Dicas para viajar de trem

Viajar de trem costuma ser convidativo, já que, para quem mora no Brasil, a malha ferroviária por aqui é praticamente nula. Mas exatamente por ser um meio de transporte diferente para a maioria dos brasileiros é necessário prestar atenção em alguns aspectos ao escolher se fará o seu trajeto de trem numa viagem.

Muita gente pensa que viajar de trem será sempre um lindo caminho com paisagens de tirar o fôlego. Com exceção dos trens panorâmicos, que têm seus trajetos planejados exatamente para proporcionar um belo percurso, trens regulares não têm tantas belezas pelo caminho assim, passando por túneis e “landscapes” sem graça.

Por outro lado, para viagens que levam até 3h ou 4h, viajar de trem pode ser bem mais prático do que de avião. Isso porque na estação ferroviária não é necessário check in e raio x, o que supre as filas enormes nos aeroportos. Assim, com o bilhete em mãos, chegar com 15 minutos de antecedência é tranquilo. Ache a plataforma de embarque e boa viagem!

É uma maneira de se viajar mais atrativa também para quem não gosta de dirigir ou não se sente confortável guiando em um determinado país estrangeiro, seja pelo idioma, pela mão inglesa, ou mesmo pela segurança.

Outro ponto importante é com relação à franquia de bagagem. Gosto de dizer que não tem, mas tem! Explico: apesar de as tarifas de trem não serem restritivas com relação à quantidade ou ao peso das malas, não se esqueça que você deverá carregá-las, subi-las no vagão, guardá-las (onde der!) e descê-las na chegada. Portanto, viajar com muita coisa não combina com viagens de trem.

Vale ressaltar ainda que dormir no trem para economizar no hotel é uma ideia que eu recomendo ser deixada de lado, salvo se for um trem de luxo com cabines especiais para pernoite. Passar a noite numa poltrona é bem desconfortável, ainda mais numa viagem longa. É o barato que sai caro… Melhor fazer a viagem de dia e escolher um hotel dentro do seu orçamento – confie: a sua coluna agradece.

Foto: Reprodução

Confira aqui mais dicas de viagens de trem.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.