Magari blu ajuda: renovação do passaporte

O procedimento de renovação do passaporte brasileiro, apesar de ter sido bastante simplificado na última década, vez ou outra ainda tem seus percalços. O prazo para entrega do novo passaporte, que costuma ser de 6 dias, está levando até um mês.

O atraso tem acontecido por conta de problemas na Casa da Moeda com relação à nitidez das fotografias, o que prejudicou a emissão de pelo menos 40 mil passaportes. Depois de pouco mais de um mês com problemas, a impressão voltou ao normal no fim de maio e aos poucos a situação vai sendo regularizada.

Portanto, a dica é deixar sempre a sua documentação em ordem para não passar nenhum apuro caso surja uma viagem de última hora.

O agendamento deve ser feito pelo site da Polícia Federal. Você pode escolher qualquer posto de atendimento, inclusive em outra cidade. Vale a pena checar postos variados, principalmente se houver pressa, pois alguns têm disponibilidade para agendamento mais próximo do que outros. Feito isso, é emitida pelo próprio site uma GRU para ser paga antes da primeira visita à PF.

Na data do agendamento, é recomendável chegar cerca de 30 minutos antes do horário marcado, pois a papelada já é previamente verificada por um funcionário. A lista de documentos que devem ser apresentados para renovação do passaporte comum está aqui.

A retirada do passaporte só pode ser feita pelo seu titular, no mesmo posto onde foi dada a entrada para a sua renovação.

Passaporte brasileiro

Foto: Reprodução

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.