Dicas de Singapura

Vivendo na Ásia por Luiza Rodas

Singapura é extremamente moderna, organizada e limpa!  Na Ásia, é um dos países com maior qualidade de vida e estrutura e conta com leis bastante rígidas e respeitadas. Tem quatro línguas oficiais: inglês, mandarim, malaio e tâmil. Todos os taxistas e as pessoas pela rua falam inglês, portanto a comunicação não é um problema.

Singapura é relativamente pequena e tem uma arquitetura linda, programação cultural intensa e ótimos restaurantes.

*O que fazer?

Marina Bay Sands

É o símbolo da cidade. O prédio com três lindos pilares é um centro comercial com várias lojas, bons restaurantes e é onde fica o hotel com a famosa piscina de borda infinita, com vista para o skyline! Para ter acesso à piscina é preciso estar hospedado no hotel. Recomendo ficar pelo menos uma noite se puder.

A piscina do Marina Bay Sands Foto: Luiza Rodas

A piscina do Marina Bay Sands
Foto: Luiza Rodas

Gardens by the Bay

O famoso jardim, composto por duas estufas mais a área externa, é lindo e bastante diversificado. Nas estufas é possível observar espécies de plantas das mais diferentes partes do mundo, como América Latina, Europa, África… É como se cada ambiente te transportasse a um país diferente. Além disso, na parte externa estão as famosas flores gigantes – referência em arquitetura!

Gardens by the bayFoto: Luiza Rodas

Gardens by the Bay
Foto: Luiza Rodas

*Dica:

Apesar de não fazer frio em Singapura, leve um casaco ou alguma peça de roupa quente, uma vez que dentro das estufas há forte refrigeração por conta das plantas.

Sentosa Island

Uma ilha repleta de verde e de atrações interativas como parque temático, aquário, alguns beach clubs e restaurantes. A ilha está bem perto do centro de Singapura e dá para chegar lá de carro ou teleférico.

Se o dia estiver bonito, há como aproveitar a praia! Palawan Beach e Silonto Beach são as mais agitadinhas e é onde estão diversos restaurantes e beach clubs.

Recomendo almoçar em Sentosa Cove, onde os barcos ficam ancorados e é repleto de barzinhos e restaurantes aconchegantes.

Sentosa CoveFoto: Luiza Rodas

Sentosa Cove
Foto: Luiza Rodas

Ainda em Sentosa, fica o SEA Aquarium, um aquário muito bem feito, com diversas atrações e o famoso túnel por onde se passa entre os tubarões e arraias nadando acima de você!

SEA AquariumFoto: Luiza Rodas

SEA Aquarium
Foto: Luiza Rodas

SEA AquariumFoto: Luiza Rodas

SEA Aquarium
Foto: Luiza Rodas

Orchard Road

A rua das compras em Singapura, com variados shoppings e lojas. Para quem gosta de arte, há uma galeria de arte moderna chamada Opera Gallery, pequena porém muito boa, que expõe obras de artistas como Gaudi, Picasso, Botero, Romero Britto, dentre outros.

Orchard RoadFoto: Luiza Rodas

Orchard Road
Foto: Luiza Rodas

Opera GalleryFoto: Luiza Rodas

Opera Gallery
Foto: Luiza Rodas

Little India e Arab Street

Singapura é um país com vários imigrantes; como o nome sugere, estes são bairros típicos – indiano e árabe, respectivamente. Não é um ponto obrigatório, porém se estiver com tempo é interessante dar uma passada.

Arab StreetFoto: Luiza Rodas

Arab Street
Foto: Luiza Rodas

Programação cultural

O shopping Esplanade é onde acontecem peças de teatro, musicais e concertos de música clássica. Eu estive em um e valeu muito a pena! Quando estiver com a viagem programada, cheque a programação em cartaz.

*Onde comer?

L’Atelier de Joel Robuchon

A filial do restaurante francês fica na ilha de Sentosa.

Latteria Mozzarella bar

Para quem ama uma boa caprese ou outras combinações com a mussarela, assim como eu, é um restaurante com diversos tipos de mussarela importados da Itália. Recomendo a burratina combinada com abóbora assada e trufas negras. Fica em Duxton Hills.

Burrata com molho de trufas negras LatteriaFoto: Luiza Rodas

Burrata com molho de trufas negras Latteria
Foto: Luiza Rodas

KuDeTa

Filial do club em Bali, o lounge-club fica no último andar do Marina Bay Sands. Uma vista linda da cidade e também da piscina!

1-Altitude

Barzinho tipo lounge no 63º andar de um prédio, de onde se tem a vista mais alta de Singapura!

Vista do 1-AtitudeFoto: Luiza Rodas

Vista do 1-Atitude
Foto: Luiza Rodas

*Curiosidade:

Para evitar o trânsito intenso, Singapura implantou o sistema de pedágio urbano. Isso significa que para circular nas suas principais ruas é cobrada uma taxa dos carros, que varia de acordo com o horário e dia da semana. Dessa forma, praticamente não há congestionamentos e muitas pessoas optam por utilizar o transporte público, que é rápido, organizado e eficiente!

Skyline de Singapura e a loja conceito da Louis VuittonFoto: Luiza Rodas

Skyline de Singapura e a loja conceito da Louis Vuitton
Foto: Luiza Rodas

Luiza Rodas é formada em Relações Internacionais pela PUC/SP e ama viajar. Atualmente trabalha como modelo na Ásia e sempre que pode está rodando pelo continente para descobrir novidades. Ela conta aqui no Magari blu as suas impressões sobre a vida na Ásia, além de dicas valiosas e práticas para os viajantes.