Hotel Antumalal em Pucón no Chile

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman

O Hotel Antumalal, no Chile, foi inaugurado em 1950 por uma família vinda da Tchecoslováquia (que está no comando do hotel até hoje, na 3ª geração), e é uma obra de arte em um paraíso natural chamado Pucón. O hotel foi construído no estilo Bauhaus, com imensas partes de vidro e concreto, e com lindas peças de madeira. Conta com um spa completo e bastante pitoresco, que oferece uma piscina parte coberta, parte descoberta, e imensas lareiras. Experimentei uma massagem que foi muito boa, aproveitei a sauna com vista para o lago e relaxei me aquecendo perto da lareira.

Antumalal (1)

A piscina do Antumalal e a lareira ao fundo
Foto: Reprodução

Antumalal (5)

As acomodações
Foto: Reprodução

Antumalal (7)

No final do dia, nada melhor do que se aquecer junto à lareira!
Foto: Reprodução

O Lago Villarica é um dos principais atrativos da região de Pucón e foi onde fiz um passeio incrível de barco, aproveitando o por do sol. Esse hotel é a prova de que não precisa ser novidade para encantar seus hóspedes. Apesar de se renovar constantemente e de oferecer melhorias ao longo do tempo, o Antumalal oferece a sensação de uma experiência de volta no tempo. Nas conversas que tive com a família proprietária do hotel, percebi a paixão que eles nutrem pelo hotel, pela cidade e pela região como um todo.

Também aproveitei para fazer várias atividades ao ar livre: caminhadas curtas e longas pelos 2 parques nacionais bem próximos de Pucón, fui também a 2 termas naturais com águas que chegam a 41º C e fiz um rafting incrível. Também é possível praticar vários outros esportes de aventura, como tirolesa, cavalgadas e passeios de bicicleta e caiaque.

Antumalal (10)

O maravilhoso Lago Villarica no verão
Foto: Reprodução

O atrativo natural mais emblemático de Pucón é seu vulcão, também chamado Villarica, e que é atração tanto no inverno – quando se pode praticar ski e snowboard no vulcão – quanto no verão, quando é possível visita-lo e explorá-lo por lindas trilhas.

Antumalal (9)

E a neve no Vulcão Villarica para ski no inverno
Foto: Reprodução

Para chegar a Pucón, a melhor forma é voar para Temuco, que fica a 1 hora ao sul de Santiago, e pegar mais 1 hora de carro. É um destino ótimo para ser combinado com a região dos Lagos chilenos e argentinos, já que está a menos de 1 hora da fronteira.

*Administrador especializado em Comportamento do Consumidor, Roberto Farkas Bitelman está no ramo de viagens há 13 anos e seu trabalho é focado em destinos no Brasil e América Latina. É fundador do selo SUL Hotels, que reúne os melhores hotéis independentes da América Latina, e sócio dos restaurantes Le Jazz em São Paulo. Sua grande paixão é descobrir os melhores lugares para se hospedar, comer e visitar pelo nosso continente e é esse o assunto tratado por Roberto no Magari Blu.