Dicas da Turquia: Istambul

Por Teresa Perez Tours

Depois de passear (até de balão) pela Capadócia, confira as dicas de Istambul!

Efervescente e bela, Istambul é a única cidade no mundo que está dividida em dois continentes, o europeu e o asiático. A cidade ocupa os dois lados do Estreito de Bósforo que divide o Mar Negro e o Mar de Marmara.

IstambulFoto: Teresa Perez Tours

Istambul
Foto: Teresa Perez Tours

Abrigando os tesouros dos impérios Romano, Bizantino e Otomano, Istambul ostenta riquezas históricas incomparáveis, refletidas nos magníficos monumentos que a enfeitam, representando um imenso relicário.

IstambulFoto: Teresa Perez Tours

Istambul
Foto: Teresa Perez Tours

Emblemática, a cidade era chamada de Constantinopla até 1453, quando o Império Otomano decretou o fim do Império Bizantino. Durante o Império Otomano, ambos os nomes, Constantinopla e Istambul, foram usados. Istambul só se tornou oficial em 1923, quando a República da Turquia foi fundada. Por muitos séculos foi um riquíssimo entreposto comercial entre a Europa e a Ásia, bem como ponto de chegada da Rota da Seda.

Embora não seja mais a capital da Turquia, Istambul é a maior e mais importante cidade do país. São diversas atrações que merecem destaque e impressionam por seu patrimônio histórico, religioso e cultural.

1. Turquia-2

Istambul
Foto: Teresa Perez Tours

IstambulFoto: Teresa Perez Tours

Istambul
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

Ayasofya (Santa Sophia)

A Igreja da Divina Sabedoria é a construção mais impressionante de Istambul. Erguida no século 6 pelo Imperador Justiniano, foi considerada até o ano de 1453 a maior igreja cristã. Com a queda de Constantinopla frente ao Império Otomano, foi convertida em mesquita e ganhou mais adornos em sua decoração, como fontes, túmulos e minaretes. Além de sua construção, mosaicos bizantinos espalhados pelo interior da igreja, especialmente em sua cúpula, são impressionantes. Outro ponto alto é a Fonte da Ablução, que servia para rituais de lavagens.

AyasofyaFoto: Teresa Perez Tours

Ayasofya
Foto: Teresa Perez Tours

Sultan Ahmet Camii (Mesquita Azul)

A mesquita é chamada de Azul devido aos azulejos Iznik em seu interior. Visitantes são bem-vindos na maior parte do dia, porém, como é uma mesquita ativa para orações, fica fechada durante meia hora para as cinco orações diárias. Às sextas-feiras pode ficar mais tempo fechada por ser um dia sagrado para os muçulmanos. O grande atrativo é observar as cúpulas por dentro e por fora, pintadas com seus desenhos de arabescos floreados e os 6 minaretes, que tornam o seu edifício um dos mais famosos do mundo.

ultan Ahmet Camii (Mesquita Azul)Foto: Teresa Perez Tours

ultan Ahmet Camii (Mesquita Azul)
Foto: Teresa Perez Tours

Topkapi Sarayi (Palácio Topkapi)

Monumental conjunto arquitetônico que serviu de residência dos sultões por quase 400 anos. Seus diversos pavilhões e pátios formavam o coração do Império Otomano. Em 1924 o palácio foi transformado em museu aberto ao público e deste então é uma das atrações mais visitadas da cidade. Sugerimos chegar cedo e visitar primeiro o Harém, um labirinto de luxuosos salões onde viviam as mulheres e concubinas dos sultões. Outro ponto imperdível é o andar dos tesouros que conta com incríveis trabalhos em ouro e pedras preciosas, verdadeiras relíquias deixadas pelos sultões.

Topkapi PalaceFoto: Teresa Perez Tours

Topkapi Palace
Foto: Teresa Perez Tours

Kapali Çarsisi (Grand Bazaar)

É o maior mercado da Turquia, repleto de artesanatos como os tapetes turcos, cerâmica, trabalhos em mosaico, trabalhos em cobre, itens em couro, algodão, alabastros entre outras antiguidades. São mais de 4 mil tendas onde se deve barganhar pelo menor preço.

