Hotel Transmérica na Ilha de Comandatuba

07/06/2013

Fui convidada a passar o feriado de Corpus Christi no Hotel Transamérica na Ilha de Comandatuba, na Bahia. Aceitei na hora porque já havia estado no hotel há mais de dez anos e tenho ótimas lembranças de lá. Foi interessante voltar tanto tempo depois. A percepção para as coisas mudam e é engraçado perceber o que nos marcava lá atrás comparado ao que mais nos marca hoje. O que não mudou foi a sensação de satisfação em desfrutar dessa experiência maravilhosa! Vamos aos fatos.

IMG_8735

O hotel visto à distância
Foto: magari blu

IMG_8652

O mar e a praia de Comandatuba
Foto: magari blu

A Ilha de Comandatuba fica próxima a Ilhéus e a maneira mais fácil de se chegar é pegar um dos voos fretados organizados pelo próprio hotel. Do vilarejo de Una até o hotel, seguimos de balsa com os outros hóspedes. As malas são cuidadas (muito bem, por sinal) pela equipe, tanto na chegada, quanto no retorno. Você não precisa se preocupar com filas a partir do momento que pisa em Comandatuba. Check in, check out, despachar malas… Tudo é cuidado por eles para os hóspedes dos voos fretados.

O Transamérica é enorme, por isso vale uma explicação da sua estrutura. São 4 alas com 252 apartamentos, ligados ao centro do hotel, onde estão lobby e restaurantes, com exceção do Restaurante da Praia, que fica à beira da areia. Os apartamentos estão nas categorias superior e luxo, além das especiais, como as suítes – ótima proposta para casais. Todos eles são boas opções para os fãs de acessibilidade, pois ficam mais centralizados. Alguns têm vista para a piscina e para o mar, e outros para o jardim.

photo (28)

Apartamento com sala e vista para a piscina e para o mar
Foto: magari blu

O jardim, aliás, repleto de verde e coqueiros sem fim, foi projetado por Edward Stone, o mesmo paisagista do Epcot Center e da Casa Branca, nos Estados Unidos. Chic!

IMG_8692

Coqueiros sem fim…
Foto: magari blu

IMG_8682

…e mais coqueiros!
Foto: magari blu

Fora do corpo principal, estão os bangalôs, para quem gosta de privacidade, maior contato com a natureza ou então reunir a família em uma única casa. São 111 bangalôs, que vão da categoria luxo para 2 pessoas, a master e sênior, comportando 4 ou 6 pessoas. O serviço de transportes, os trenzinhos, estão disponíveis aos hóspedes 24 horas por dia para levar os convidados para todos os cantos do hotel.

IMG_8688

Bangalôs
Foto: magari blu

IMG_8686

Sombra e água fresca na área dos bangalôs
Foto: magari blu

photo (29)

Tipos de bangalôs e apartamentos – quartos de casal também são disponibilizados
Foto: magari blu

O hotel oferece uma grande estrutura, principalmente para viagens em família. Isso porque as atividades, os ambientes e os profissionais destinados a entreter as crianças oferecem diversão durante toda a estadia. E sem preocupação para os pais. A casa das crianças, por exemplo, desenvolve brincadeiras para os kids de dia e de noite, faça sol ou faça chuva. A partir de 4 anos, a criança pode participar sem acompanhamento de um adulto. O hotel oferece também baby sitters que cuidam dos pimpolhos até por 8 horas.

IMG_8685

Casa das crianças
Foto: magari blu

IMG_8684

A piscina das crianças
Foto: magari blu

Filhos mais velhos e também os adultos encontram uma gama enorme de esportes e atividades para se distrair na ilha. Esportes náuticos como caiaque, windsurf e stand up paddle são disponibilizados aos hóspedes sem custo adicional. Se envolver embarcações motorizadas, como barcos para pesca de canal, pesca oceânica e jet ski, as atividades são cobradas à parte pelo hotel. O mesmo vale para quadriciclos, buggy e bicicletas, que são alugados por determinado número de horas.

IMG_8613

Detalhe do rio e do barco à vela, com, claro, o pôr-do-sol de fundo
Foto: magari blu

IMG_8737

Passeio de jetboat
Foto: magari blu

Fiz também o passeio de quadriciclo e adorei. Sou fã da modalidade e sempre que posso piloto um desses! O passeio segue para Barra Norte, acompanhado de guia, por uma trilha de areião, um pouco de mangue e praia – a minha parte preferida. A sensação do vento e a paisagem é inexplicável. Para quem curte, vale muito a pena. E não é difícil pilotar na trilha.

