Novidades por e-mail
Menu Categorias
0

Jardim Botânico de Berlim no Natal

Experiências

1 dez 2017 Publicado por

Dicas de Berlim por Laura Ammann

A chegada do fim do ano anuncia os primeiros sinais do Natal. A data, muito apreciada pelos alemães, é aguardada com uma expectativa que veste a cidade entre novembro e dezembro. Em meio à agenda de eventos natalinos de Berlim, a decoração especial do Jardim Botânico figura entre as grandes atrações, apesar de estar somente no seu segundo ano de realização.

Vista para as estufas do Jardim Botânico, iluminadas especialmente para a época natalina
Foto: Laura Ammann

Em 2016 o Jardim Botânico de Berlim foi iluminado e decorado especialmente para o Natal pela primeira vez. Uma trilha iluminada, inclusa no programa, foi percorrida por 120 mil visitantes, dos quais 20 mil crianças. Em 2017, tendo em vista o sucesso do ano anterior, a trilha ganhou um novo percurso – prolongado – e conta atualmente com mais de 30 “estações”.

Uma das estações temáticas ao longo da trilha, com presentes iluminados colocados abaixo dos pinheiros
Foto: Laura Ammann

Ao longo do caminho, que leva em média 20 minutos para ser percorrido em sua extensão total, o visitante vai sendo guiado pelos pontos principais do jardim botânico – botanicamente falando. Desse modo, a decoração natalina é tanto uma atração em si, quanto um recurso enfático para a própria natureza.

Trecho da trilha. Atenção para a própria vegetação do Jardim Botânico
Foto: Laura Ammann

As renas e o trenó do papai Noel na estação dedicada ao velhinho
Foto: Laura Ammann

Um dos destaques é um espécime do que se chama em alemão de Hängebuche. Talvez muitos reconheçam essa árvore – que em português só encontrei pelo nome científico pouco atrativo de Fagus sylvatica f. Pendula – de pinturas impressionistas como as de Monet. Pois o exemplar do Jardim Botânico de Berlim tem mais de 100 anos de idade e é – assim reza a lenda – um dos pontos preferidos dos casais namoradeiros, que sentam-se no banco ao seu pé, refugiando-se na cortina de folhas que cai dos seus troncos. Decorado para o natal, o Hängebuche ganhou cordões de bolinhas de luz e ficou ainda mais aconchegante.

Anjos iluminados durante a trilha do Jardim Botânico de natal. Ao fundo, um túnel feito inteiramente de luzinhas
Foto: Laura Ammann

A trilha passa ao longo de pequenos lagos, um ou dois coretos – que, completamente iluminados podem ser vistos à distância – e muitos pinheiros. Às vezes ao longo do caminho é possível ver um boneco de neve moldado com luzinhas ou presentes iluminados aos pés das árvores.

A área central, em frente as estufas, com mesinhas e comes e bebes
Foto: Laura Ammann

Um túnel formado inteiramente de lâmpadas e a estação do papai Noel são grandes destaques do passeio. A decoração, no entanto, é de certa forma escassa e não envolve absolutamente o visitante, como talvez aconteceria em outros países. Em parte, o terreno é muito grande para isso, mas parece uma escolha deliberada negar a lógica espetacular em favor da contemplação.

A área central, em frente as estufas, com mesinhas e comes e bebes
Foto: Laura Ammann

A área central, em frente as estufas, com mesinhas e comes e bebes
Foto: Laura Ammann

Em apenas um ou dois pontos da trilha é possível comprar um Glühwein para se aquecer, então a dica é entrar na trilha já com ele. A bebida, muito parecida com o vinho quente brasileiro, é uma sensação no fim do ano em toda a Alemanha. À venda em todas as feirinhas e eventos natalinos, ela não só é gostosa como é útil: no frio característico de dezembro nada aquece mais do que o álcool.

A varanda da área central tem vista para o gramado com o calendário de advento
Foto: Laura Ammann

O Glühwein pode ser comprado na área externa à trilha. Chegando no Jardim Botânico, o visitante vai sendo guiado a uma área central ocupada por barraquinhas de comes e bebes, fogueiras e mesas. Nessa terreno comunitário o frio contrasta com os cactos e palmeiras dentro das grandes estufas iluminadas. Do terraço, onde as pessoas se sentam às mesas, é possível ver um grande gramado com estrelas iluminadas; cada uma com um número; cada número, um dia do mês até o natal. Um calendário de advento.

O calendário de advento tradicional marca os dias que faltam para a chegada do natal
A cada dia que passa, os pais dão às crianças uma pequena lembrancinha (geralmente um chocolate ou biscoito). A versão estilizada para o Jardim Botânico alude à tradição
Foto: Laura Ammann

Diferentemente das feirinhas de Natal, para visitar o Jardim Botânico é necessário adquirir um ingresso. O preço está um pouco acima da média de outros tipos de entretenimento, como cinemas e museus, mas há tarifas reduzidas e tickets especiais para famílias.

O jardim ficará aberto ao público com as ambientações especiais até o dia 07 de janeiro, fechando nos dias 24 e 31 de dezembro.

 Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Formada em Produção Editorial e especialista em Museologia e Curadoria, Laura Ammann é co-fundadora do projeto Arte Conceituando, que publica entrevistas sobre arte, e é mestranda em História da Arte pela Universidade Humboldt. Laura é de São Paulo, mora em Berlim e traz as suas dicas no Magari Blu.

 

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.