Grand BazaarFoto: Teresa Perez Tours

Grand Bazaar
Foto: Teresa Perez Tours

Passeio de barco pelo Canal de Bósforo

Imperdível é o cruzeiro pelo canal do Bósforo, ideal para apreciar toda a beleza de suas margens, a riqueza dos palácios e a arquitetura que enaltece a cidade de Istambul.

Passeio de barco pelo BósforoFoto: Teresa Perez Tours

Passeio de barco pelo Bósforo
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde fazer compras?

Armaggan

Distribuída em andares ecleticamente decorados, essa loja apresenta sofisticados produtos como joias, acessórios, objetos de arte e de decoração e tecidos tingidos naturalmente. Todos os itens são produzidos por artesões e designers locais e exaltam a cultura turca.

Onde encontrar:

Nuruosmaniye Caddesi, 65, Istambul
Tel: 90 212 52244 33
www.armaggan.com

Sevan Bicakci

Premiado joalheiro, Sevan Bicakci é conhecido principalmente pelos anéis que confecciona – as peças possuem impressionantes miniaturas de monumentos e símbolos locais, além de animais encrustados em pedras preciosas – verdadeiras obras de arte. A loja vende também brincos e braceletes.

Onde encontrar:

Sair Nedim Caddesi, 3 (1A), Istambul
Tel: 90 212 23691 99
www.sevanbicakci.com

Mehmet Cetinkaya Gallery

Essa loja vende sofisticadas tecelagens como suzanis (tecido de bordado) e tapetes do século 19 em perfeitas condições, além de kilims (tapetes de oração ou decorativos) e tecidos de todo o mundo.

Onde encontrar:

Tavukhane Sokak, 7, Kucuk Ayasofya Caddesi, Sultanahmet, Istambul
Tel: 90 212 5176808
www.cetinkayagallery.com

*Onde comer?

A Turquia é famosa pelo uso abundante de vegetais e temperos. Consequente de sua cultura milenar, a culinária turca traz o legado de uma cozinha imperial, na qual centenas de cozinheiros especializados em diferentes tipos de pratos tentavam agradar o paladar real. Além disso, sua estratégica localização entre o oriente e o mediterrâneo contribuiu para a formação de uma cozinha única que mistura tão bem os sabores ocidentais e orientais.  Entre os pratos mais apreciados pelos turcos está a Çorbasi, famosa sopa de iogurte com grãos ou arroz, que é tomada a qualquer hora do dia. Há muitos pratos feitos com berinjela e pimentões, como o Karniyarik, berinjela recheada com carneiro moído, pinhão e passas.  Dentre as bebidas alcoólicas, a preferida é o raki (leite de leão), um drinque feito de anis, transparente ou de coloração esbranquiçada quando se acrescenta água. A bebida acompanha peixes ou entradas, chamadas mezes. A bebida do dia a dia dos turcos são os chás. Preparados com açúcar, sem leite, feitos no samovar, uma grande chaleira de metal. Os mais usados são o chá preto, chá de laranja e de maçã. Durante o período do Ramadan, os horários de funcionamento podem sofrer alterações, bem como podem ser suspensos os serviços ao ar livre e a oferta de bebidas alcoólicas.

Zeyrekhane 

O Restaurante Zeyrekhane está na parte alta da cidade de Istambul, em uma construção histórica, de arquitetura bizantina. A gastronomia otomana é saboreada no terraço, com belíssimas vistas para o Golden Horn.

Restaurante ZeyrekhanFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Zeyrekhan
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Sinanaga Mah, Ibadethane Arkasi Sok, Istambul
Tel: 90 212 5322778
www.zeyrekhane.com

Vogue

Sofisticado e moderno, o restaurante no último andar de um arranha-céu é lugar da moda e oferece culinária é mediterrânea. Ao entardecer, o bar ganha movimento alegre e elegante.

