Kurotel Centro Médico de Longevidade e SPA em Gramado

Em Gramado, a cerca de 1h40 de carro a partir de Porto Alegre, está o Kurotel. Mais que um hotel, mais que um spa, o Kur é, antes de tudo, um centro médico de saúde e bem-estar. Um time enorme de médicos com especializações como medicina do esporte e cardiologia, além de psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas e nutricionistas cuidam dos clientes durante sua estada.

Kurotel Foto: Reprodução / Condé Nast

Kurotel
Foto: Reprodução / Condé Nast

Na chegada, o primeiro passo, após o check in, é uma consulta médica. Nesse encontro é que será definido o foco do seu programa entre as 8 opções disponíveis, como emagrecimento ou anti-stress, após a avaliação de um profissional. Além dessa consulta, uma passagem com nutricionista e outra com preparador físico fazem parte do seu primeiro dia no Kurotel. Juntos, montarão o seu plano de alimentação e exercícios.

Todos os dias é desenhada a agenda de cada cliente, que contemplará atividades que estejam dentro de suas necessidades. Algumas em grupo, outras individuais. Portanto, se for acompanhado, são grandes as chances de terem programas diferentes, pois o calendário é bem personalizado, mas as refeições podem desfrutar juntos e se encontrar nos intervalos tranquilamente.

O acompanhamento da nutricionista é complementado, ainda, por dicas, receitas e cardápio para levar para casa e ter uma rotina saudável na volta. Para mim, foram recomendados alguns exames, entre eles, o food detective que indica não só alergias, mas quais alimentos não são bem digeridos pelo meu organismo e devem ser evitados diariamente, mensalmente ou, no pior dos cenários, trimestralmente. Esses exames são realizados lá mesmo e os resultados ficam prontos no mesmo dia ou no dia seguinte.

No meu caso, o programa sugerido pelos profissionais do Kur foi o antistress. A minha dieta ficou livre, sem limite de calorias, mas, o mais importante, saudável e funcional. No dia anterior, escolhemos os pratos do menu para a próxima jornada. Impressionou-me a qualidade da gastronomia do Kurotel, todos os dias opções bem saborosas e preparadas com ingredientes variados. Às quartas, tem aula de culinária para quem quiser aprender mais.

Alimentação funcional do Kurotel Foto: Divulgação

Alimentação funcional do Kurotel
Foto: Divulgação

Ainda que seu programa seja o de emagrecimento, não há revista de bagagem como em outros spas, onde qualquer comidinha forasteira é proibida. Inclusive, é possível sair do hotel e ir até Gramado, até para jantar (os fondues são uma tentação…). Mas cabe à consciência de cada um não extrapolar pois, afinal, é sua livre escolha submeter-se aos cuidados do Kur e vale o esforço.

Frango com farofa Nada de passar fome no Kurotel Foto: Ana Maria Junqueira

Frango com farofa
Nada de passar fome no Kurotel
Foto: Ana Maria Junqueira

São 7 refeições diárias, entre café da manhã, almoço, jantar, ceia e lanchinhos intermediários. No café da manhã, os pãezinhos caseiros sem glúten mais parecem uma receita de bolo e são deliciosos. A única restrição mais severa a todos, digamos assim, é que nenhum tipo de bebida pode ser ingerida junto com as refeições. Nem água. Mas estações de água e chá estão espalhadas pela propriedade para se servir à vontade em outros horários, pois a hidratação é levada a sério.

Paella do Kurotel Foto: Ana Maria Junqueira

Paella do Kurotel
Foto: Ana Maria Junqueira

Para exercitar-se, o Kurotel conta com piscina climatizada e academia equipada (que funcionam 24 horas), sala de ginástica onde acontecem aulas como de circuito funcional, salas para yoga e pilates e quadras de tênis.

Piscina interna Foto: Divulgação

Piscina interna
Foto: Divulgação

Para controle de stress e ansiedade, passei por tratamentos criativos e efetivos. O centro de controle de stress, por exemplo, é formado por diversas salinhas, cada qual com um propósito diferente: meditação guiada por áudio, cadeira massageadora, e, os meus preferidos, um colchão d’água térmico, complementado por fones de ouvido com música (parece que estamos flutuando!) e, em outra salinha, a cadeira desenvolvida pela NASA que simula gravidade zero – esta, sim, parece que estamos perdidos no espaço! Adorei a sensação e desliguei completamente minha mente dos problemas do dia a dia.

Sala de espera do spa Foto: Ana Maria Junqueira

Sala de espera do spa
Foto: Ana Maria Junqueira

Um outro tratamento delicioso que recomendo é a hidromassagem com 100 jatos. Produzida na Alemanha, essa banheira intercala a centena de jatinhos de água que massageiam partes diferentes do corpo. Não dá vontade de sair nunca mais dela!

A sala de espera do spa é toda envidraçada Foto: Ana Maria Junqueira

A sala de espera do spa é toda envidraçada
Foto: Ana Maria Junqueira

Falando em água, um dos diferenciais do Kurotel é o circuito das águas, que combina 5 tipos de banhos terapêuticos diferentes. Tem que fazer!

Estação das Águas do Kurotel Foto: Divulgação

Estação das Águas do Kurotel
Foto: Divulgação

Para começar, imersão numa piscina aquecida tratada com ozônio (nada de cloro). Boa para cicatrização e circulação, tem jatos e massageadores que pegam principalmente ombros, cervical, lombar, pernas e glúteos.

Depois, mergulho na banheira com sal grosso, que trabalha o sistema imunológico, retira a oleosidade da pele e as células mortas. Prepare-se então para o primeiro choque térmico do circuito das águas, quando gelo granulado é espalhado pelo seu corpo, o que evita a queda de pressão e eleva as defesas naturais do organismo.

O banho a seguir é de lodo, marronzinho, porém tratado pelo Kurotel, contém propriedades analgésicas e anti-inflamatórias também, além de ser um excelente relaxante muscular. Para fechar o circuito, um dos meus preferidos (apesar do contraste de temperatura!) é a ducha de espuma de uva e vinho. A temperatura é ambiente, mas lembre-se que estamos em Gramado, portanto, é bem gelada! Por ser antioxidante e hidratante, deixam os cabelos e a pele muito, mas muito macios.

No quesito hotelaria, o Kurotel tem um estilo de decoração clássico, com móveis mais rebuscados e piano no salão ouro, uma das áreas comuns do hotel. São 35 apartamentos (que serão ampliados para 55 em 2 anos), divididos em 5 categorias diferentes. Não aceitam crianças, com exceção nos dois chalés que ficam anexos ao prédio principal.

Top Suite Foto: Divulgação

Suite Imperial
Foto: Divulgação

Os quartos são confortáveis, mas não são ultraluxuosos ou tecnológicos – o luxo, aqui, é a experiência.

Os programas têm duração média de 5 ou 7 noites, mas períodos maiores podem ser negociados. Ficar menos dias, entretanto, apesar de possível, não é recomendado, pois os resultados são mais difíceis de serem atingidos, seja qual for seu programa. A ideia aqui é se entregar de corpo e alma ao Kurotel!

Testado e superaprovado pelo Magari Blu!

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari Blu, consultora na Magari Blu Viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.