Dicas de Cuba: Havana

Por Teresa Perez Tours

As praias paradisíacas a caracterizam como um dos desejados destinos do Caribe. Porém, estamos falando de Cuba – a maior das ilhas caribenhas, que se destaca pela história e cultura singular.

De suas praias de areia branca e mar de tonalidades que vão do verde-esmeralda ao azul-turquesa, aos exuberantes vales e montanhas enevoadas, Cuba é caleidoscópica em seus terrenos.

Mergulhada em cultura e história, a nação comunista é uma distorção do tempo, pois está repleta de prédios coloniais, carros dos anos 1950 e aldeias rurais – mas que vislumbra um futuro mais próspero diante da retomada das relações com os Estados Unidos. Runs e charutos também fazem a fama do país. O melhor de Cuba,​ no entanto, está em seu povo de alegria contagiante, reflexo da mescla de descendentes de espanhóis, africanos e indígenas.

HAVANA

Combinação peculiar de elegância e decadência, novo e velho, capitalismo e socialismo, Havana é a essência de Cuba. Dos gloriosos prédios coloniais dos séculos 16 e 17 do histórico bairro Havana Vieja, aos carros conservados da década de 1950, caminhar pela cidade é como fazer uma viagem ao tempo, onde tudo parece estar congelado desde muito antes da Revolução de 1959.

Havana oferece atrações para todos, que compreende desde belas praias aos museus, galerias de arte e uma animada vida noturna. Por suas ruas, tem-se contato com o melhor do país: o seu povo. Das manifestações religiosas a apresentações de ritmos como salsa, guajira e rumba nas ruas de Havana, não é difícil entender por que Cuba é considerada uma ilha com alma.

Havana Foto: Teresa Perez Tours

Havana
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

Havana Vieja (bairro)

Em Havana Vieja, o bairro antigo da capital, o tempo parece ter parado. A combinação de casarões e monumentos históricos dos séculos 16 e 17 perfeitamente preservados, somados à intacta arquitetura colonial, ora glamorosa, ora decadente, rende à cidade um charme sem igual.

Havana Vieja Foto: Teresa Perez Tours

Havana Vieja
Foto: Teresa Perez Tours

Plaza Vieja

Existente desde 1559, a praça é um marco histórico da evolução da cidade. De cada um de seus quatro lados se erguem prédios de arquitetura surpreendente, construídos no decorrer dos últimos séculos. Um dos mais marcantes edifícios é o Palácio Cueto, obra de 1906 de arquitetura art nouveau.

Plaza Vieja Foto: Teresa Perez Tours

Plaza Vieja
Foto: Teresa Perez Tours

Calle Mercaderes

A rua de pedra onde os carros não passam contém pequenos museus, lojas, restaurantes e diversas opções de entretenimento. Entre os atrativos estão a bodega Mesón de la Flota com shows de flamenco ao vivo e o Museu dos Bombeiros, com exposições dedicadas aos bombeiros de Havana que perderam a vida em um incêndio na ferrovia da cidade em 1890.

Calle Mercaderes Foto: Teresa Perez Tours

Calle Mercaderes
Foto: Teresa Perez Tours

Capitólio

O grandioso antigo prédio onde funcionava o congresso cubano foi inaugurado em 1929 e atualmente é a sede da Academia Cubana de Ciências. O projeto neoclássico o torna similar ao Capitólio de Washington (EUA), obra no qual foi inspirado.

Capitolio Foto: Teresa Perez Tours

Capitolio
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Calle Industria, 422

Museo de la Revolución

Instalado no palácio presidencial do general Batista, o museu celebra a revolução cubana, dos tempos da guerrilha até os dias atuais. O prédio, datado de 1920, com seus ornamentos e cúpula, é tão fascinante quanto o acervo em si.

Museo de la Revolución Foto: Teresa Perez Tours

Museo de la Revolución
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Avenida Bélgica, Havana
Tel: +53 7 8601524

*Onde comer?

La Cocina de Liliam

O restaurante se baseia em conceitos e técnicas modernas da cozinha internacional e tradicional de Cuba. A incrível paisagem de um belo jardim, serviço eficiente e uma cozinha da alta gastronomia destacam o restaurante na cidade. Os pães caseiros e os sorvetes artesanais também são destaques do local.

La Cocina de Liliam Foto: Divulgação

La Cocina de Liliam
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
Calle 48 1311, Havana
Tel: +53 7 2096514
www.lacocinadelilliam.com

La Guarida

Instalado em um prédio de arquitetura que remete a um palácio do século XX, o restaurante tem ambiente elegante e excelente serviço. Na menu, pratos da gastronomia local e clássicos internacionais.

La Guarida Foto: Divulgação Foto: Divulgação

La Guarida
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
Calle Concordia 418, Havana
Tel: +53 7 8669047
www.laguarida.com

Le Chansonnier

Boa música ambiente, atendimento simpático e decoração elegante compõem a atmosfera cool do Le Chansonnier. O cardápio possui enfoque nos frutos do mar, especialidade da casa contemporânea.

Onde encontrar:
Plaza de la Revolución
Calle J, 257
Tel: +53 7 8321576
www.lechansonnierhabana.com

Bares de Ernest Hemingway

Uma vez em Havana, é imperdível provar drinques cubanos nos “bares de Ernest Hemingway”. O escritor norte-americano passou grande parte de sua vida na capital cubana, e tinha presença frequente em dois estabelecimentos: o La Bodequita del Medio, famoso por seus mojitos, e o La Floridita, recomentado por seus daiquiris.

El Floridita Foto: Divulgação

El Floridita
Foto: Divulgação

El Floridita
Calle Monserrate 557,​ Habana Vieja
Tel: +53 7 8671299
www.floridita-cuba.com

La Bodeguita 
Calle Empedrado, Habana Vieja
Tel: 53 7 8671374

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Consulte-nos para ter seu roteiro personalizado por Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]