Dicas do Havaí

Por Teresa Perez Tours

O Hawaii passou a ser um estado americano em 1959, mas mesmo assim, conseguiu preservar sua cultura e autenticidade. Seria mesmo difícil conseguir mudar o rumo de uma história como esta. Polinésios viajantes, exploradores europeus, missionários americanos e agricultores asiáticos imigrantes formaram a base cultural deste território que vê o multiculturalismo como uma regra, e não uma exceção.

Apesar de ser difícil encontrar alguém cujos ancestrais sejam genuinamente havaianos, o dialeto local ainda é falado e incentivado. A gastronomia rica e diversa é ótima para foodies, que reconhecem influências do mundo todo nos pratos típicos havaianos, quase sempre acompanhados de frutos do mar e peixes frescos.

As 19 ilhas que compõem o arquipélago – que já serviram de cenários para incontáveis produções cinematográficas – têm praias belíssimas, paisagens deslumbrantes, fauna e flora ricas, além de várias atrações naturais, como canyons, parques vulcões e florestas. Esse caldeirão cultural torna o Hawaii um local único, capaz de atrair visitantes repetidas vezes, mas sempre deslumbrados por sua autenticidade.

Honolulu

Honolulu é a cidade mais populosa do Havaí e, também por isso, seu centro vibrante. Capital do 50º estado norte-americano, está na Ilha de Oahu, onde se pode encontrar desde pontos históricos e monumentos preciosos, até lojas das mais exclusivas marcas, além de uma cena cultural e artística efervescente. O povo é uma mistura de etnias, às vezes mais asiática do que americana, o que também está evidente na gastronomia local, em ascendente valorização.

1.1 Passeios - Honolulu

Honolulu
Foto: Teresa Perez Tours

Povos europeus e asiáticos deram base para a cultura que hoje se vê em Honolulu, principalmente no que diz respeito à religião, educação e gastronomia. Não se sabe ao certo quando a cidade foi fundada, mas provas arqueológicas indicam que desde 1100 a.C. já havia um povoado ali. No entanto, levando em consideração que os primeiros polinésios chegaram aoHawaii em 2000 a.C., há suspeitas de que mesmo antes da data sugerida tenha existido algum tipo de civilização na região.

Kona

Kona reúne muito da história e da magia do Hawaii. Foi onde seu mais importante líder, o Rei Kamehameha, escolheu passar seus últimos dias. No sul, está o lugar onde o Capitão James Cook deu seus primeiros passos ao chegar ao Hawaii. Localizada na Big Island (Ilha Hawaii), a maior do estado americano, Kona está repleta de praias, matas, pontos históricos e até mesmo vulcões.

1.2 Passeios - Kona

Kona
Foto: Teresa Perez Tours

Devido às águas cristalinas de suas praias, as condições de mergulho são ideais. Um dos passatempos na região é a observação de golfinhos e baleias – que vêm do Alaska todos os anos para procriar no Hawaii. Lá também pode-se ver e interagir com as graciosas tartarugas verde do mar havaiano.

Maui

Lazer. É disso que Maui se trata. Nesse destino é possível nadar com golfinhos, mergulhar com tartarugas, aprender a surfar, ou a simplesmente admirar as ondas. Conhecer Maui por água envolve muitas dessas atividades, mas caso prefira a superfície, tudo bem! Por terra, pode-se percorrer vários caminhos, como aqueles que passam pelo maior vulcão adormecido do mundo, pelo meio da mata, ou pelas praias de areias brancas e água cristalina.

MauiFoto: Teresa Perez Tours

Maui
Foto: Teresa Perez Tours

Por toda a ilha é possível ver placas com os dizeres “Please Kokua”, que significa “por favor, compreenda, colabore”. Dito isso, fica fácil enxergar o tamanho da preocupação que se tem em manter o local um paraíso.Hoje, a minoria dos moradores de Maui são legitimamente havaianos, já que a miscigenação aconteceu de maneira intensa em todo o Hawaii. No entanto, esse caldeirão cultural só enriquece as experiências que um visitante pode ter na ilha.

Lanai

Lanai não é apenas a menor das ilhas do Hawaii, mas provavelmente a mais intrigante. As praias de água cristalina com golfinhos e baleias relembram, a todo o momento, que se está em território havaiano. No entanto, ao distanciar-se da costa, o cenário muda. Paisagens desérticas e trilhas por entre florestas de eucaliptos e pinheiros apresentam o outro lado da ilha, que pode ser disfrutado com tranquilidade ou aventura, depende apenas do estilo pessoal de cada um.

