Kristallwelten: Museu de Cristais Swarovski

Viagens culturais por Ana Luiza Brant

Este é o museu  dos cristais Swarovski, mais conhecido como Kristallwelten. Localizado na cidade de Wattens, a 20 minutos de distância de Innsbruck, na Áustria, o museu exibe suntuosos jardins com obras de arte instaladas ao seu redor, assim como um enorme espaço subterrâneo construído exclusivamente para abrigar obras de grandes artistas.

O que torna esse projeto ainda mais fascinante é a sua implantação que prioriza harmonizar arquitetura, arte e natureza. Em meio à  paisagem da propriedade, um enorme chafariz em formato de um gigante de olhos cintilantes, e esculpido sobre uma montanha, protege o mundo místico dos brilhantes.

swa image (1)

A fonte
Foto: Reprodução

Aberto em 1995 para celebrar os 100 anos da marca, o empreendimento é um sucesso. O museu já recebeu mais de 10 milhões de visitantes de todas as partes do mundo.

Além da  deslumbrante fachada, o museu é ainda mais impactante quando se volta para  seu interior. Um labirinto, que mais lembra uma passagem pelo Twilight zone, oferece uma experiência um tanto quanto incomum. Ao andar pelos corredores que levam às galerias, instalações, esculturas e pinturas de artistas internacionalmente reconhecidos como Pablo Picasso, Salvador Dali, Keith Haring, Andy Warhol, Miró e Marc Chagall compõem o acervo.

swa 4

Foto: Reprodução

swa 5

Foto: Reprodução

Pelos corredores, o impacto da luz incidindo nas diversas superfícies do espaço e as extravagantes cores provocam no espectador sensações fascinantes. Uma esfera de cristais ocupa todo um espaço e temos a impressão de estar numa sala devotada a algum culto misterioso.

swa 8

Foto: Reprodução

swa 9

Foto: Reprodução

swa 10

Foto: Reprodução

O projeto concebido por André Heller atualmente engloba um palco para shows e atrações, a maior loja da marca Swavaroski, e um restaurante/café com 5 pinturas originais de Picasso.

A visita é uma experiência para todos os sentidos.

Onde encontrar:
www.kristallwelten.swarovski.com

*Ana Luiza Brant é publicitária, passou pela TV e pelo rádio, e hoje comanda o editorial do site ArtScoop. Escreve sobre cultura, arte, design, fotografia e tendências e carimba seu passaporte o máximo de vezes que conseguir. Para o Magari blu, traz um pouco desse universo cultural pelo mundo.