Hotel El Mercado Tunqui em Cusco

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman

Na última passada, estive em Cusco para conhecer alguns projetos novos de trilhas com lodges sofisticados de apoio (assim como já existe o Salkantay Lodge to Lodge), e também para conhecer um novo hotel, na própria cidade de Cusco, chamado El Mercado Tunqui.

Esse hotel, assim como os novos projetos, pertencem ao Mountain Lodges of Peru, empresa focada em caminhadas de montanha na região do Vale Sagrado, que oferece conforto, bom serviço e guias incríveis.

O El Mercado é um hotel igualmente confortável, com clima leve e descontraído. É pequeno, são 31 quartos, e está localizado bem pertinho do principal ponto da cidade, a Plaza de Armas.

RFB cusco 2

A vista do hotel para a Plaza de Armas
Foto: Divulgação

Além de suas qualidades nítidas, chama atenção também o posicionamento do hotel. Ele não veio para competir com os hotéis da Orient Express (Palacio Nazarenas e Monasterio), que custam 2, 3 ou até 4 vezes mais que o El Mercado. Mas sim para competir com hotéis de bom nível, para pessoas que estejam dispostas a investir uma média de US$ 200 por noite. E nessa categoria ele se mostra imbatível. Visitei, como comparação, outros 3 hotéis nessa faixa de preço, e nada chega a seus pés, seja pelo ambiente, pelo conforto do quarto ou pelo serviço e gastronomia.

RFB cusco3

El Mercado Tunqui
Foto: Divulgação

RFB cusco1

Uma das acomodações do El Mercado Tunqui
Foto: Divulgação

Considero o El Mercado a melhor opção em termos de custo/benefício de Cusco e por isso é a minha recomendação em Cusco.

Boa viagem!

*Administrador especializado em Comportamento do Consumidor, Roberto Farkas Bitelman está no ramo de viagens há 13 anos e seu trabalho é focado em destinos no Brasil e América Latina. É fundador do selo SUL Hotels, que reúne os melhores hotéis independentes da América Latina, e sócio dos restaurantes Le Jazz em São Paulo. Sua grande paixão é descobrir os melhores lugares para se hospedar, comer e visitar pelo nosso continente e é esse o assunto tratado por Roberto no Magari Blu.