Dicas da Turquia: Capadócia

Por Teresa Perez Tours

Poucos países são tão impregnados de história e tantas culturas milenares. Testemunha de acontecimentos que marcaram civilizações, a Turquia guarda genuínos tesouros da humanidade, adornados pelo alegre e animado movimento de suas principais cidades.   Fascinante pedaço de terra incrustado entre a Europa e a Ásia, banhada pelo Mediterrâneo, Mar de Marmara e Mar Egeu, a Turquia oferece um panorama inesperado e sedutor, com surpreendentes e variadas paisagens, monumentos majestosos, excelente gastronomia, além do rico artesanato que justifica um passeio pelos mercados.   A região conhecida como Ásia Menor é a síntese do Oriente com o Ocidente, oferecendo aos visitantes a oportunidade única para aprender e apreciar a cultura deste povo tão caloroso e autêntico.

Permeada de mistérios e belezas naturais exóticas, a Capadócia é a região mais fascinante da Turquia, remetendo às mais antigas civilizações.  Local de constituição geológica única, resultado de sucessivas erupções vulcânicas e da ação dos ventos, as rochas foram se transformando em inusitadas formações chamadas Chaminés de Fadas . São milhares de conjuntos de pináculos e mesetas rochosas onde os cristãos perseguidos durante o período bizantino esculpiram as suas habitações, igrejas e fortalezas, formando autênticas cidades subterrâneas.

Capadócia vista dos balõesFoto: Teresa Perez Tours

Capadócia vista dos balões
Foto: Teresa Perez Tours

*O que fazer?

Cidadela natural de ​​Uçhisar

Uçhisar é uma cidade totalmente feita nas rochas, situada no ponto mais alto da Capadócia. O atrativo da visita é subir através de túneis até a fortaleza mais elevada, denominada como o Kale, caracterizada por uma formação de rochas vazadas com túneis e buracos, interligando as diversas salas. Atingindo o cume, a vista panorâmica é de tirar o fôlego.

UçhisarFoto: Teresa Perez Tours

Uçhisar
Foto: Teresa Perez Tours

Cidade subterrânea de ​​Kaymakli

Escondida em uma colina, Kaymakli é uma cidade subterrânea escavada em pedras vulcânicas, de até 8 andares abaixo do solo. Ela serviu para que os primeiros cristãos se protegessem das perseguições que sofriam.

KaymakliFoto: Teresa Perez Tours

Kaymakli
Foto: Teresa Perez Tours

Vale de ​​Göreme

Por ter sido um importante centro cristão nos primórdios da Idade Média, a cidade conta com 356 igrejas esculpidas nas rochas. As paredes são decoradas com primitivos afrescos do século 11 e 12. Dentre as mais visitadas, ressaltamos: Karanlik Kilise, Elmali Kilise e Tokali Kilise. Além disso, a cidade possui tradição na fabricação de tapetes orientais.

Vale de GöremeFoto: Teresa Perez Tours

Vale de Göreme
Foto: Teresa Perez Tours

Passeios de Balão

Voar pelos céus da Capadócia a bordo de um balão de ar quente, observando a formação geológica única da região, é um passeio inesquecível. Tradicionalmente os voos são realizados entre abril e outubro, quando os céus estão mais claros e com menos vento. Porém, é possível observar alguns balões durante o inverno também. Consulte o concierge do hotel para mais informações de horários e itinerários.

Passeio de balãoFoto: Teresa Perez Tours

Passeio de balão
Foto: Teresa Perez Tours

*Onde comer?

Sömine Restaurant

Considerado o melhor restaurante da Capadócia, o Sömine, que significa chaminé em turco, serve especialidades locais e cozinha internacional em um ambiente acolhedor.

Restaurante SömineFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Sömine
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Cumhuriyet Meydani, 4, Urgup
Tel: 90 384 3418442
www.sominerestaurant.com

Ziggy Cafe

Localizado em uma casa de pedra primorosamente restaurada, o Ziggy Café é uma versão moderna dos antigos caravançarais – espécie de hotel/armazém/entreposto dos mercadores do Império Persa – onde os viajantes e moradores se encontravam. Intimistas, mas espaçosos, três terraços ao ar livre têm uma vista deslumbrante de Urgup. A acolhedora sala de jantar tem poltronas e uma lareira em chamas no inverno. Entre as especialidades estão o meze – estilo de tapa do Oriente Médio; a pastirma – o avô do pastrami moderno; e a borek  – uma torta típica da Turquia.

Restaurante Ziggy CafeFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante Ziggy Cafe
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Tevfik Fikret Caddesi 24, Urgup
Tel: 90 384 3417107
www.ziggycafe.com

Old Greek House Restaurant

Como o nome sugere, esse restaurante está instalado em um antigo prédio grego de 250 anos, que preserva características originais, como afrescos nas paredes de pedra e pinturas nos teto de madeira. No cardápio, tradicionais pratos turcos, preparados de forma caseira pelos donos do local.

Restaurante ​Old Greek HouseFoto: Teresa Perez Tours

Restaurante ​Old Greek House
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Sinasos Village, Mustafapasa, 50420, Urgup
Tel: 90 384 3535306
www.oldgreekhouserestaurant.com

*Onde ficar?

Museum Hotel Cappadocia

O Museum Hotel, situado na belíssima região de Uchisar, cuidadosa restauração que preservou muito a estrutura original de antigas ruínas da região. Devido à sua localização única, seus 30 quartos e suítes, restaurante e terraços oferecem belíssimas vistas panorâmicas do impressionante relevo da Capadócia. O nome do hotel é uma homenagem a toda a coleção de obras de arte que decoram todos seus ambientes.

Foto: Museum Hotel Cappadocia

Foto: Museum Hotel Cappadocia

Foto: Museum Hotel Cappadocia

Foto: Museum Hotel Cappadocia

Foto: Museum Hotel Cappadocia

Foto: Museum Hotel Cappadocia

Onde encontrar:
www.museum-hotel.com

Argos In Cappadocia Hotel

Situado no alto da aldeia de Uçhisar, o Argos In Cappadocia é um hotel boutique construído a partir de cavernas e das ruínas de um antigo mosteiro. São apenas 53 confortáveis quartos conectados por túneis subterrâneos. As típicas habitações são equipadas com facilidades modernas.

Foto: Hotel Argos In Capadocia

Foto: Hotel Argos In Cappadocia

No restaurante, lounge e bar Seki, os visitantes desfrutam da rica cozinha local, drinques e os melhores vinhos da região da Anatólia. Destaque para os jardins e o terraço, de onde é possível apreciar belíssimas vistas panorâmicas que se estendem desde o sopé da Fortaleza de Uçhisar até o Pigeon Valley e o magnífico Monte Argeu.

Foto: Hotel Argos in Cappadocia

Foto: Hotel Argos in Cappadocia

Foto: Hotel Argos In Cappadocia

Foto: Hotel Argos In Cappadocia

Onde encontrar:
www.argosincappadocia.com

Para mais informações, entre em contato para ter seu roteiro personalizado por

Magari blu e Teresa Perez Tours:

[email protected]