Istambul

Istambul, já há algum tempo, é um dos destinos da bucket list do Magari blu! Por isso, quando a leitora Natália Baffatto mandou as dicas, fiquei contente em dividir com vocês – e sonhar um pouquinho com essa cidade mágica.

Passo agora a palavra para a Natália, que conta com detalhes incríveis o que fazer, onde comer, onde badalar e onde ficar na maior cidade da Turquia. Um roteiro super completo!

“Quando fui para Istambul, não foi porque me planejei ou porque já tinha esse destino como sonho. Foi um convite que me deixou intrigada. Mergulhei nas dicas do local e já estava louca para conhecer a antiga Constantinopla, que também já foi palco do Império Romano e guarda tesouros diferentes do que somos acostumados a ver na Europa, digamos, tradicional.

O aeroporto? Uma loucura. Gente de todos os cantos do mundo, muitos mulçumanos, turistas europeus, brasileiros de monte, e até arrisco a dizer que alguns homens suspeitos.

À primeira vista, sentirá que está num filme do Aladdin. E vamos, então, para um roteiro bacana nessa cidade mágica.

– Que tal um passeio?

Os ‘must-go’, entre outras atrações para não perder nada que importa.

Santa Sofia – Também conhecida como Hagia Sophia – que significa Sagrada Sabedoria – em turco, ‘Ayasofya’ – é uma basílica que foi construída entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla, que, se você ainda não sabe, virou Istambul nos dias de hoje. Imperdível. Fica em Sultanahmet, bairro mais antigo da cidade. Podemos dizer que é o centro histórico.

Mesquita Azul – É em frente à Basílica de Santa Sofia e a mesquita mais importante da cidade, ou melhor, do país. Muçulmanos se reúnem ali para suas preces diárias. Prepare-se para tirar sapatos e cobrir partes do corpo ao entrar. Ela é cheia de uma espécie de pilar, e descobri com um taxista que quanto mais uma mesquita tiver esses pilares, mais importante ela é.

mesquita azul istambul

Mesquita Azul
Foto: Reprodução

Palácio Topkapi – Foi a residência dos sultões por três séculos. Vale a visita e possui uma coleção de diamantes impressionante.

Grand Bazaar – Prepare-se para seu momento Aladdin e Jasmine e entre no clima da pechincha. Os turcos adoram. Se trocar uma palavra no idioma deles, diminuem o preço logo de cara. Muitas pashminas para se deliciar e comprar.

Istambul-Novela-Grande-Bazar

Grand Bazaar
Foto: Reprodução

Banho turco – Quer brincar de tradição? Duas boas opções são o Çemberlitas Hamami e o Cagaloglu Hamami.

Palácio de Dolmabahce – Foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922.

Mercado de especiarias – Um dos maiores e mais antigos bazares da cidade. O nome já diz tudo do que ele oferece.

Cruzeiro pelo Bósforo – Talvez um dos pontos máximos dos passeios. Pegue um dos cruzeiros espalhados pela cidade e curta mais de uma hora da vista metade Europa, metade Ásia.

vista-da-sulleimanyie1

Rio Bósforo
Foto: Reprodução

Praça Taksim – É a parte moderna de Istambul. Agitadíssima, tem em seus arredores lojas incríveis bem europeias que a gente ama.

 

– Deu fome: onde comer?

Difícil é escolher onde comer nessa cidade que não para. De restaurantes classudos com vistas de tirar o fôlego a opções gastronômicas nas calçadinhas de rua, Istambul te apresenta sabores variados do paladar contemporâneo.

Mia Mensa – Se busca um restaurante italiano na cidade turca, essa é a melhor opção, sem contar que você pode sentar a céu aberto. Além de oferecer uma vista incrível do Bósforo, as delícias que saem da cozinha são estreladas. O gnocchi gratinado é de lembrar pra sempre.

Zuma – Filial do japa mais bacana de Londres. Do mesmo grupo do Anjelique.

Vogue – Ambiente elegante, oferece cozinha internacional, além de mais de 70 opções de sushi. É a primeira escolha para o almoço no mundo dos negócios. Aos domingos, tem um buffet de bruch que ganhou fama.

vogue-istanbul-restaurant-istanbul-3(p-restaurant,5553)(c-0)

Vogue
Foto: Reprodução

Sunset Grill & Bar – Especializado em culinária mediterrânea e turca, tem ambiente com vista para as águas do Bósforo. Entre as opções, bar com DJ para animar a noite.

The House Café – Perfeito para quem quer uma refeição rápida. Está em diversos pontos da cidade.

Papermoon – Atenção: estamos falando de um dos melhores italianos do mundo. O local emprestou sua tradição de Milão para agradar os paladares de quem visita Istambul. Indicado pelo Guia Louis Vuitton.

 

– Hora de badalar

Pensando que Istambul é muito tradicional e não tem uma vida noturna agitada? Engana-se. Os arredores do Bósforo reúne um dos ambientes noturnos mais animados do mundo, com gente bonita e interessante e que quer dar o que falar.

Reina Club – Clássico da cidade, lembra mais uma balada das Ilhas Baleares e é perfeito para jantar e balançar o corpo até altas horas. Foi eleito um dos melhores nightclubs do mundo.

Anjelique– É normal em Istambul a união entre restaurante e balada. E essa é a opção perfeita para quem curte lugares que fazem sucesso e que estão na mira dos endinheirados. Abre às 18h e só fecha às 04h.

anjelique

Anjelique
Foto: Reprodução

Suada Club – Oferece uma das vistas mais encantadoras de Istambul, principalmente no verão, e brinda os visitantes com uma piscina convidativa. Perfeito must-go para ver e ser visto, com ares de Café del Mar (Ibiza) e diversos ambientes praianos para você imaginar que o Bósforo virou mar. E comer olhando para ele. A balada pega na madrugada.

360 Istanbul – Um passeio nesse local vale mais do que a pena. Oferece uma vista 360 graus da cidade, que é de babar. Boa opção para um jantar a dois ou um drink.

SupperClub – Amsterdã, Londres, Los Angeles e San Francisco são alguns dos endereços desse club que faz sucesso. Aos domingos ferve e oferece festas temáticas, em sua maioria de música eletrônica. Vale fazer uma reserva para quem quer experimentar a culinária.

 

– ‘Time to bed’: onde ficar?

Para uma cidade com tantas opções que nem essa, fica no roteiro um bom lugar para recarregar as energias. Ou quem sabe aproveitar o glamour.

Grand Hyatt – Foi o que escolhi para minha estadia. Um luxo só, oferece acomodações bem confortáveis e um salão de entrada impressionante. Restaurante de culinária internacional nota 10 e lounge com lareira para os dias de frio ficarem perfeitos.

grand hyatt

Grand Hyatt
Foto: Reprodução

W Istanbul – Como não poderia ser diferente, a rede também está presente na cidade, tem localização privilegiada e ainda oferece descontos se reservar com antecedência.

A´jia Hotel – Hotel boutique construído sob as águas do Bósforo. Sua arquitetura chama a atenção e ainda tem um restaurante badalado em seu interior e, como se fosse pouco, abriga a oitava melhor sorveteria do mundo, segundo um ranking recente da National Geographic.

 

Depois das dicas da Natália, Istambul vai para o topo da nossa lista de locais que desejamos conhecer! Incrível! 😀

Obrigada, Natália!

 

**Quer mandar sua dica do leitor? Basta enviá-la por e-mail para [email protected]!