Road trip

Magari blu ajuda: dicas para alugar carro no exterior

Muitos viajantes optam pela locação de carro nas viagens, ou ao menos em determinado trecho do itinerário, sobretudo pela liberdade de fazer seu próprio roteiro e horários e, claro, pelo prazer de dirigir e desbravar terras desconhecidas.

Entretanto, alguns cuidados devem ser tomados. Siga as nossas dicas:

*Como alugar um carro?

Pelo site oficial da companhia, pelo telefone de central de reservas, com seu agente de viagens ou, ainda, diretamente em uma das lojas.

*Qualquer pessoa pode locar um carro?

No Brasil a idade mínima é de 21 anos e com habilitação permanente há pelo menos 2 anos. No exterior, a idade mínima é de 25 anos para os EUA e na Europa varia de país para país. No entanto, a pessoa pode pagar uma taxa de “under age”, que lhe permite locar um veículo mesmo abaixo da idade mínima. A Avis é a única locadora que isenta o usuário dessa taxa, desde que o cliente faça o pré-pagamento da locação no Brasil.

*É necessário apresentar carteira de habilitação?

Sim, para locar o carro é necessário apresentar a carteira de habilitação do condutor condizente com a categoria do veículo. No exterior é recomendável que se tenha a carteira internacional de habilitação, principalmente nos países da Europa. Já nos EUA, o único Estado que pode solicitar a carteira internacional é a Georgia; nos demais não há necessidade.

*Como obter a carteira internacional?

Com a sua carteira de habilitação nacional, solicite ao Detran a emissão da carteira internacional mediante pagamento de uma taxa. Em menos de uma semana sua carteira internacional será emitida.

*Posso atrasar na hora de devolver o carro?

Fique atento ao horário, pois normalmente uma diária de locação adicional é cobrada por completo após a primeira hora ultrapassada do horário de devolução do veículo.

*Outras dicas importantes:

– É importante cadastrar todos os motoristas que dirigirão o carro.

– Verifique o plano de quilometragem. Atenção: em viagens longas é mais vantajoso não limitar.

– Se estiver viajando com crianças, não esqueça de solicitar a cadeirinha adequada para cada idade.

– Verifique se existe taxa adicional caso o veículo seja entregue em local diverso do da retirada. Taxas altas podem ser cobradas se houver a devolução em um país distinto.

– Fique atento se o carro traz GPS ou se deve ser contratado à parte.

– Opte pelo seguro total, que oferece cobertura para colisão, roubo, furto, incêndio e danos a terceiros, sem a necessidade de pagar franquias.

– O carro é entregue com o tanque cheio ao locador e deve ser devolvido da mesma forma. Caso contrário, a empresa o fará, cobrando o valor do combustível e todos os demais gastos para o reabastecimento no cartão de crédito do cliente.

– Faça uma vistoria no veículo antes da retirada, pois avarias apresentadas no momento da entrega serão cobradas do locador.

Road trip

Foto: Reprodução

Boa viagem!

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.