071

Eu pilotando o quadriciclo na praia
Foto: magari blu

A praia, aliás, é imensa e vazia, porque apesar de o hotel comportar muitos hóspedes, é a única propriedade da ilha toda. Você perde o horizonte de vista. Muito bonito. A piscina do hotel também é uma delícia.

coman5

A praia… sem mais ninguém!
Foto: magari blu

coman6

Fim de tarde na praia
Foto: magari blu

IMG_8602

A piscina do hotel
Foto: magari blu

As atrações esportivas continuam ainda com as 10 quadras de tênis, 2 quadras de squash, 2 quadras poliesportivas e mais 2 quadras de bocha. E, claro, o campo de golfe, que é outro espetáculo à parte.

IMG_8683

Quadras poliesportivas
Foto: magari blu

O campo foi projetado por Dan Blankenship, responsável por alguns dos campos de golfe mais belos do mundo. Cada buraco é cercado de vegetação, e, na segunda volta, o mar começa a dar as caras. A grama é cortada a cada 3 dias e, no green, todos os dias. Ainda que você não pratique o esporte, recomendo uma volta de carrinho pelo campo. É lindo!

IMG_8639

A golfista em ação
Foto: magari blu

IMG_8648

Campo de golfe
Foto: magari blu

IMG_8650

Campo de golfe beirando o mar
Foto: magari blu

IMG_8664

O visual do último buraco 
Foto: magari blu

Pelo caminho, novos amigos!

IMG_8630

Os anfitriões no meio do passeio pelo campo de golfe
Foto: magari blu

IMG_8635

Mico Estrela
Foto: magari blu

Os restaurantes do hotel são quatro: Giardino, Bambu, Restaurante da Praia e Beiju (das crianças). Quando estive lá, o Bambu estava fechado para um evento. No Gardino é onde é servido café da manhã (com tapioca!), almoço e jantar, e é o local onde as refeições da pensão completa estão incluídas. A cada noite, um tema diverso, e pegamos noites como baiana, italiana e do chef. As delícias são servidas no buffet.

coman4

Tapioca com queijo coalho no café da manhã
Foto: magari blu

photo (32)

Moqueca de peixe e ensopado de frutos do mar – alguns dos pratos do Giardino
Foto: magari blu

O Restaurante da Praia é mais requintado e é sempre cobrado à parte. Lá, pedidas à la carte e pizzas compõem o menu. O ambiente é lindo, à beira da praia, perfeito para uma noite estrelada. É romântico e vale muito a pena.

photo (31)

No Restaurante da Praia, as entradas:
Palmito no formo e casquinha de siri
Foto: magari blu

photo (33)

Moqueca de camarão e peixe guaiuba
Foto: magari blu

photo (30)

Sobremesas – os sucessos de Comandatuba:
Pudim de leite e cocada quente
Foto: magari blu

O spa do hotel também tem que ser visitado – e com uma horinha de massagem marcada. Ganhei do hotel uma massagem nas costas no primeiro dia da viagem. Gostei tanto que repeti a dose, dessa vez com a modalidade relaxante “serenidade da ilha”. O spa tem assinatura Clarins e vários produtinhos da marca estão à venda.

IMG_8607

As piscinas do spa
Foto: magari blu

coman3

Momento relax no spa
Foto: magari blu

A vegetação na Ilha de Comandatuba é composta de milhares de coqueiros e de mangue. É possível, inclusive, fazer uma visita ao manguezal com um guia biólogo, Maurício, que explica os fascínios desse ecossistema, a vegetação e, principalmente, os caranguejos! Eu fui e adorei. É possível também fazer passeios de barco até Barra Sul.

IMG_8720

Caranguejo aratu no mangue
Foto: magari blu

Vale mencionar que, em outubro de 2012, foi inaugurado o centro de convenções do hotel para receber eventos corporativos e congressos. O espaço comporta até 1800 pessoas e a sua arquitetura não agride a bela paisagem do Transamérica Comandatuba. Bem bacana.

IMG_8667

Centro de convenções inaugurado no final do ano passado
Foto: magari blu

Deu para perceber que a estadia no Hotel Transamérica Comandatuba foi especial, não é? É por isso que a gente recomenda: testado e super aprovado por Magari blu!

coman2

Até breve, Comandatuba!
Foto: magari blu

Onde encontrar:
www.transamerica.com.br/en/ilhadecomandatuba

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.