Dicas de Copenhagen

Por Teresa Perez Tours

A capital da Dinamarca é o centro político e econômico do país. Localizada na costa do Mar Báltico, Copenhagen lembra um cenário de contos de fada e, não à toa, inspirou Hans Christian Andersen – autor de célebres obras infantis como A Pequena Sereia e O Patinho Feio. A cidade também abriga a Christiania, uma comunidade independente reconhecida pelo Estado, fundada em 1971, com cerca de 10 mil habitantes.

Copenhagen Foto: Teresa Perez Tours

Copenhagen
Foto: Teresa Perez Tours

Copenhagen concentra todas as características de uma metrópole moderna e possui intensa vida cultural, em galerias de arte, museus e festivais. Também não deixa nada a desejar no quesito gastronomia, abrigando, entre seus renomados restaurantes, o Noma – que se mantem há anos no topo da lista dos melhores restaurantes do mundo, pela revista britânica The Restaurant.

Passear pelos charmosos bairros da cidade é mergulhar na história e cultura de uma cidade que teve que ser reconstruída após incêndios que assolaram parcialmente sua arquitetura medieval, e conserva até hoje marcantes características renascentistas em suas construções.

Durante a Segunda Guerra Mundial, quando a gasolina tornou-se racionada, as primeiras ciclovias começaram aparecer pela cidade. Hoje, quase 40% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. Copenhagen é limpa e organizada, com ciclovias que são verdadeiros convites para que os visitantes descubram seus encantos ao estilo local: de bicicleta.

*O que fazer?

Den Lille Havfrue (A Pequena Sereia)

Símbolo da cidade, a estátua de bronze da personagem A Pequena Sereia foi inspirada no conto de fadas de Hans Christian Andersen e esculpida em 1913. A estátua possui expressão visivelmente triste porque, ao contrário do filme, a real história do autor não tem final feliz.

Pequena Sereia Foto: Teresa Perez Tours

A Pequena Sereia
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:
Langelinie, Copenhagen

Nyhavn (Porto Novo)

Muito movimentada durante o verão, esta antiga região portuária foi totalmente revitalizada e hoje é um canal cerceado por pitorescos prédios coloridos, que abrigam bares e restaurantes.

Nyhavn Foto: Teresa Perez Tours

Nyhavn
Foto: Teresa Perez Tours

Tivoli

Construído em 1843, o Tivoli é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo. O local oferece, além das atrações tradicionais para adultos e crianças, eventos musicais, show com fogos de artifício e outros eventos especiais ao longo do ano.

Tivoli Foto: Teresa Perez Tours

Tivoli
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Vesterbrogade, 3, Copenhagen
Tel: 45 33151001
www.tivoli.dk

Louisiana Museum of Modern Art

Situado em um edifício icônico à beira-mar, este museu é um dos mais visitados do mundo. Abriga extensa coleção de arte moderna e contemporânea, 400 obras artísticas pré-colombianas, além de grande apanhado de design dinamarquês que, cada vez mais, ganha o mundo. Destaque ainda para o jardim, com esculturas de Max Ernst e Joan Miró, entre outros.

Museu Louisiana Foto: Teresa Perez Tours

Museu Louisiana
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Gl Strandvej, 13, Humlebæk
Aproximadamente 40km de Copenhagen
www.louisiana.dk

*Onde comer?

Noma [TEMPORARIAMENTE FECHADO]

Localizado em um antigo entreposto de bacalhau, o Noma foi intitulado, por diversos anos consecutivos, o melhor restaurante do mundo pela consagrada revista britânica The Restaurant.

A cozinha é comandada pelo chef René Redzepi e seus mais de 25 cozinheiros, de diversas nacionalidades. No cardápio, opções de pratos da gastronomia local, feitos com técnicas bastante modernas e apresentados de maneira criativa. Apesar dos ares de sofisticação, o lugar não tem toalhas ou talheres nas mesas, até porque a maioria dos pratos deve ser comida com as mãos. O mais importante para uma refeição no Noma é, simplesmente, não se atrasar. O próprio chef costuma esperar na porta, no horário marcado, para recepcionar e dar as boas-vindas aos clientes.

Noma Foto: Teresa Perez Tours

Noma
Foto: Teresa Perez Tours

 

Cap Horn

Na turística rua Nyhavn, o Cap Horn se destaca por ser um dos poucos a manter a fachada e interior originais do edifício onde está instalado.

Conta com uma grande seleção de carnes e vegetais orgânicos, assim como o café, o chá e muitos dos vinhos e cervejas oferecidos no menu. Leia mais aqui.

Cap Horn Foto: Teresa Perez Tours

Cap Horn
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Nyhavn, 21, Copenhagen
Tel: 45 33128504
www.caphorn.dk

A.O.C

Aposta na cozinha nórdica moderna. Os chefs Ronny Emborg e Michael Munk são cuidadosos na hora de escolher os fornecedores de cada ingrediente que será servido, enquanto o premiado sommelier Christian Aaro Mortensen é impecável na harmonização entre os pratos e vinhos.

A.O.C. Foto: Teresa Perez Tours

A.O.C.
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Dronningens Tvaergade, 2, Copenhagen
Tel: 45 33111145
www.restaurantaoc.dk

*Onde ficar?

Hotel d’Angleterre

Não há em Copenhagen um palco que tenha recebido mais comemorações de momentos históricos da Dinamarca que os salões do Hotel d’Angleterre. Inaugurado em 1755, o hotel assistiu a todas as transformações pelas quais o país passou – leia mais aqui.

Foto: Hotel d'Anglaterre

Foto: Hotel d’Anglaterre

O grande destaque é que mesmo com tanta história, o d’Angleterre, depois de uma super reformulação, continua atualizado e cheio de estilo. Os serviços são dos melhores da cidade, tem um spa fantástico que ocupa todo o subsolo do edifício, além do restaurante Marchal que conta com uma estrela no Guia Michelin.

Foto: Hotel d'Anglaterre

Foto: Hotel d’Anglaterre

Mesmo hoje, as comemorações continuam acontecendo no hotel: o champagne bar Balthazar é um dos lugares mais badalados de Copenhagen aos finais de semana.

Foto: Hotel d'Anglaterre

Foto: Hotel d’Anglaterre

Onde encontrar:
www.dangleterre.dk

Nimb Hotel

O Nimb Hotel está localizado no centro da cidade, dentro do famoso parque Tivoli.

Foto: Nimb Hotel

Foto: Nimb Hotel

Dispõe de apenas 14 confortáveis quartos, cada um com decoração única.

Foto: Nimb Hotel

Foto: Nimb Hotel

As cozinhas dinamarquesa, europeia clássica e francesa são servidas nos quatro restaurantes do hotel, que ainda conta com um bar e uma ampla adega, ótima para jantares em família.

Foto: Nimb Hotel

Foto: Nimb Hotel

Onde encontrar:
www.nimb.dk

Skt Petri Hotel

O Skt Petri Hotel está localizado no coração do famoso Latin Quarter próximo a diversos restaurantes e cafeterias.

Foto: Hotel Skt Petri

Foto: Hotel Skt Petri

Seu design é moderno, com linhas retas e grandes janelas. Os elegantes quartos e suítes são amplos e mesclam o branco com cores vivas.

Foto: Hotel Skt Petri

Foto: Hotel Skt Petri

O hotel conta com uma Brasserie que serve cozinha italiana moderna, além de um exclusivo bar de coquetéis.

Foto: Hotel Skt Petri

Foto: Hotel Skt Petri

Onde encontrar:
www.sktpetri.com

*Clique aqui para ler mais dicas de Copenhagen!

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]