LanaiFoto: Teresa Perez Tours

Lanai
Foto: Teresa Perez Tours

Apesar das diferenças geográficas, quando se trata de simpatia, o Hawaii é bastante homogêneo. E em Lanai não seria diferente: os moradores preservam o sentido mais genuíno da palavra aloha – amor e afeição.

Kauai

A mais descontraída das ilhas havaianas, Kauai reserva belas surpresas àqueles que se aventurarem por ela. Suas praias e penhascos têm uma beleza inigualável, tal como sua fauna e flora riquíssimas.

KauaiFoto: Teresa Perez Tours

Kauai
Foto: Teresa Perez Tours

A hospitalidade dos moradores mostra costumes de ancestrais nativos e de várias outras culturas, que contribuíram com a miscigenação que ocorreu na ilha. Conhecer a história de Kauai é também conhecer a própria história do Hawaii, já que esta foi a primeira ilha onde aportaram os polinésios, europeus e missionários. Logo, foi também o primeiro lugar a sentir as influências culturais que os novos habitantes trouxeram com eles. De uma forma concentrada, estar em Kauai, é estar em contato direto com a história do Hawaii.

*Onde comer?

Side Street In [Honolulu]

Meio esporte-bar, meio restaurante, a única unanimidade sobre o Side Street Inn é que todos o adoram! Os frequentadores vão de locais assíduos, incluindo alguns dos mais renomados chefs do Hawaii, a turistas. Todos querem viver essa experiência havaiana, provando pratos que podem ser divididos ou individuais, como buffalo wings e o premiado side style famous fried rice.

Restaurante Side Stree InFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Side Stree In
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

614 Kapahulu Ave, Honolulu
Tel: 1 808 7393939
www.sidestreetinn.com

Kona Inn Restaurant [​Kona]

O prédio onde o restaurante está costumava ser um hotel quando foi construído, em 1928. Fotos em preto e branco ainda decoram as paredes e agora o hotel deu lugar a mesas em estilo havaiano e cadeiras superconfortáveis, de onde se pode observar um belíssimo pôr do sol. Os melhores pratos são aqueles com frutos do mar, sempre muito frescos.

2.2 Restaurantes - Kona Inn Restaurant [-Kona]

Restaurante Kona Inn
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

75-5744 Alii Dr. Kona
Tel: 1 808 3294455
www.windandsearestaurants.com

Sea House Restaurant [Maui]

O local onde o Sea House está foi construído em 1960, quando nenhuma lei proibia construções tão próximas à areia da praia. Sorte ou destino, o fato é que o restaurante tem uma vista privilegiada de Napili Bay. Serve pratos deliciosos e já famosos, como a panqueca de forno e o raw fish nachos.

Restaurante Sea HouseFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Sea House
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

5900 Lower Honoapiilani Road
Tel: 1 808 6691500
www.seahousemaui.com

Lanai ‘Ohana Poke Market [Lanai]

Apesar do nome oficial, todos o chamam de “Poke Shop”. É como um restaurante a céu aberto, em que pequenas refeições típicas são servidas. O local é tão único que os próprios donos pescam os peixes todos os dias, também por isso a quantidade de “poke” – atum cru, pimenta, sal havaiano e algas marinhas – varia diariamente. O melhor horário para dar uma passada é por volta das 11h30, pois às 13h as crianças saem da escola e vão direto para lá.

2.4 Restaurantes - Lanai 'Ohana Poke Market [Lanai]

Restaurante Lanai ‘Ohana Poke Market
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

834-A Gay Street, Lanai
Tel: 1 808 5596265

Mediterranean Gourmet [Kauai​]

O chef libanês Imad Beydoun se inspirou na gastronomia de seu país, tal como na da França, Espanha, Itália e Grécia para criar o menu do premiado Mediterranean Gourmet. Sua esposa também trabalha no local, que exala tranquilidade com uma vista para o mar. No jardim que separa o restaurante da areia acontece um luau às terças-feiras. O babaganush e homus são reconhecidíssimos em Kauai.

Onde encontrar:

5-7130 Kuhio Highway, Kauai
Tel: 1 808 8269875
www.kauaimedgourmet.com

*Onde ficar?

​​​The St. Regis Princeville Resort ​ [Kauai​]​

Localizado em Kauai, também conhecida como “Ilha dos Jardins”, o St. Regis Princeville Resort é um símbolo de conforto e sofisticação. Seus quase 9 mil acres formam o espaço perfeito para diversas atividades. As suítes e quartos têm vista para o mar ou para as montanhas e são decorados de forma contemporânea, porém mantendo as características havaianas integradas no ambiente.

