Dicas de Montevidéu, Uruguai

Por Teresa Perez Tours

Com quase um milhão e meio de habitantes a capital uruguaia é cosmopolita, preservando características de cidade do interior. Localizada em uma colina, a cidade teria sido nomeada Montevidéu, pois os navegadores que se aproximavam de suas terras diziam: “eu vi o monte”.

Montevidéu
Foto: Reprodução

Localizada às margens do Rio da Prata, em Montevidéu todos os caminhos remetem à história de um rico passado colonial, lembrado em inúmeros monumentos e construções. Diversificando o cenário estão charmosos cafés, restaurantes, livrarias e lojas de artesanato que convidam os visitantes para uma pausa após agradáveis tardes de caminhada pelas ruas do centro antigo.

*O que fazer?

Praça da Independência

A Praça da Independência é o epicentro da velha cidadela, cujas linhas arquitetônicas remontam o século 19. No meio da praça está a estátua do general Artigas, de 1923. Encontra-se na praça também o Palácio Salvo, um arranha-céu conhecido por abrigar muitas residências e empresas.

Fortaleza del Cerro

Localizada no Centro de Montevidéu, é uma das três fortalezas que os espanhóis deixaram como legado histórico. Construída durante a primeira década do século 19 como consequência das Invasões Inglesas ao Rio da Prata, conseguiu passar pela Guerra da Independência e mais tarde por guerras civis, sem cair em mãos dos sitiadores até 1870.

Onde encontrar:
Av. José Batlle y Ordóñez, 12800
Tel: +598 2313 5236

Igreja Matriz

Construída no início do século 18, a Igreja Matriz é um marco em Montevidéu por ser uma das primeiras edificações da cidade. Abriga alguns objetos de arte de grande importância, como o altar-mor, a imagem de Nossa Senhora e a Pia Batismal.

Onde encontrar:
Ituzaingó 1373
Tel: +598 9157018

Museo de Artes Decorativas Palacio Taranco

Construído em estilo francês no início do século 20, o Palácio Taranco tem o nome de seu proprietário original, um comerciante rico, cujo acervo particular originou o Museu das Artes Decorativas.

Onde encontrar:
25 de Mayo 397
Tel: +598 2915 6060

Teatro Sólis

Um dos mais emblemáticos prédios de Montevidéu e do Uruguai, o Teatro Sólis foi inaugurado em 1865 com a ópera de Verdi. Construído graças a um grupo de empresários, a casa de espetáculos é repleta de influências europeias, remetendo aos teatros de óperas italianos.

O Teatro Sólis é imperdível para quem vai à capital uruguaia. É possível fazer uma visita guiada ou ainda conferir sua interessante programação.

Onde encontrar:
Reconquista s/n esq. Bartolomé Mitre
Tel: +598 19503323
www.teatrosolis.org.uy

Mercado del Puerto

Sob sua estrutura de ferro forjado que lembram as estações de trens europeias, o velho mercado tem um ambiente heterogêneo no qual se confundem restaurantes, terraços, músicos ambulantes, artesãos, humoristas e pintores. Destaque para o antigo relógio inglês, com sua base em madeira talhada.

*Onde comer?

La Vaca Parrilla

Para quem gosta de carne, ir ao La Vaca é uma experiência incrível. O ambiente rústico e aconchegante é ótimo para as longas refeições propostas pela equipe. Dependendo da quantidade de pessoas, vale a pena pedir a tábua de carnes, que tem vários cortes diferentes e que podem ser dividas entre 3 ou 4 pessoas.

La Vaca Parilla Foto: Teresa Perez Tours

La Vaca Parrilla
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Calle 26 de Marzo, 3572, Montevidéu
Tel: +598 2 6225077
www.lavaca.com.uy

Francis

Se no Rio de Janeiro existe a Lapa e em São Paulo a Vila Madalena, em Montevidéu o bairro boêmio é o Punta Carretas. Por ali, restaurantes e bares disputam a atenção de quem passa e oferecem várias opções. E o Francis está entre esses estabelecimentos.

Ele se destaca seu cardápio extenso e eclético, com foco em peixes e frutos do mar. Uma ótima oportunidade para provar os deliciosos vinhos brancos uruguaios.

Francis Foto: Teresa Perez Tours

Francis
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Luis de La Torre, 502
Tel: +398 27118603
www.francis.com.uy

Bodega Bouza

Essa vinícola de Montevidéu reúne tudo o que os amantes e entusiastas da bebida prezam: vinhedos, loja e um restaurante, além de seus ótimos rótulos. Vale a pena reservar uma manhã para a visita e almoçar no restaurante do local logo depois da degustação de vinhos.

Onde encontrar:
Cno. de la Redención 7658, Montevidéu
Tel: +598 23237491
www.bodegabouza.com
Abre diariamente 9h-18h. É necessário fazer reservas

*Onde ficar?

Sheraton Montevideo Hotel

O Sheraton Montevideo Hotel conta com 207 quartos espaçosos, incluindo oito suítes com um quarto e uma suíte presidencial. Todos proporcionam vistas espetaculares para a cidade e o Rio da Prata.

Foto: Sheraton Montevidéu

Foto: Sheraton Montevideo

A piscina localizada no 26º andar do hotel e a academia Sheraton Fitness são dois dos seus destaques. No spa, a área de massagem e a equipe de profissionais especializados oferecem tratamentos estéticos e corporal. O restaurante Las Carretas, sob o comando do chef Roberto Tourn, inclui uma seleção de pratos internacionais e iguarias inovadoras, que podem ser complementados com a ótima carta de vinhos.

Foto: Sheraton Montevideo

Foto: Sheraton Montevideo

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]