Ilha Jost Van Dyke em BVI

Vivendo no Caribe por Marina Fonseca

Já estamos há 3 meses nas Ilhas Virgens Britânicas (BVI) e ainda não foi possível ver tudo o que tem por aqui. São muitas ilhas distribuídas pelas região e cada uma tem uma singularidade que a faz ser incluída em nosso roteiro.

Uma ilha bem conhecida aqui é Jost Van Dyke. Ela é a menor das 4 principais ilhas de BVI, com cerca de 8 km2 de extensão, mais ao norte do arquipélago. Ela é uma ilha muito pouco habitada e preserva a maior parte da sua natureza ainda virgem.

Um dos pontos mais bonitos desta ilhas é a região de Diamond Cay, ao leste da ilha. Entre Long Bay e East End Harbour, bem ao lado da Little Jost Van Dyke.

Diamond Cay Foto: Divulgação

Diamond Cay
Foto: Divulgação

A região é linda pois é bem raso e o fundo do mar bem claro, com alguns pontos de corais, fazendo com que a cor do mar seja maravilhosa com diversos tons de azul e verde. A visão do paraíso.

Diamond Cay Foto: Divulgação

Diamond Cay
Foto: Divulgação

Nessa região é possível fazer snorkel ao redor da pequena ilhota de Diamond Cay e, como é bem protegida, a agua é calma, sendo um bom ponto também para fazer stand up. É praticamente inabitada se não fosse o famoso bar da região, o Foxy’s, com seu também conhecido slogan “Live de life, drink de beer!”.

Foxy's Bar Foto: Divulgação

Foxy’s Bar
Foto: Divulgação

O lugar é muito bacana e descontraído para almoçar e tomar uns drinks. Eles também mantêm uma programação animada de musica ao vivo, com apresentações de jazz e festivais no local, além da competição de regatas de barcos de madeira.

Partindo deste bar é possível pegar uma trilha de 10 minutos andando e chegar ate Bubbly Pool – uma piscina natural rodeada por rochas com uma pequena abertura ao mar, por onde chegam as ondas e deixam a piscina cheia de espuma; daí o nome. O outro extremo da piscina dá para uma pequena praia, fazendo com que o local seja uma mini praia particular. Vale a pena conhecer.

Uma praia bem bonita de Jost Van Dyke e com lindas areias brancas é White Bay. É uma típica praia que se imagina ao pensar no Caribe. Água rasa e azul clara, areias bem branquinhas, coqueiros, veleiros ancorados curtindo o visual e bares rústicos locais. Ótimo local para passar o dia e curtir a calma e tranquilidade do Caribe.

Praia White Bay Foto: Divulgação

Praia White Bay
Foto: Divulgação

Como a praia é protegida por corais, também é um ótimo local para ver grandes peixes e arraias circulando pela região.

Praia White Bay Foto: Divulgação

Praia White Bay
Foto: Divulgação

E nesta praia está o segundo famoso bar/restaurante desta ilha, o Soggy Dollar, simples, rústico e muito divertido. Ele recebeu esse nome (dólar encharcado) pois as pessoas dos barcos vão nadando até a praia e acabam molhando o dinheiro do bolso.

Lá estão pessoas do mundo todo tomando drinks e cerveja para se refrescar do calor caribenho. Este bar também oferece chalés para quem quer passar algumas noites pela região com a comodidade de já estar à beira mar. Imaginem o “room with a view”.

Soggy Dollar Foto: Divulgação

Soggy Dollar
Foto: Divulgação

É possível chegar a Jost Van Dyke por barco privado ou por ferries que saem de Tortola (Ilhas Virgens Britânicas) ou St. Thomas (nas Ilhas Virgens Americanas).

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Marina é administradora de empresas e largou a vida de escritórios para se mudar com o noivo para um barco no Caribe. Eles estão percorrendo várias ilhas da região até chegarem ao destino final na Europa. Hoje, Marina escreve para o Magari Blu sobre sua nova vida e destinos, administra aluguel de barcos da Delight Charter e produz vídeos e ilustrações para seu perfil @sketchslife.