Halloween ao redor do mundo

Dicas da Redação por Sara Meirinho

Amanhã, 31 de outubro, comemora-se o Halloween. Aqui no Brasil a data ainda não uma festa tradicional, mas cada vez mais a temática de terror tem conquistado os brasileiros.

Programar uma viagem nessa época do ano para Estados Unidos, Canadá ou Irlanda pode ser surpreendente – e até mesmo assustador!

ORLANDO, ESTADOS UNIDOS

Em Orlando, os grandes parques da cidade promovem as suas festas em algumas datas dos meses de setembro, outubro e novembro.

MAGIC KINGDOM

A festa de Halloween da Disney chama-se Mickey Not So Scary Halloween Party.

Nessa festa, que acontece em algumas noites das 19h à meia noite no Magic Kingdom, as pessoas vão fantasiadas e aproveitam as atrações e eventos temáticos criados especialmente para o Halloween. Além de, claro, utilizar os brinquedos nesse horário alternativo. Existe um show de fogos exclusivo e super elaborado que acontece somente nessas noites da festa.

Mickey Not So Scary Halloween Party Foto: Reprodução

Mickey Not So Scary Halloween Party
Foto: Divulgação

Como a proposta da Disney (como o próprio nome já diz) é ser “não tão assustador”, crianças de todas as idades podem participar. É necessário comprar um ticket especial que custa a partir de USD 70 e permite entrar no parque das 16h em diante, então ainda dá pra aproveitar algumas horinhas extras de diversão, além da festa.

Mickey Not So Scary Halloween Party Foto: Reprodução

Mickey Not So Scary Halloween Party
Foto: Divulgação

Ah! Pra completar a experiência, há a distribuição de doces no melhor estilo “gostosuras ou travessuras” em alguns pontos do parque.

Mickey Not So Scary Halloween Party Foto: Reprodução

Mickey Not So Scary Halloween Party
Foto: Reprodução

*Dica: não recomendamos ir ao Magic Kingdom no dia da festa de Halloween se a sua ideia é aproveitar o parque, pois neste dia não acontece a queima de fogos (espetáculo Wishes) e a parada da noite (Electrical Parade) tradicionais. Além disso, o parque fecha mais cedo e, se você não tiver o ingresso para a festa, tem que sair por volta das 18h. Os ingressos são limitados e precisam de agendamento.

E, ainda que tenha comprado o ingresso para a festa, recomendamos ir no Magic Kingdom em outro dia além do Halloween para aproveitá-lo ao máximo e assistir o show Wishes que é imperdível e emocionante.

UNIVERSAL STUDIOS

Já a festa da Universal Studios tem uma proposta bem diferente. Aqui a intenção é ser SUPER assustadora.

A festa de Halloween do parque chama-se Halloween Horrors Night e é recomendada para pessoas com no mínimo 12 anos, embora não seja proibido para crianças menores.

Halloween Horrors Night Foto: Reprodução

Halloween Horrors Night
Foto: Reprodução

Os personagens de filmes de terror da Universal Studios ficam espalhados pelo parque assustando os visitantes. Há shows ao vivo e casas mal-assombradas. Tudo montado e pensado especialmente para o Halloween. Como sempre tem frequentadores que voltam todo o ano para a festa, a cada ano saem atrações inéditas.

Se você é daqueles aficionados por filmes e séries de terror, e não tem crianças pequenas no grupo, essa certamente é a melhor opção pra você.

Halloween Horrors Night Foto: Reprodução

Halloween Horrors Night
Foto: Reprodução

Dá para adquirir o ingresso especial só para a festa de Halloween ou um adicional para o ticket normal do parque. Nessa festa não é permitido ir fantasiado. Recomendamos evitar sextas-feiras e sábados, pois são os dias mais lotados. Os ingressos são limitados e precisam de agendamento.

SEA WORLD

O Sea World também tem sua festa de Halloween, mas sem grandes produções e nem ingresso adicional. Qualquer pessoa que esteja no parque nos dias que a festa acontece pode participar.

O evento chama-se Halloween Spooktacular e é dedicado a crianças pequenas. Ele também acontece no Sea World de San Diego.

Halloween Spooktacular Foto: Reprodução

Halloween Spooktacular
Foto: Reprodução

Na festa do Sea World também há distribuição de docinhos.

Halloween Spooktacular Foto: Reprodução

Halloween Spooktacular
Foto: Reprodução

BUSCH GARDENS

O Busch Gardens faz a sua comemoração seguindo mais na linha da Universal Studios, a Howl-o-Scream.

Aqui, a festa também é altamente assustadora. Aliada dos brinquedos de muita adrenalina do parque, é uma experiência para quem tem coração forte!

É preciso adquirir ingresso específico e acontece à noite, depois que o parque fecha, entre 19h30 e meia-noite em datas pré-definidas.

