Dicas do Lago di Como e do Lago di Garda

19/06/2020

Lago di Como e Lago di Garda são os dois lagos mais importantes e conhecidos da Itália. Ao norte do país, são destinos muito procurados nos meses mais quentes do ano, por reunirem belezas naturais e cidades muito charmosas.

Confira as semelhanças e as diferenças entre os dois lagos italianos:

1- Localização

O Lago di Como está na região da Lombardia, a cerca de 1h de Milão. Ele está pertinho da divisa da Itália com a Suíça. Já o Lago di Garda, por sua vez, está entre 3 regiões: Lombardia, Veneto e Trentino Alto-Adige. Ambos estão no norte da Itália.

2- Paisagem

O Lago di Como é rodeado pelos Alpes, por montanhas bem altas, e ele tem um formato de Y ao contrário. As cidadezinhas ao longo do lago estão distribuídas entre aquelas que ficam no nível do lago, como a própria cidade de Como, que dá nome ao lago, quanto aquelas que estão no alto das montanhas e são acessíveis por bondinho, o “funicolare”, ou até por escadas.

Bellagio por exemplo, é uma cidade em que algumas ruas são escadas, você sobe e encontra pela escadaria lojas, restaurantes. É bem pequenininha e muito charmosa.

Já o Lago di Garda tem uma paisagem que varia entre montanhas e superfícies, dependendo da cidade ou do ponto do lago que você está, pode ter um “landscape” um pouco mais plano e não nos dá esse visual apenas de montanhas em volta do lago, como é mais nítido no Lago di Como.

3- Melhor época do ano

Ambos os lagos são bastante aproveitáveis nos meses mais quentes do ano e a alta temporada é primavera e verão. O Lago di Garda tem propriedades medicinais e muitas piscinas de águas termais.

4- Cidades à beira do lago

São diversas cidadezinhas pitorescas e charmosas à beira dos dois lagos. No Lago di Como, além de Como, tem Bellagio, Cernobbio, Varenna e por aí vai… Para se locomover entre as cidades, você pode comprar o ticket do barco público e escolher a rota, como fizemos Como – Bellagio – Como. Se quiser, é possível também reservar uma lancha privativa para um passeio de algumas horas pelo lago e ter a liberdade de conhecer várias cidades e curtir também um dia de sol na água.

Já no Lago di Garda, destaco primeiramente a linda Sirmione com seu centro histórico murado e a fortaleza Rocca Scaligera. Além de Sirmione, podemos destacar outras cidadezinhas como Riva del Garda e Peschiera del Garda. A melhor forma de conhecer outros vilarejos pelo Lago di Garda é de carro.

5- Roteiros

Como o Lago di Como é pertinho de Milão, combina muito bem com a cidade. Você pode fazer um bate-volta de carro ou de trem para passar o dia, ou hospedar-se na região do Lago que vale a pena para conhecer com mais calma.

E o Lago di Garda está bem perto de Verona, então também é uma combinação linda de se fazer.

Quer saber mais sobre os lagos? Confira aqui os posts que fizemos sobre o Lago di Como e confira aqui sobre o Lago di Garda.

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.