Dicas de Malta

16/06/2020

Malta é um país pouco explorado pelos viajantes brasileiros, que acabam visitando outros países da Europa nos meses de verão. Entretanto, deve estar no seu roteiro, pois é uma país pequeno, com vilarejos diferentes e próximos entre si, muito fácil de conhecer, e que reúne muita história, belíssima arquitetura e natureza espetacular, bem como praias.

Além da ilha principal, também de nome Malta, existem duas outras ilhas, GozoComino. As vistas panorâmicas para o Mar Mediterrâneo estão onde quer que você esteja!

Minha passagem por Malta foi breve pois aconteceu durante um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Mas foi suficiente para me deixar com vontade de voltar para aproveitar melhor a ilha, que tem muito a oferecer.

Blue Grotto em Zurrieq, Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Zurrieq em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Zurrieq em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

A arquitetura de toda Malta chama bastante atenção: as construções são feitas quase em toda sua totalidade da pedra limestone amarelada. E muitos predinhos têm janelas e sacadas de cores bem vivas, que impactam num alegre contraste.

Prédio em Rabat, Malta, feito de limestone e com as janelas azuis
Foto: Ana Maria Junqueira

Os habitantes não podem pintar suas casas de outras cores e, mesmo os detalhes, têm que ser autorizados pelo governo. Ainda bem! É o grande charme arquitetônico de Malta.

Porta vermelha em prédio em Rabat, Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

E as molduras das janelas vermelhas nos prédios de limestone em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Mais detalhes das construções de limestone em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Confira os destaques da minha visita à ilha de Malta:

Valletta

Valletta é a capital de Malta e onde está o porto onde o navio atracou. Do mar, já se via a bela Valletta construída de limestone, a pedra amarela.

A cidade é Patrimônio da UNESCO e centro administrativo e comercial das ilhas. Datada de 1566, Valletta tem impressionantes fortalezas, fortes e catedral.

Valletta em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Mdina

Minha cidade preferida em Malta é Mdina. Ocupada desde a época dos fenícios, Mdina tem o centro murado, parece um cenário de filme medieval – e, de fato, é. Até a série “Game of Thrones” já gravou por aqui.

Local de Mdina onde foi gravado um episódio de “Games of Thrones”
Foto: Ana Maria Junqueira

Mdina em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

A História de Mdina tem mais de 4.000 anos! Diz-se que, em 60 a.C., foi aqui que o Apóstolo São Paulo viveu após o náufrago. Dizem, ainda, que São Paulo viveu dentro de uma gruta conhecida como Fuori le Mura (fora da muralha da cidade), hoje em dia conhecida como Gruta São Paulo, em Rabat.

Mdina em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Detalhe de portão com imagem de Santo Antonio em Mdina, Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

De fato, Mdina parece que parou no tempo, daí a sua beleza. É um belo exemplo de cidade antiga murada e tem um mix lindíssimo de arquiteturas medieval e barroca.

Pelas ruas de Mdina em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Mosta

Mosta fica no coração da ilha de Malta. O nome deriva do árabe, “musta”, que significa centro. É uma cidade comercial.

No centro, tem a catedral com a bela cúpula, a Mosta Rotunda. Foi construída para imitar o Pantheon de Roma, pelo arquiteto maltês George de Vasse. Na II Guerra Mundial, a igreja foi diretamente bombardeada pela Alemanha durante uma missa e, milagrosamente, a bomba atingiu a cúpula mas não explodiu.

Mosta Rotunda em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Quando ir?

A alta temporada são os meses de verão, entre maio e setembro. Para chegar lá, você pode aproveitar um cruzeiro, como fizemos, ou de avião a partir de diversas localidades na Europa.

Vista panorâmica em Siggiewi em Malta
Foto: Ana Maria Junqueira

Malta no verão
Foto: Ana Maria Junqueira

Malta é um destino fora do óbvio, ideal para quem gosta de incluir aliar História com belezas naturais no roteiro.

Fale conosco:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.