Casta Diva wedding

Destination weddings

Destination wedding, termo muito em voga nos dias de hoje, nada mais é do que escolher um destino longe de casa para se casar. A decisão dos noivos pode ter a ver com um sonho, um local especial para o casal, ou simplesmente a praticidade de se aliar uma viagem incrível com os convidados a uma festa mais íntima – e muitas vezes econômica.

O número de destination weddings aumenta a cada ano. A tendência ganha força sobretudo com as noivas brasileiras. Por quê? Marina Dias, assessora de casamentos na empresa A Eventhoteca, explica: “Aqui no Brasil temos um mercado de casamento em que tudo é possível, que não há limite para a criatividade, e que agradar o convidado é o que dá o tom da festa. Acontece que para um grupo de noivos isso está deixando de fazer muito sentido. Festas enormes com um orçamento faraônico deixaram de ser a cara de muitos casais”.

FS Bora Bora

Cerimônia de casamento com ritual local em Bora Bora, no hotel Four Seasons
Foto: Divulgação

Além do tom mais intimista que rege as festas em destinos especiais, uma série de eventos antes e depois do casamento agitam a viagem dos convidados e faz valer a pena o deslocamento e o investimento.

12 Aposteles

Destination wedding na África do Sul:
12 Apostles em Cape Town
Foto: Divulgação

Os destinos escolhidos normalmente têm um quê romântico e de charme, afinal, nada mais justo do que um destination wedding ter cenário de tirar o fôlego, seja no Brasil ou no exterior. 

Casamento no Chateau de Chambord no Vale do Loire na FrançaFoto: Reprodução:Chris+Linn Photographers

Casamento no Chateau de Chambord
No Vale do Loire na França
Foto: Reprodução/Chris+Linn Photographers

Por essas razões, a Itália é um dos destinos mais procurados para celebração de casamentos. Além das paisagens, a excelente comida e os fantásticos vinhos são pontos a favor da opção por um casamento à italiana. E a Toscana é o destino desejo da maioria dos pombinhos brasileiros.

FS Firenze

Casamento no jardim do hotel Four Seasons Firenze
Foto: Divulgação

Carla de Sordi está à frente da empresa Casando na Itália e cuida de tudo que os noivos precisam para realizar o casamento no país. “Fazemos a organização completa, de A a Z. Cuidamos desde a documentação necessária para a cerimônia do casamento, identidade visual, papelaria, foto e filmagem, música para cerimônia, coquetel e festa, maquiagem e cabelo, tanto da noiva, quanto das convidadas, apresentando de 3 a 4 propostas para cada ítem, escolhidos de acordo com o perfil do casal”, ela enumera. A ajuda é bem-vinda, afinal lidar com fornecedores locais pode não ser tarefa fácil.

Casta Diva wedding

Casamento no hotel Casta Diva no Lago di Como
Foto: Divulgação

O mapa-mundi é o limite para a escolha da locação. Fernanda Monfrinatti foi uma dessas noivas que optou por um casamento longe de casa. Ela responde o porquê: “Acredito que as pessoas estão cada vez mais buscando algo diferente, com um formato menos engessado e mais criativo. Um destination wedding te permite fugir de um formato padrão de casamento no Brasil, ter mais tempo com seus convidados, pois o casamento se transforma em mais eventos do que apenas cerimônia e recepção, e quase sempre é realizado em um ambiente onde iríamos em férias. Saindo do Brasil, você pode inovar em decoração, menu, atrações e muitas vezes gastar até menos.”

Destination wedding

Os noivos no Surf Lodge nos Hamptons
Foto: Divulgação

O local escolhido foram os Hamptons, nos Estados Unidos. Com uma pegada hippie-chic, a região de Montauk abrigou o casamento e toda a programação dos convidados, que alugaram bicicletas, andaram nas praias e visitaram o farol. Para Fernanda, o diferencial foi poder fazer uma festa a céu aberto, coisa rara em São Paulo, e que era o seu sonho. Depois da organização do seu próprio casamento, a Fernanda, que mora em Nova York, lançou o serviço Help Bride NYC, assessorando noivas que buscam adquirir o vestido perfeito na cidade, e também organizando casamentos em NY, Miami, Caribe e México.

Ritz Carlton Grand Cayman

Casamento pé na areia no Ritz-Carlton Grand Cayman
Foto: Divulgação

O maior desafio de um destination wedding? A resposta é unânime: a diferença cultural. A assessora Babi Leite dá o exemplo: “Em Buenos Aires na cerimônia religiosa eles não têm padrinhos e nem cumprimentos. A nossa noiva fazia questão dos cumprimentos, o padre aprovou quando conversamos com ele e, no dia do casamento, nos informou que não poderíamos fazer porque não daria tempo – o que foi uma reversão de expectativa para a noiva…”.

Destination wedding

Casamento no hotel Alvear em Buenos Aires
Foto: Divulgação/Beto Riginik

O padrão de serviços e conceitos no exterior costuma ser diferente do brasileiro e para Marina Dias essa também é uma grande luta com os noivos, para que não esperem um casamento como o que aconteceria em um grande espaço de eventos por aqui. “Temos que entender que cada local trabalha de uma forma, com as suas referências e temos que respeitar a cultura e comportamento do local onde será o casamento. Imagino que esse também seja o motivo de casar fora, para fazer algo diferente do que temos por aqui. É claro que conseguimos adaptar muitas coisas e deixar um pouquinho com a nossa cara, mas isso demanda calma, traquejo e muita paciência”, ela complementa.

Casamento em Cabo San Lucas, no MéxicoNo hotel Las Ventanas Al ParaisoFoto: Divulgação

Casamento em Cabo San Lucas, no México
No hotel Las Ventanas Al Paraiso
Foto: Divulgação

Uma outra boa dica para quem se casar fora do Brasil é fazer o casamento civil por aqui. Fernanda Savoia, proprietária da empresa de concierge e assessoria VIP in Italia, explica que, embora brasileiros sem residência na Itália possam se casar no civil por lá, uma série de documentos precisa ser providenciada, inclusive “Nulla Osta”, uma declaração de ausência de impedimentos ao casamento. Depois, o casamento precisa ser validado no Brasil. Para pular a burocracia, a melhor opção é fazê-lo no seu país e deixar o religioso e a festa para o destino escolhido.

Passadas todas as comemorações, a lua de mel é planejada no mesmo local ou em outro destino de fácil acesso dali. Isso sim é que é um sonho de viagem…!

E já que a Toscana é a destination preferida dos noivinhos brasileiros, confira o vídeo divulgado pelo Four Seasons Firenze, com cenas que emocionam, mesmo a gente que nem conhece Paul & Isabel. PLAY!

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.