Dicas de Curitiba

Por Bia Parra

Curitiba é uma cidade que impressiona pela sua diversidade cultural e gastronômica de alta qualidade.

Essa excelência tem base na sua história. Desde 1853, quando passou a ser a capital da Província do Paraná, a cidade manteve um forte ritmo de crescimento urbano com a chegada de imigrantes europeus ao longo do século 19, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, os quais juntos determinaram o cenário atual.

Essa influência pode ser facilmente sentida a cada nova experiência, seja em um restaurante eslavo muito conceituado ou em um lindo monumento do nosso arquiteto mais renomado. Porém, como as opções são muitas, é preciso se organizar pois não é nada bacana sair com a sensação de que o melhor não foi visto.

Confira abaixo o roteiro em Curitiba.

*O que fazer?

Litorina de Luxo

Uma das principais experiências é percorrer uma ferrovia centenária no meio da Mata Atlântica no único trem de luxo do Brasil, a Litorina de Luxo, operado pela Serra Verde Express. A estrada de ferro é considerada uma das 100 obras de engenharia mais importantes do Brasil.

Litorina de Luxo Foto: Bia Parra

Litorina de Luxo
Foto: Bia Parra

São túneis, pontes, picos e montanhas que ligam Curitiba ao litoral do estado numa atmosfera de charme e glamour da época de ouro das viagens de trem, embalados por música ambiente, guia bilíngue e open bar.

Litorina de Luxo Foto: Bia Parra

Litorina de Luxo
Foto: Bia Parra

O ponto de partida é a Estação Ferroviária de Curitiba e, após um percurso de aproximadamente 3 horas, chega-se ao destino final, a charmosa cidade histórica de Morretes.

Litorina de Luxo Foto: Bia Parra

Litorina de Luxo
Foto: Bia Parra

Em Morretes o tempo parece ter parado no século 18, quando foi fundada. Sua arquitetura antiga com casarões e igrejas, como Nossa Senhora do Porto e a de São Benedito, remontam um pouco à relação dos seus habitantes e à cultura religiosa cristã.

Mas o grande barato do passeio é fazer um “senhor almoço” do famoso prato típico, o barreado. Esse prato foi trazido pelos portugueses há mais de 300 anos e ainda hoje é preparado com as mesmas características – pedaços de carne vermelha e toucinho marinados por mais de 20h em uma panela de barro vedada com uma mistura de água e farinha. Acompanha farinha de mandioca e banana; é delicioso!

Barreado em Morretes Foto: Bia Parra

Barreado em Morretes
Foto: Bia Parra

No final do dia a subida para Curitiba é feita de van pela Estrada da Graciosa, um antigo percurso dos tropeiros do século 19 e hoje patrimônio da UNESCO.

Museu Oscar Niemayer (MON)

Outro passeio que não pode faltar é a visita ao Museu do Oscar Niemayer (MON). Projetado inicialmente para ser uma escola pública em 1967, o prédio teve uma longa história.

Museu Oscar Niemayer Foto: Bia Parra

Museu Oscar Niemayer
Foto: Bia Parra

Ao longo dos vários governos sofreu alterações e adaptações até ganhar um anexo popularmente chamado de “Olho”, tudo sob a tutela do genial Niemayer. Foi inaugurado somente em 2002 para ser um espaço dedicado à exposição de Artes Visuais, Arquitetura, Urbanismo e Design.

Museu Oscar Niemayer Foto: Bia Parra

Museu Oscar Niemayer
Foto: Bia Parra

O acervo tem cerca de 4 mil peças, composto por obras de paranaenses como Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, além de outros grandes nomes como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Caribé, Tomie Ohtake, Andy Warhol e Di Cavalcanti. Um passeio pela história da arte contemporânea, lindo de ver.

Onde encontrar:
Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba
Tel: (41) 3350-4400

*Onde comer?

Nomade

O Nomade restaurante dentro do hotel Nomaa já caiu na graça do Curitibano e seus visitantes.

Comandado pelo chef Lênin Palhano, o cardápio conta com produtos e ingredientes frescos, que em sua maioria vem de pequenos produtores familiares fazendo com que a comida seja leve, aromática e muito saborosa. A dica para o jantar é o menu degustação, precisa de reserva.

Já para os finais de semana o brunch é uma verdadeira cerimônia gastronômica. Não deixem de pedir brioche na chapa com cogumelos salteados, ovo perfeito, panceta e espuma de queijo grana padano, é de comer rezando.

Nomade Foto: Bia Parra

Nomade
Foto: Bia Parra

Onde encontrar:
R. Gutemberg, 168, Batel, Curitiba
Tel: (41) 3087-9595

Mercadoteca

Para o almoço a Mercadoteca, um mercado gastronômico que alia serviço e consumo para aproveitar com toda a família ou curtir com os amigos.

Mercadoteca Foto: Bia Parra

Mercadoteca
Foto: Bia Parra

No espaço há uma boa variedade gastronômica passando por carnes, peixes, saladas e hambúrgueres. Sorvete tem, chocolates tem também. Vinhos e cervejas artesanais tem. Doceira portuguesa, tem, mas uma das opções que mais gostei foi a maçã coberta com várias coberturas incríveis – impossível  comer uma só.

Mercadoteca Foto: Bia Parra

Mercadoteca
Foto: Bia Parra

Mercadoteca Foto: Bia Parra

Mercadoteca
Foto: Bia Parra

Tem espaço kids e vale a pena consultar o site para verificar se haverá alguma oficina interessante.

Onde encontrar:
Paulo Gorski, 1309, Mossunguê, Curitiba
Tel: (41) 3205-3901

Madero Steak House Comendador

Já para o jantar a ótima pedida é o famoso Madero Steak House Comendador. O restaurante é uma delícia, fica no alto do centro antigo de Curitiba em que as casas são tombadas.

Madero Steak Comendador Foto: Bia Parra

Madero Steak Comendador
Foto: Bia Parra

Eles têm fazenda própria para abastecê-los resultando em um cheeseburguer bem saboroso e o pão muito crocante. Não deixe de pedir a linguiça artesanal de entrada, imperdível, assim como a sobremesa o petit gâteau de doce de leite, sorvete artesanal de vanilla e calda de frutas vermelhas.

Madero Foto: Bia Parra

Madero
Foto: Bia Parra

Onde encontrar:
Rua Comendador Araújo, 152, Centro, Curitiba
Tel: (41) 3092-0021

Durski

Agora se a intensão é desfrutar de uma gastronomia diferente em um restaurante de muita classe o lugar é o Durski. Do mesmo dono do Madero, esse restaurante tem sua base na cozinha eslava.

Durski Foto: Bia Parra

Durski
Foto: Bia Parra

É considerado um dos melhores restaurantes do Brasil e seu serviço é primoroso. Atenção para a adega extraordinária da casa. Clientes muito VIP têm seus próprios talheres de prata Christofle e guardanapo marcado em fios de ouro. Tudo muito chic.

Onde encontrar:
Av. Jaime Reis, 254, São Francisco, Curitiba
Tel: (41) 3225 7893

*Onde ficar?

Em Curitiba, sugiro o Nomaa, no bairro Batel, o novo hotel de luxo da cidade – leia mais aqui.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]