Galway e Cliffs Of Moher na Irlanda

Dicas da Irlanda por Larissa Correia

Cliffs of Moher é um dos lugares mais bonitos que visitei na Irlanda e é um dos destinos mais procurados pelos viajantes que pretendem conhecer mais do país.

Cliffs of Moher Foto: Larissa Correia

Cliffs of Moher
Foto: Larissa Correia

A visita até Cliffs of Moher acontecem a partir de Galway. A companhia que contratei para o day tour foi a Healy’s. As saídas são às 10h e às 11:30 e você pode comprar on-line aqui.

A viagem tem duração de mais ou menos 8 horas e eles fazem um tour por vários lugares da região.

A primeira parada foi em Aillwee Caves.

Aillwee Caves Foto: Reprodução

Aillwee Caves
Foto: Reprodução

Localizado no coração da Burren no Condado de Clare e a 40 minutos de Galway, espere encontrar um submundo com belas cavernas, sob formações estranhas e ao lado de uma cachoeira em um tour de 30 minutos.

Ao final, os guias levam ao “mundo exterior” onde você pode conhecer mais deste universo e fazer compras de souvenires. Além disso, do lado de fora é possível avistar da montanha uma das mais espetaculares vistas da Baía de Galway.

Depois visitamos o Poulnabrone Portal Tomb. Este é um dos monumentos megalíticos mais fotografados na Irlanda, principalmente devido à sua forma esculpida e o fácil acesso a partir da estrada. Quando estive lá, o dia estava cinza, além de ter muitos turistas. Então a foto não é das melhores. O monumento foi construído provavelmente entre 4.200 AC e 2.900 AC.

Poulnabrone Portal Tomb Foto: Larrisa Correia

Poulnabrone Portal Tomb
Foto: Larrisa Correia

E finalmente chegamos ao Cliffs of Moher, uma das mais populares atrações da Irlanda e também um dos finalistas das Sete Maravilhas do Mundo da Natureza.

É um conjunto de penhascos lindíssimos que se estendem por mais de 8 quilômetros. A formação geológica é surpreendente e é possível ver as diferentes marcas feitas por velhos canais fluviais por toda a encosta. As marcas mais antigas datam de mais de 300 milhões de anos.

Além disso, os Cliffs of Moher têm mais de 200 hectares protegidos por leis da União Europeia, demonstrando a importância da natureza.

Valem uma visita, seja para tirar belas fotos ou apreciar este lindíssimo patrimônio da natureza.

Cliffs of Moher Foto: Larissa Correia

Cliffs of Moher
Foto: Larissa Correia

Na volta paramos em Doolin, conhecida por seus festivais de música e seleção de tradicionais pubs irlandeses onde o ônibus faz uma parada para o almoço no famoso Fitzpatricks, bar com boa comida a valor reduzido e, claro, ideal para apreciar uma boa Guiness.

Por fim, a última parada foi o DunGuaire Castle. Ele é bem bonito, mas no horário já estava fechado e não foi possível entrar.

*Como chegar em Cliffs of Moher?

Muitos alugam um carro assim que chegam no aeroporto de Dublin e vão até Galway, município que está a alguns quilômetros dos Cliffs, e aproveitam para estender um fim de semana lá. Outros preferem contratar uma das muitíssimas agências de turismo de Dublin e ir até o local de ônibus, com direito a motorista que é guia turístico e tudo. Quando fui, optei por ir até Galway no sábado e aproveitar o dia por lá e ir até o Cliffs no domingo pela manhã.

O ideal é checar como está a previsão do tempo antes de ir, pois se chover ou estiver nublado, você não vai conseguir ver muita coisa nos Cliffs. O principal lá é a paisagem, que é in-crí-vel.

*Onde comer em Galway?

No centro de Galway, está uma pizzaria excelente chamada The Dough Bros Pizzeria – eles fazem as tradicionais pizzas italianas como ninguém.

A casa começou em um trailler, estilo food truck. Tudo lá foi construído com quase nada de investimento, mas com bastante charme. As mesas e as cadeiras foram doações ou então muitas vezes encontradas no lixo e reformadas.

The Dough Bros Foto: Divulgação

The Dough Bros
Foto: Divulgação

The Dough Bros Foto: Divulgação

The Dough Bros
Foto: Divulgação

The Dough Bros Foto: Divulgação

The Dough Bros
Foto: Divulgação

O local tomou forma em poucos dias com a ajuda dos sócios e alguns amigos. Toda a história deles é contada na parede do 2º andar do restaurante, cheia de fotos e detalhes em uma linha do tempo. O atendimento foi incrível e, a comida, deliciosa!

Onde encontrar:

24 Upper Abbeygate Street – Galway – Ireland
www.thedoughbros.ie

Formada em Comunicação Social pela UNESP, e curiosa por essência, Larissa sempre trabalhou com marketing e desenvolvimento de produtos. Há pouco, se mudou para a Europa em busca do seu próprio escritório itinerante mundo afora e para se dedicar a novos projetos como o @trendy.lab, no qual realiza previsões, pesquisas e relatórios de tendências, além de dar dicas de viagens no perfil @we.tripster.