Restaurante VogueFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Vogue
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Spor Caddesi, BJK Plaza, A Block, 48, 13th floor, Akaretler, Beþiktaþl, Istambul
Tel: 90 0212 2274404
www.voguerestaurant.com

Ulus 29 Restaurant and Club

Um dos restaurantes mais trendy de Istambul, está ambientado em estilo turco moderno e cercado por um belo terraço, com vista para o Canal de Bósforo e suas pontes. Da cozinha saem lagostas, sushis e interpretações modernas da culinária local. Os mais animados podem esticar o programa no mesmo endereço, ficando para dançar no Club 29.

Restaurante Ulus 29Foto: Teresa Perez Tours

Restaurante Ulus 29
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

1 Kireçhane Sokak, Adnan Saygun Caddesi, Ulus Park, Istambul
Tel: 90 21 2265 6181
www.group-29.com

*Onde ficar?

Four Seasons Hotel Istanbul at The Bosphorus

O Four Seasons Istambul at The Bosphorus está instalado em um palácio do século 14 e conferiu à propriedade um novo e eclético espírito.

Foto: Hotel Four Seasons Istambul at the Bosphorus

Foto: Four Seasons Hotel Istambul at the Bosphorus

Conta com completa infraestrutura com spa, ótimos restaurantes e uma piscina com vista fantástica para a costa asiática da cidade, além da excelência do serviço característico dos hotéis Four Seasons.

Foto: Four Seasons Hotel Istambul at the Bosphorus

Foto: Four Seasons Hotel Istambul at the Bosphorus

Onde encontrar:
www.fourseasons.com/bosphorus

Park Hyatt Istanbul Macka Palas

O Park Hyatt Istanbul Maçka Palas está instalado em um elegante prédio de arquitetura art decó, com um moderno design interior. Localiza-se na sofisticada área residencial e de compras de Nisantasi, próximo das melhores lojas da cidade.

Foto: Park Hyatt Macka Palas

Foto: Park Hyatt Macka Palas

Para desfrutar de tratamentos com exclusividade, o spa oferece 25 salas com sauna a vapor e banheira de hidroterapia.

Foto: Hotel Park Hyatt Macka Palas

Foto: Hotel Park Hyatt Macka Palas

Onde encontrar:
istanbul.park.hyatt.com

The Ritz-Carlton Istanbul

No coração da fascinante Istambul, o The Ritz-Carlton é uma bela morada para quem busca conforto e bom atendimento na cidade que se divide entre a Europa e a Ásia. A decoração dos quartos é inspirada nas tradições turcas e utiliza as mais avançadas tecnologias. Os banheiros, além de espaçosos, são revestidos com os famosos azulejos iznik.

Foto: Hotel Ritz-Carlton Istambul

Foto: Hotel Ritz-Carlton Istambul

Pela mistura de culturas que a Turquia é, o hotel tem opções de restaurantes para os que buscam os pratos típicos e para aqueles que preferem se deliciar com clássicos internacionais – e todos os espaços têm vista para o belo Estreito do Bósforo. Para completar a lista de benefícios de ser um hóspede no The Ritz-Carlton, basta ver a lista de tratamentos oferecidos em seu spa, o único de toda Istambul a céu aberto.

Foto: Hotel Ritz-Carlton Istambul

Foto: Hotel Ritz-Carlton Istambul

Onde encontrar:
www.ritzcarlton.com

Vault Karaköy, The House Hotel

No bairro boêmio de Karaköy, em meio a prédios históricos, galerias de arte, museus, bares e restaurantes, está o Vault Karaköy, The House Hotel. Situado em um prédio que costumava ser um banco, ele mostra a Istambul de antes e a de agora, através de seu estilo clássico contemporâneo. Kasa Lokanta, o restaurante, serve aos hóspedes comida internacional e pratos turcos com uma composição contemporânea.

Foto: Vault Karaköy The House Hotel

Foto: Vault Karaköy, The House Hotel

O hotel tem ainda uma adega subterrânea de onde os hóspedes podem escolher vinhos. E, por último, o spa, todo de mármore branco, oferece tratamentos e massagens que podem ser individuais ou para casais.

Foto: Vault Karaköy, The House Hotel

Foto: Vault Karaköy, The House Hotel

Onde encontrar
www.thehousehotel.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]