Fall foliage: o outono na Nova Inglaterra, Estados Unidos

Tendências em viagens por Rogéria Pinheiro

Enquanto no hemisfério sul vem chegando a primavera, lá pelas bandas do norte as cores começam a mudar. É a chegada do outono e, junto com ele, uma atmosfera de elegância e esplendor.

Em alguns países como Itália, Espanha e até a China, o outono pode ser considerado como a melhor época para viajar, já que as temperaturas estão caindo e os “hot spots” ficam mais vazios, proporcionando muito mais conforto durante os passeios. Sem falar no clima bucólico, quase que um chamado à introspecção e ao romance que paira no ar.

Uma região que se destaca principalmente nesta época está ao nordeste dos Estados Unidos. Entre setembro e outubro, a Nova Inglaterra atrai milhares de turistas para suas charmosas cidadezinhas coloniais de ares aristocráticos, para desfrutar desse clima e apreciar a “fall foliage”. Além do espetáculo da natureza, as ruas ficam todas enfeitadas para a comemoração do Halloween, feriado super tradicional para os americanos.

Vermont no outono: Dá para acreditar nessas cores?Foto: Reprodução

Stowe em Mountain Mansfield, a montanha mais alta de Vermont no outono:
Dá para acreditar nessas cores?
Foto: Reprodução

A Nova Inglaterra é historicamente muito importante para o país, pois foi ali onde se inicou a colonização inglesa nos Estados Unidos e também a independência que culminou em 4 de julho, o que faz com que o patriotismo nas pessoas seja preservado na região.

São 6 Estados (Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Vermont, New Hampshire e Maine) e o roteiro vai depender muito do tempo disponível para a viagem. Combinar esses destinos com Nova York (principalmente!) e Boston é uma ótima opção.

Portland, a cidade mais importante do MaineFoto: Reprodução

Portland, a cidade mais importante do Maine
Foto: Reprodução

Para que tem menos tempo, a dica é se dedicar ao Estado de Vermont, o mais verde da Nova Inglaterra, e também o mais privilegiado pela “fall foliage”. Vermont é famoso também pelas tortas de maçã, o Maple Syrup, deliciosos queijos e os famosos sorvetes Ben & Jerry – a árvore que dá a folha de 5 pontas, símbolo do Canadá, é 
uma árvore típica de Vermont.

Montgomery, VermontFoto: Reprodução

Montgomery, Vermont
Foto: Reprodução

A fábrica Ben & Jerry’s em Vermont
Foto: Reprodução

O melhor jeito de aproveitar essa rota é fazê-la de carro, a partir de Boston, depois de passear pela cidade uns 2 ou 3 dias. Na volta, pode devolver o carro na cidade e partir de trem para Nova York, pois são apenas 3 horas de viagem atravessando paisagens belíssimas, até a Penn Station, pertinho da Times Square.

Quincy Market em BostonFoto: Reprodução

Quincy Market em Boston
Foto: Reprodução

Freedom trail markers em BostonFoto: Reprodução

Freedom trail markers em Boston
Foto: Reprodução

Ficou com vontade?! Ainda dá tempo de se organizar, mas corra porque o outono já está chegando!

Formada em turismo, Rogéria Pinheiro é apaixonada por viagens e pela arte de fazer sonhos. Ao longo de 15 anos construiu uma sólida carreira no mercado de viagens de alto padrão e visitou destinos incríveis. Hoje atua com a sua consultoria especializada junto às mais sofisticadas agências e operadoras de viagens do Brasil. No Magari blu, apresenta aos leitores as tendências em viagens e o que está na moda pelo mundo do turismo.