Marrakech

Por Teresa Perez Tours

Nos próximos posts falaremos sobre Marrocos, começando hoje com Marrakech!

A “Terra do Sol Poente” (significado da palavra Marrocos em árabe), impressiona pela diversidade de suas paisagens, únicas e contrastantes, repletas de elementos naturais como lagos e cachoeiras, desertos e cadeias montanhosas com picos nevados.

A imensidão solitária do deserto, que domina quase metade do território do país, se contrapõe ao efervescente emaranhado de ruas nas medinas, que brindam os visitantes com tesouros herdados de uma longa e fascinante história.

Suas cidades possuem traços arquitetônicos comuns à cultura marroquina, como as medinas (antigas cidades árabes muradas), as mesquitas centrais, os palácios reais, os mellahs (bairros judeus) e os souks (mercados).

O Marrocos oferece aos visitantes uma experiência gastronômica única. São muitos aromas e sabores exóticos. Dentre os principais pratos está o “couscous marroquino”, feito à base de semolina, legumes e curry. Outro destaque é a torta de massa folhada recheada com nozes e coberta com açúcar e canela, chamada “pastilla”.

Respeitando os costumes da religião muçulmana, muitos restaurantes não servem bebidas alcoólicas. Seu consumo é tolerado apenas em locais de concentração turística. Durante o período do Ramadan, os horários de funcionamento podem sofrer alterações, bem como podem ser suspensos os serviços ao ar livre e a oferta de bebidas alcoólicas.

 

MARRAKECH

Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a exótica e multicolorida Marrakech esbanja riqueza artística e cultural, e é cenário de lendas e fábulas. Sua história, que teve início no século X, remete ao luxo e à sofisticação desde seus primórdios, abrigando magníficas residências e palácios e encantando os visitantes com seu marcante artesanato e fortes características culturais.

Encantadores de serpentes, mágicos e malabaristas alegram as ruas, dando um toque de encantamento místico e pitoresco. Além disso, largas esplanadas ladeadas por suntuosas palmeiras imperiais contribuem para tornar o cenário ainda mais surpreendente.

Marrakech - Medina (2)

Marrakech
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

PASSEIOS

Medina

Primeiro bairro da cidade reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1985, a Medina de Marrakech é um mundo à parte. Abriga em seu interior diversos monumentos e atrações, com destaque para os souks onde pode-se encontrar praticamente de tudo, como tecidos, objetos de decoração, jóias, souvenirs e muito mais.

Recomendamos explorar a Medina sempre em companhia de um guia local.

Marrakech - Medina

Medina
Foto: Teresa Perez Tours

Marrakech - Medina (3)

Medina
Foto: Teresa Perez Tours

Marrakech - Medina (4)

Medina
Foto: Teresa Perez Tours

 

– Koutoubia Mosque and Minaret (Mesquita e Minarete Koutoubia)

No coração da Medina, o minarete desta Mesquita, construída no início do século XII, é o ponto mais alto da região, uma vez que a lei de urbanização local proíbe que qualquer construção seja maior que uma palmeira.

Não é permitida a entrada de não mulçumanos ou mulheres na Mesquita. Fotos de sua fachada são permitidas.

Marrakech - Mesquita e Minarete Koutoubia

Mesquita e Minarete Koutoubia
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Avenue Mohammed V., Marrakech

 

Saadian Tombs (Tumbas de Saadian)

Descobertas em 1917, as tumbas eram um local de sepultamento privilegiado, onde somente descendentes do profeta Maomé poderiam ser enterrados. No entanto, é possível observar túmulos ricamente adornados de diversos príncipes e reis, que não tinham relação nenhuma com o profeta. Desde sua descoberta, intensos trabalhos de restauração vêm sendo feitos com o objetivo de recuperar a sua beleza original.

Marrakech - Tumbas de Saadian

Tumbas de Saadian
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Rue de la Kasbah, Marrakech
Abre diariamente 08h30-11h45 e 14h30-17h45

 

– Djemaa el Fna (Praça Djemaa el Fna)

Principal espaço de performances públicas da cidade, a praça concentra todo o tipo de artistas: de equilibristas encantadores de serpentes a videntes e muitos outros personagens. À noite, porém, a praça se transforma em um movimentado mercado, onde pode-se apreciar os mais variados exemplos da culinária local nas inúmeras tendas.

Marrakech - Praça Djemaa el Fna

Praça Djemaa el Fna
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Medina, Marrakech

 

– Majorelle Garden and Islamic Art Museum (Jardim Majorelle e Museu de Arte Islâmica)

Criado em 1920 pelo pintor francês Jacques Majorelle, o jardim é um oásis verde em meio à agitação da cidade. Entre suas palmeiras está localizado o Museu da Arte Islâmica, que exibe peças típicas da cultura regional e também uma seleção das obras de Majorelle.

Marrakech - Jardim Majorelle

Jardim Majorelle
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Avenue Yacoub El Mansour, Marrakech
Tel: 212 524 313047
www.jardinmajorelle.com
Abre diariamente 08h-17h30 (fecha 18h de mai/set)

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Dar Yacout

Em um lindo palacete dentro da Medina, este restaurante agrada tanto o paladar quanto a visão, com sua decoração romântica e bela vista da cidade. O cardápio fixo conta com saladas, carne e cuscuz preparados de maneira tradicional.

Onde encontrar:
79, Derb Sidi Ahmed Soussi, Medina, Marrakech
Tel: 212 24 382929
Abre ter/dom 20h-24h

 

– Azar

Serve saborosas culinárias libanesa e marroquina, ao som de músicas ao vivo.

Onde encontrar:
Rue de Yougoslavie, Guéliz, Marrakech
Tel: 212 524 430920
www.azarmarrakech.com

 

– Le Français

Comandado pelo renomado chef Jean-Pierre Vigato, a fina e delicada cozinha francesa é saboreada no elegante e bem decorado Le Français.

Onde encontrar:
Hotel La Mamounia
Avenue Bab Jdid, Marrakech
Tel: 212 524 444660
www.mamounia.com
Abre diariamente para almoço estilo brasserie 12h30-15h e jantar gourmet 19h-23h

 

– Aman Restaurant

Com opções de pratos típicos ou mediterrâneos, servidos em ambiente elegante, ao som de melodias tradicionais, este restaurante é uma excelente alternativa para jantares mais sofisticados.

Onde encontrar:
Hotel Amanjena
Route de Ouarzazate, km 11, Marrakech
Tel: 212 524 399000
www.amanresorts.com
Abre para jantar