French Cay em Turks and Caicos

Vivendo no Caribe por Marina Fonseca

Em nossos últimos dias nas ilhas Turks & Caicos estamos conhecendo as ilhas e ilhotas perto de Providenciales, onde ficamos por quase todos esses 3 meses aqui.

Uma das mais bonitas que visitamos foi French Cay, então decidimos passar a noite. Essa ilhota fica a 29 km ao sul de Providenciales e é bem pequena, até difícil de achar no mapa! Ela tem apenas 8,9 hectares.

Mapa Turks

A ilhota não é habitada e nela você encontra apenas um farol (que não está funcionando), gaivotas, gaivinas e muitas e muitas conchas!

Gaivota em French Cay Foto: Marina Fonseca

Gaivota em French Cay
Foto: Marina Fonseca

Mas atenção: não é permitido desembarcar no local, pois é considerado um santuário natural.

Porém o grande segredo são os corais ao seu redor e seus excelentes pontos de mergulho, fazendo da região o destino dos mergulhadores.

Barcos de mergulho Foto: Marina Fonseca

Barcos de mergulho
Foto: Marina Fonseca

Só hoje de manhã já estavam 8 barcos cheios de mergulhadores com seus cilindros de oxigênio entrando na água o tempo todo. Aqui é possível avistar o habitat natural de diversas espécies marítimas em abundância.

Mergulho com tubarões Foto: Reprodução

Mergulho com tubarões
Foto: Reprodução

Tartarugas, barracudas, arraias, peixes bem coloridos e exóticos e os mais procurados pelos aventureiros, os tubarões.

Arraia escondida Foto: Reprodução

Arraia escondida
Foto: Reprodução

A maior parte dos tubarões visto por aqui são os de recife, normalmente calmos e inofensivos.

Mergulhando mais fundo, e um pouco mais para o mar aberto, você encontra a espécie cabeça de martelo, que podem ser perigosos e agressivos, por isso todos os mergulhos aqui são feitos com instrutores e equipe de apoio.

Mergulho com tubarões Foto: Reprodução

Mergulho com tubarões
Foto: Reprodução

O que faz French Cay ser um dos melhores lugares para mergulho em toda Turks & Caicos é sua localização, ao sul da barreira de coral de Caicos Banks. Mesmo as áreas profundas são mais expostas ao sol do que as de West Caicos e Providenciales, fazendo com que a visibilidade embaixo da água seja melhor e os corais mais vibrantes e com mais peixes.

Isso faz com que a prática de snorkeling também seja ótima nesta região, já que a ilhota é quase toda cercada por corais a uma distância bem próxima da areia. As águas são geralmente bem calmas e quentes.

French Cay Foto: Marina Fonseca

French Cay
Foto: Marina Fonseca

Alem disso, vários navios naufragados estão próximos daqui e podem ser vistos mesmo acima da superfície da água. Esta é a única ilha do país que dela não é possível avistar nenhuma outra ilha devido a sua distância, é mar pra todo lado! Completando o visual paradisíaco do lugar.

Extremo da ilha Foto: Marina Fonseca

Extremo da ilha
Foto: Marina Fonseca

French Cay Foto: Marina Fonseca

French Cay
Foto: Marina Fonseca

Se você gosta de mergulhar, não deixe de conhecer French Cay ao visitar Turks & Caicos e passar um dia todo por aqui.

*Como chegar?

Como é um ponto quase que exclusivo para mergulho, chega-se aqui apenas com barcos de mergulho que saem de Providenciales 3 vezes ao dia, barcos de charter e barcos particulares.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Marina é administradora de empresas e largou a vida de escritórios para se mudar com o noivo para um barco no Caribe. Eles estão percorrendo várias ilhas da região até chegarem ao destino final na Europa. Hoje, Marina escreve para o Magari Blu sobre sua nova vida e destinos, administra aluguel de barcos da Delight Charter e produz vídeos e ilustrações para seu perfil @sketchslife.