Gallery Weekend Berlin

Dicas de Berlim por Laura Ammann

Todo ano há um evento que traz uma nova e vibrante energia às galerias de arte da cidade. O Gallery Weekend, que sempre ocorre no fim de abril, consiste em um programa que reúne as mais renomadas galerias de Berlim. Elas planejam para o fim de semana do evento aberturas de exposições especiais e ficam abertas ao público em horários estendidos.

Durante os três dias de evento o pessoal do mundo das artes – residentes, estudantes, artistas, turistas, críticos, curadores, etc. – podem ser vistos pela cidade com mapas em mãos, seguindo o roteiro dessa maratona de exposições, que envolve cerca de 50 galerias (número que varia de ano a ano).

Aberturas de exposições em galerias berlinenses já são de modo geral um programa típico da cidade – um ponto de encontro comum antes das noitadas de quinta e sexta, as galerias precisam lidar com aqueles que vão só pela cerveja ou vinho gratuitos. Mas durante o Gallery Weekend a “peregrinação artística” é ainda mais significativa.

Oficialmente só algumas das galerias da cidade participam do evento, mas muitas outras pegam carona na atmosfera que ele cria e oferecem também programações especiais. Os artistas a serem expostos nesse período são cuidadosamente selecionados, as galerias vivenciam uma visitação maior do que de costume e, além das bebidas tradicionais muitos espaços oferecem também alguns petiscos. As equipes são reforçadas para atender ao maior número de colecionadores e a maioria das galerias trabalha até às 21:00, abrindo também excepcionalmente ao domingo.

O Gallery Weekend é importante desde sua criação, em 2005, por favorecer a colocação de Berlim no cenário artístico contemporâneo internacional. Neste ano a programação acontecerá de 27 a 29 de abril e envolverá 47 galerias.

Onde encontrar:
www.gallery-weekend-berlin.de

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Especialista em Museologia e Curadoria, Laura Ammann é mestranda em História da Arte pela Universidade Humboldt e co-criadora do projeto Arte Conceituando. Laura é de São Paulo, mora em Berlim, onde criou o ARTSY travellers, que realiza passeios guiados em museus. Ela traz as suas dicas de Berlim no Magari Blu.