Howl-o-Scream Foto: Reprodução

Howl-o-Scream
Foto: Reprodução

Caso opte por ir nessa festa, lembre-se da estrada que terá que pegar na madrugada, já que o Busch Gardens fica em Tampa a cerca de 45 minutos de Orlando.

NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS

Há 42 anos as noites de Halloween de Nova York são dominadas por zumbis, palhaços assassinos, monstros e todo tipo de personagens bem peculiares na The Village Halloween Parade.

O desfile começa entre a 6th Avenue e a Canal Street na noite do dia 31 de outubro, a partir das 19h. É aberto ao público e exige caracterização para quem quer desfilar. Se só quiser assistir não precisa estar fantasiado, mas com certeza você vai se sentir um estranho no ninho se não estiver pelo menos usando uma máscara.

The Village Halloween Parade Foto: Reprodução

The Village Halloween Parade
Foto: Reprodução

Bem organizado, conta com mais de 50 tipos de apresentações artísticas, entre shows e performances. Bebidas alcoólicas são proibidas durante o evento.

The Village Halloween Parade Foto: Reprodução

The Village Halloween Parade
Foto: Reprodução

Para mais detalhes, confira aqui.

DUBLIN, IRLANDA

Na Irlanda, o Dia das Bruxas é coisa séria. No país, inclusive, é feriado nacional no dia 31 de outubro.

Há mais de mil anos a celebração foi trazida pelos celtas para comemorar o fim do verão. Acreditava-se que neste dia os espíritos mortos visitavam o nosso mundo.

Abóboras em Dublin Foto: Reprodução

Abóboras em Dublin
Foto: Reprodução

No dia 31 de outubro as ruas se colorem com a Samhain Halloween Parade.

O desfile começa na Parnell Square e percorre as ruas pitorescas do centro da cidade ao som de música caribenha (oi?). Meio diferente, mas bem legal.

As crianças participam das brincadeiras para pedir doces e os moradores expõem suas abóboras estilizadas. É aberta ao público e este ano começa às 18h45.

Samhain Halloween Parade Foto: Reprodução

Samhain Halloween Parade
Foto: Reprodução

Samhain Halloween Parade Foto: Reprodução

Samhain Halloween Parade
Foto: Reprodução

Na semana anterior ao evento são promovidos workshops para elaboração de fantasias, máscaras e personalização das abóboras.

Mais informações você encontra aqui.

VANCOUVER, CANADÁ

A atração mais famosa e disputada da cidade na época do Halloween é o Halloween Ghost Train no Stanley Park.

Funciona entre outubro e novembro no maior parque urbano do Canadá. A proposta do trem é levar o público de todas as idades a uma viagem pelos clássicos filmes de terror da década de 30.

Halloween Ghost Train Foto: Reprodução

Halloween Ghost Train
Foto: Reprodução

Você pode adquirir os tickets no site da Ticketmaster. Recomendamos comprar com antecedência pois são limitados.

TORONTO, CANADÁ

No Canada’s Wonderland, um dos maiores parques de diversão do Canadá, que fica em Toronto, acontece a Halloween Hunt.

Uma festa assustadora com zumbis, palhaços horripilantes e muitos sustos. Os ingressos são a partir de CAD 35 e acontecem nos finais de semana do mês de outubro. São ingressos específicos para a festa, que acontece à noite, depois que o parque fecha.

Halloween Hunt Foto: Divulgação

Halloween Hunt
Foto: Divulgação

Halloween Hunt Foto: Reprodução

Halloween Hunt
Foto: Reprodução

Mais informações  e compras de tickets, veja aqui.

MONTREAL, CANADÁ

Para quem busca uma experiência mais realista e ainda mais apavorante, a Traditional Ghost Walk pode ser a melhor opção de Halloween no Canadá.

É um passeio pelas ruas e becos do bairro Old Montreal, ouvindo histórias de terror que aconteceram no dia das bruxas. Há atores fantasiados para assustar ainda mais os corajosos que se aventuram no tour.

Traditional Ghost Walk Foto: Divulgação

Traditional Ghost Walk
Foto: Divulgação

O tour acontece durante todo o ano, mas no dia 31 de outubro é especial.
Dura cerca de 1h30 e custa CAD 22 para adultos e CAD 14,50 para crianças entre 12 e 17 anos.

Você pode agendar e ter mais informações aqui.

No México, no Reino Unido e em outras cidades dos Estados Unidos como Los Angeles e Chicago também acontecem eventos incríveis. Não deixe de se informar sobre a programação se for para algum desses lugares numa data próxima ao Halloween!

Sonhadora, viajante, apaixonada pela vida. Sara Meirinho é assistente de redação do Magari blu, consultora de viagens e exploradora em tempo integral. Acredita que os maiores erros que podemos cometer na vida são levar, na bagagem, roupas demais e sonhos de menos.