Cuines de Santa Caterina. Almoce por lá quando visitar o mercado.

Cuines de Santa Caterina Foto: Reprodução

Cuines de Santa Caterina
Foto: Reprodução

Onde encontrar:
www.mercatsantacaterina.com

Mercado  de Galvany

Outro mercado de bairro localizado na zona alta da cidade na Região de Sarriá-Sant Gervasi. Inaugurado em 1927, tem arquitetura também muito bonita e é rodeado de várias lojinhas de utensílios domésticos. Vende produtos de ótima qualidade e não é um restaurante frequentado por turistas.

Mercado de Galvany Foto: Reprodução

Mercado de Galvany
Foto: Reprodução

Os preços são superiores aos demais da cidade por se localizar numa região de alto poder aquisitivo. Mas, em termos de qualidade, o Mercat de Ninot não deixa nada a desejar. Interessante conhecer.

Mercado de Galvany Foto: Eloy Campagnoni

Mercado de Galvany
Foto: Eloy Campagnoni

A zona de Sarriá, Sant Gervasi e Pedralbes é uma bela zona e muito pouco conhecida por turistas. É quase um novo mundo de habitantes locais, que não gostam de se misturar com a parte baixa da cidade sempre cheia de turistas. Recomendo circular por lá.

Onde encontrar:
www.mercatgalvany.es

Mercado de Sant Antoni

É um mercado que está em reforma e deve ser reinaugurado nos próximos meses e promete ocupar um lugar especial na lista de onde ir em Barcelona.

Localizado no bairro considerado o distrito gastronômico da cidade que, por coincidência, é onde eu vivo. A versão atual não tem muito a oferecer. Mas aguardem porque deve se tornar num grande reduto de visitantes.

Mercado de Sant Antoni Foto: Reprodução

Mercado de Sant Antoni
Foto: Reprodução

Onde encontrar:
www.mercatdesantantoni.com

Fira de Santa Lucia – O mercado de Natal de Barcelona

É um dos mercados mais tradicionais da cidade e acontece nesta época do ano em frente à Catedral. Foi um mercado criado para se comprar peças para os presépios natalinos.

Fira de Santa Lucia Foto: Reprodução

Fira de Santa Lucia
Foto: Reprodução

Os pais levam ali seus filhos e muitas pessoas vão para montarem seus presépios de Natal. Existem também vendas de enfeites, árvores de Natal, artesanato de todos os tipos e alguns instrumentos musicais. É muito bonito de se ver e um interessante passeio.

Fira de Santa Lucia Foto: Reprodução

Fira de Santa Lucia
Foto: Reprodução

Onde encontrar:
www.mercatdesantantoni.com

Palo Alto Market

É uma das feirinhas/bazares mais descoladas da cidade.

Tem edições limitadas no ano, mas todo mundo gosta de ir lá para conferir novidades, desfrutar da gama de food trucks que trazem uma variedade muito bacana de pratos e comidinhas de rua. Aqui acontecem shows com bandas não muito conhecidas mas de ótima qualidade.

É um lugar realmente “cool” e é bonito o local onde ele é montado, com plantas trepadeiras e jardins muito bem pensados.

Palo Alto Market Foto: Reprodução

Palo Alto Market
Foto: Reprodução

Palo Alto Market Foto: Eloy Campagnoni

Palo Alto Market
Foto: Eloy Campagnoni

As próximas edições serão 2 e 3 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro. Anote na agenda se você estiver por aqui.

Onde encontrar:
www.paloaltomarket.com

Eloy Campagnoni é advogado e trabalhou muitos anos como Diretor Jurídico em uma grande multinacional e em seu escritório próprio. Apaixonado pela vida, pelas pessoas e pela gastronomia, decidiu mudar-se recentemente para Barcelona, onde continua advogando, mas dedicando um bom tempo para se reciclar, explorar oportunidades de negócios entre o Brasil e Europa e descobrir novos caminhos – como ele conta aqui no Magari blu.