Dicas de Búzios

Por Teresa Perez Tours

Revelada para o mundo na década de 1960, após a ilustre visita da atriz francesa Brigitte Bardot, Armação dos Búzios – ou apenas Búzios, como é carinhosamente chamada – está a 165km do Rio de Janeiro e a 588km de São Paulo, na Região dos Lagos fluminense.

Conhecida como “Saint-Tropez brasileira”, por influência de Bardot e também por receber o jet set internacional, a cidade ainda mantém o charme de sua antiga vila de pescadores e arquitetura de madeira rústica está presente em muitas casas e estabelecimentos de moradores locais.

Em uma península de 8 km de extensão, Búzios abriga 23 praias de características distintas e infraestrutura que vai do rústico ao sofisticado. A vegetação, remanescente da Mata Atlântica, completa o cenário cinematográfico de beleza singular.

Búzios Foto: Teresa Perez Tours

Búzios
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

Orla Bardot e Praia da Armação

A orla Bardot, considerada uma continuação da Rua das Pedras, é onde está a Praia da Armação, sempre colorida pelos barcos de pesca que ali ficam ancorados.

O bucolismo se faz presente através de decks de madeira e das esculturas dos visitantes famosos, como a atriz francesa Brigitte Bardot e o presidente Juscelino Kubitschek, além dos pescadores, que também foram homenageados através de monumento.

Orla Bardot Foto: Teresa Perez Tours

Orla Bardot
Foto: Teresa Perez Tours

Praia João Fernandes

Cercada por hotéis, pousadas e condomínios de luxo, a praia tem águas calmas, ideais para a prática de caiaque.

A praia costuma ser parada obrigatória nos passeios de escuna, por conta de seus inúmeros costões, possibilitando uma visão magnífica aos praticantes de snorkel. Com excelente infraestrutura de bares e restaurantes, a João Fernandes é uma das favoritas dos turistas nacionais e estrangeiros.

Praia João Fernandes Foto: Teresa Perez Tours

Praia João Fernandes
Foto: Teresa Perez Tours

Praia dos Ossos

Com orla arborizada, charmosas casinhas de pescadores e repleta de barcos de pesca, a praia tem visual bucólico e beleza digna de cartão postal.

Do lado esquerdo, fica a igreja de Sant’Ana e o Iate Clube de Búzios. Seguindo pela direita é possível chegar até a praia da Azeda. Ótima para boas fotografias e para aproveitar em família.

Praia dos Ossos Foto: Teresa Perez Tours

Praia dos Ossos
Foto: Teresa Perez Tours

Praia Brava

Dividida em 2 trechos, a Praia Brava é considerada pelos visitantes frequentas como bonita e selvagem.

Um de seus lados tem quiosques e restaurantes durante toda sua faixa de areia, enquanto o outro lado – que pode ser acessado andando por um caminho de pedras – é mais reservado e calmo.

Praia Brava Foto: Teresa Perez Tours

Praia Brava
Foto: Teresa Perez Tours

Praias da Azeda e da Azedinha

O acesso à praia se dá de 2 formas distintas, porém igualmente cênicas: uma escadaria de madeira – que permite a visão desde o alto do morro para o mar e para o horizonte – ou via barco a partir da praia dos Ossos – permitindo o vislumbre da imensidão azul.

A poucos metros à direita, em um curto caminho de pedras, é possível acessar a praia da Azedinha, que é facilmente percorrida em 40 passos. Contornadas por paredões rochosos e vegetação abundante, as praias se tornaram áreas de proteção ambiental.

Nos dias mais movimentados é concorrido um lugar em sua estreita faixa de areia.

Praia Azeda Foto: Teresa Perez Tours

Praia Azeda
Foto: Teresa Perez Tours

Praia da Ferradura

A praia é uma das favoritas das famílias com crianças e dos adeptos dos esportes náuticos por conta de seu mar calmo e sua atmosfera tranquila.

É onde se localizam algumas das melhores estruturas hoteleiras de Búzios.

Praia da Ferradura Foto: Insólito Boutique Hotel

Praia da Ferradura
Foto: Insólito Boutique Hotel

*Onde comer?

Satyricon

No Satyricon, imperam os frutos do mar da melhor qualidade.

Logo na entrada do restaurante, 2 balcões exibem peixes frescos, vistosas lagostas e outros crustáceos para a escolha dos clientes. O cardápio apresenta ainda pratos da cozinha mediterrânea e deliciosos risotos.

Satyricon Foto: Divulgação

Satyricon
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 500, centro, Búzios
www.satyricon.com.br

Sollar De Búzios

O renomado chef italiano Dani Braga demonstra todo o seu amor pelo queijo mozzarella em pratos italianos elaborados à base da iguaria, produzida artesanalmente.

O gracioso Sollar ocupa uma bela casa do século 18, que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Sollar de Búzios Foto: Divulgação

Sollar de Búzios
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Avenida José Bento Ribeiro Dantas, 994, Búzios
Tel: 22 26235392
www.sollarbuzios.com.br

Farinatta

O Farinatta prima pela exclusividade. Funciona apenas aos fins de semana e mediante reservas antecipadas.

Em um espaço intimista, quem atende os clientes é a própria chef Eloisa, que recita o cardápio do dia. De sua cozinha saem clássicos e pratos experimentais da gastronomia italiana.

Farinatta Foto: Divulgação

Farinatta
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Avenida Enseada do Albatroz, 116, Búzios
Tel: 22 26231934
www.farinatta.com.br

*Onde ficar?

Insólito Boutique Hotel

A integração com a natureza dá o tom no Insólito, que segue uma proposta de criatividade e sofisticação, com grande enfoque no design e inspirações artísticas. O hotel está de frente para a praia da Ferradura, uma das mais belas de Búzios.

Foto: Insólito Boutique Hotel

Foto: Insólito Boutique Hotel

Foto: Insólito Boutique Hotel

Foto: Insólito Boutique Hotel

Foto: Insólito Boutique Hotel

Foto: Insólito Boutique Hotel

Seus quartos e suítes são decorados de maneira única, com elementos que enaltecem a cultura brasileira, como obras de arte e livros, mostrando a preocupação histórica e cultural que permeia todo projeto do Insólito.

Foto: Insólito Boutique Hotel

Foto: Insólito Boutique Hotel

Grandes destaques, o projeto paisagístico do hotel foi assinado por Anouck Barcat e a iluminação, quase teatral, por Maneco Quinderê.

Onde encontrar:
www.insolitos.com.br

Consulte-nos para ter seu roteiro personalizado por Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]