Escapadas para os feriados de 2015

Tendências em viagens por Rogéria Pinheiro

Não é novidade que 2015 está recheado de feriados. Serão pelo menos 7 com possíveis emendas e nada melhor do que planejar pequenas escapadas para curtir esses dias em boa companhia.

E já que o câmbio continua alto, essa pode ser a desculpa perfeita para voltarmos a atenção às maravilhas do Brasil. Aí é só escolher o destino, colocar o pé na estrada e aproveitar. E por que não no interior do país?

Inhotim, Minas Gerais

Quem curte natureza e arte irá se apaixonar pelo Instituto Inhotim em Minas Gerais.

Inhotim Foto: Reprodução

Inhotim
Foto: Reprodução

Idealizado pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, Inhotim é um lugar único. Abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do mundo, unido a espécies raras de flora de todos os continentes.

Inhotim Foto: Reprodução

Inhotim
Foto: Reprodução

São pavilhões e galerias com obras e esculturas expostas ao ar livre, um jeito completamente diferente de vivenciar a arte. Percorrer jardins e paisagens de florestas, descobrir ambientes naturais que se integram e tornam o expectador parte das obras.

Obra da Adriana Varejão em Inhotim Foto: Reprodução

Obra da Adriana Varejão em Inhotim
Foto: Reprodução

Nomes como Tunga, Adriana Varejão, Yayoi Kusama, entre outros fazem parte do acervo permanente do museu e, juntos, são capazes de despertar inúmeras sensações.

Obra da Yayoi Foto: Reprodução

Obra da Yayoi Kusama
Foto: Reprodução

Dois dias inteiros são ideais para explorar Inhotim com tranquilidade. A apenas 1h30 de Belo Horizonte, Brumadinho por enquanto é a melhor opção para se hospedar. De lá são mais 5km até Inhotim, que em breve deve receber um hotel dentro do complexo.

Onde encontrar:
www.inhotim.org.br

Ibiúna, São Paulo

Próxima da caótica São Paulo, a aproximadamente 1 hora e 15 minutos de carro, uma área preservada de Mata Atlântica nativa abriga o incrível Spaventura Ecolodge, hotel totalmente gerido com base sustentabilidade e conservação do meio ambiente e social da região.

SPAventura Ecolodge Foto: Reprodução

Spaventura Ecolodge
Foto: Reprodução

Oferece uma excelente oportunidade para unir momentos de relaxamento com uma vivência autêntica em um ambiente natural e de muito bom gosto. Para se ter uma idéia, todas as refeições servidas são naturais e saudáveis, a agricultura e o trato com os animais são totalmente orgânicos.

Spaventura Ecolodge Foto: Reprodução

Spaventura Ecolodge
Foto: Reprodução

Spaventura Ecolodge Foto: Reprodução

Spaventura Ecolodge
Foto: Reprodução

Quatro dias são perfeitos para um detox. Após banhos de cachoeiras e atividades que irão colocar sua adrenalina lá em cima, você vai voltar para casa com as energias renovadas.

Perfeito para toda família curtir momentos de diversão, com caiaques, stand up paddle, tirolesa e cavalgadas, numa oportunidade de intensa interação e aprendizado.

Spaventura Ecolodge Foto: Reprodução

Spaventura Ecolodge
Foto: Reprodução

Onde encontrar:
www.spaventura.com.br

Monte Verde, Minas Gerais

Se o clima é de romance, a cidade de Monte Verde guarda uma surpresa encantadora: a Pousada Provence Cottage.

Provence Cottage Foto: Reprodução

Provence Cottage
Foto: Reprodução

Localizada a 10 minutos do centro da charmosa cidade, a Provence Cottage é uma das pousadas mais agradáveis e aconchegantes que já conheci!

Os proprietários planejam cuidadosamente cada detalhe para que seus hóspedes vivenciem uma experiência única. A sensação é de estar desfrutando alguns dias em sua própria casa de campo.

A paixão pela França e pelo Brasil é retratada na decoração de extremo bom gosto, que mescla móveis garimpados em antiquários com toques provençais. Os 6 chalés batizados com nomes de cidades francesas estão espalhados pelo florido jardim da vila. Enxoval Trussardi e amenities L’Occitane denotam a preocupação com a qualidade, e se integram ao cenário sem nenhuma afetação.

O clima de montanha não seria perfeito sem uma bela lareira, máquina de café expresso e banheira de hidromassagem, tudo isso no aconchego do seu chalé.

Provence Cottage Foto: Rogeria Pinheiro

Provence Cottage
Foto: Rogeria Pinheiro

O spa também L’Occitane está localizado na parte mais alta da vila e a vista é de tirar o fôlego – com tanta tranquilidade e privacidade é fácil ter sensação de que somos os únicos por ali.

A gastronomia é um capítulo à parte, a começar pelo café da manhã, servido à la carte e sem menu fixo. Cada manhã é uma surpresa!

O chef e proprietário Ari Kespers prepara bolos, queijos, pães, manteiga, iogurte, tudo fresquinho e orgânico, servido pessoalmente pelo Whitman, o outro proprietário da pousada.

Aliás, o chef Ari é considerado um dos mais criativos na gastronomia brasileira. A sua cozinha tem  influência francesa mas os ingredientes brasileiros são os protagonistas.

Chá da tarde na Provence Cottage Foto: Reprodução

Chá da tarde na Provence Cottage
Foto: Reprodução

Nas noites de sábado, o disputado menu degustação do Bistrô faz juz à 1 estrela recebida pelo Guia 4 Rodas. São 5 pratos servidos no melhor estilo slow & comfort food, uma verdadeira festa aos sentidos. A lembrança de cada prato servido ainda está viva na minha memória.

Três dias é o tempo ideal para curtir e voltar com gostinho de quero mais.

Onde encontrar:
www.provencecottage.com.br

Seja para relaxar ou explorar novas sensações, longe ou perto, viajar é alimento para a alma, então faças suas malas e aproveite!

Formada em turismo, Rogéria Pinheiro é apaixonada por viagens e pela arte de fazer sonhos. Ao longo de 15 anos construiu uma sólida carreira no mercado de viagens de alto padrão e visitou destinos incríveis. Hoje atua com a sua consultoria especializada junto às mais sofisticadas agências e operadoras de viagens do Brasil. No Magari blu, apresenta aos leitores as tendências em viagens e o que está na moda pelo mundo do turismo.