3.1 Hotéis - The St. Regis Princeville Resort (1)

Foto: The St. Regis Princeville Resort

O clube de Golf do St. Regis é também um dos lugares mais belos do Hawaii para a prática do esporte, com vista para Bali Hai e Hanalei Bay. Para o jantar, sete opções gastronômicas se espalham pelo resort e mostram que tal como a beleza do mar havaiano, as opções aqui são infinitas.​​​​​​

3.1 Hotéis - The St. Regis Princeville Resort (2)

Foto: The St. Regis Princeville Resort

Onde encontrar:
www.stregisprinceville.com

Four Seasons Resort ​​Hualalai at Historic Ka’Upulehu ​ [Kailua-Kona​]

​​No cenário natural belíssimo de Kona-Kohala Costa, com praias de areia branca e  uma linda vegetação, o Four Seasons Resort Hualalai at Historic Ka’Upulehu mostra a essência do Hawaii com todo o conforto possível. Os ambientes têm a decoração inspirada na natureza e no autêntico espírito havaiano, retratado principalmente por obras de nativos da ilha.

3.2 Hotéis - -Four Seasons Resort --Hualalai at Historic Ka'Upulehu (1)

Foto: Four Seasons Resort Hualalai at Historic Ka’Upulehu

Três restaurantes e dois lounges à beira-mar aproveitam a variedade da ilha para propor pratos criativos, desde a culinária italiana até churrascos feitos à moda asiática. ​

3.2 Hotéis - -Four Seasons Resort --Hualalai at Historic Ka'Upulehu (2)

Foto: Four Seasons Resort Hualalai at Historic Ka’Upulehu

Onde encontrar:
www.fourseasons.com/hualalai

​​​Montage Kapalua Bay​ [Kapalua Bay​]

Espalhado ao longo de 24 acres e com uma vista estonteante, o Montage Kapalua Bay reflete as características locais tanto na sua arquitetura, quando na sua gastronomia. Os quartos são espaçosos e dão a sensação de se estar em casa, principalmente pelos amplos livings e cozinha gourmet.

3.3 Hotéis - -Montage Kapalua Bay- (1)

Foto: Montage Kapalua Bay

Para os almoços e jantares, pode-se escolher desde os peixes mais frescos do Cane & Canoe, até os coquetéis autênticos e a beleza do cenário do Sunset Patio, bar em um ambiente tropical, ideal para criar memórias inesquecíveis.

Foto: Montage Kapalua Bay

Foto: Montage Kapalua Bay

Onde encontrar:
www.montagehotels.com/kapaluabay

​​​​Andaz Maui at Wailea Resort​ [Maui​]​ 

O Andaz Maui at Wailea Resort fica na costa de Maui e provoca o sentimento de se estar em um paraíso distante, apesar de toda sua sofisticação. Os quartos são delicados e exaltam a paisagem externa com grandes janelas e uma vista impressionante.

3.4 Hotéis - -Andaz Maui at Wailea Resort (1)

Foto: Andaz Maui at Wailea Resort

No spa, além dos hóspedes encontrarem um oásis de calma, irão vivenciar tratamentos exóticos e personalizados, satisfazendo o corpo e a mente. Nos restaurantes, descobre-se a cada dia o melhor de Maui, com pratos típicos e ingredientes locais.

Foto: Andaz Maui at Wailea Resort

Foto: Andaz Maui at Wailea Resort

Onde encontrar:
maui.andaz.hyatt.com

Four Seasons Resort Lana’i At Manele Bay [Lanai]

O Four Seasons Resort Lana’i at Manele Bay está instalado em um paraíso formado por uma praia intocada e uma reserva protegida com rica vida marinha. Dispõe de 236 espaçosos quartos e suítes são espaçosos e contam com terraço de frente para a praia.

3.5 Hotéis - Four Seasons Resort Lana'i At Manele Bay (1)

Foto: Four Seasons Resort Lana’i At Manele Bay

Junto com a propriedade vizinha – Lodge at Koele -, o hotel oferece seis bares e restaurantes, todos com belas vistas para o mar, e servem gastronomia variada. Destaque para o programa de atividades especiais para crianças, voltado à integração com o meio ambiente da ilha.

3.5 Hotéis - Four Seasons Resort Lana'i At Manele Bay (2)

Foto: Four Seasons Resort Lana’i At Manele Bay

Onde encontrar:
www.fourseasons.com/manelebay

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]