Descubra o centro de Johannesburgo

Viagens pela África por Fernanda Fleury

Atire a primeira pedra quem nunca falou ou ouviu falar que Johannesburgo é perigosa. Muita gente evita a cidade quando vem para a África do Sul, sem mesmo antes saber o que ela de fato oferece, e acaba passando por aqui somente para ficar em um hotel próximo ao aeroporto que servirá de hub para algum outro destino. Como qualquer outra grande metrópole, a cidade oferece seus riscos, mas está longe de ser um lugar violento. A segurança, principalmente após a Copa, melhorou muito e honestamente desde que me mudei para cá, me sinto bastante segura.

Não é preciso de muito tempo para perceber que a cidade é agradabilíssima: céu azul quase todos os dias do ano, extremamente arborizada, ótimos hotéis e com diversos lugares que valem a visita.

Dito isso, tenho hoje duas dicas diferentes para quem estiver por aqui e quiser explorar o centro de Johannesburgo (também conhecido como CBD). Logo após o apartheid, muitas empresas que ali estavam acabaram migrando para outros bairros da cidade e o local foi de certa forma abandonado. Com o passar do tempo e com o intuito de promover o centro, novos restaurantes e cafés charmosos estão abrindo suas portas por lá.

fsf CBD

CBD, o centro de Johannesburgo
Foto: Reprodução

Vale a pena você conhecer:

SAB World of Beer

Depois de percorrer as vinícolas de Cape Town e experimentar os diversos vinhos da região, porque não dar a chance para a saborosa cerveja sul africana? Localizado no centro da cidade, o SAB World Museum foi inaugurado em 1995 pela SAB (South African Breweries) – uma das maiores cervejarias do mundo – para celebrar o ano em que o time do país venceu a Copa do Mundo de Rugby (esporte bastante tradicional no país) e o centenário da empresa. Com mais de 200 marcas, a SAB é líder na África do Sul e exporta seu produto para os cinco continentes.

fsf SAB

SAB World Museum, o museu da cerveja
Foto: Reprodução

O museu oferece um tour guiado bem interativo sobre a história da cerveja.  Você aprenderá como ela era produzida antigamente e como foi se aperfeiçoando ao longo do tempo. Irá percorrer todas as etapas do processo de fermentação até chegar na parte mais legal do tour, onde poderá saborear gratuitamente, no “Tap Room”, algumas das marcas mais famosas da cervejaria. O bar, que fica no último andar do prédio, conta com diversas mesinhas internas e externas e ambiente bem aconchegante. Para quem tiver fome, ainda oferecem um cardápio com hambúrgueres, sanduíches, wraps e acompanhamentos.

fsf SAB2

SAB World of Beer
Foto: Reprodução

Vale a visita!

Onde encontrar:
www.worldofbeer.co.za

 Neighbourgoods Market

Está aqui em Johannesburgo no final de semana e quer fazer um programa típico do sul africano? Vá ao Neighbourgoods Market! Criado em 2011 e aberto todos os sábados, o mercado está localizado no bairro de Braamfontein (CBD) e ocupa dois andares de um prédio de concreto super descolado na região. A versão original do Neighbuorgoods começou em Cape Town e deu tão certo por lá que trouxeram a mesma versão para cá. Além de gente jovem e bonita, você encontrará desde roupas até várias barraquinhas de comidinhas deliciosas que são vendidas fresquinhas na hora para serem provadas lá mesmo. Tem de tudo, de diversas nacionalidades e para todos os gostos! Se aventure nos famosos churrascos de hambúrguer croata, nas empanadas argentinas, paellas, crepes de nutella, ostras fresquinhas com espumante e mais uma infinidade de outras guloseimas!

fsf Neighborhood Market 1

Neighbourgoods Market
Foto: Reprodução

Como o mercado é bastante popular, costuma ficar bem cheio próximo a hora do almoço. Mas não se preocupe! O segundo andar tem diversas mesinhas caso você prefira comer sentado. Leve dinheiro pois o lugar não aceita cartão de crédito.

fsf NeigborhoodMarket3

Neighbourgoods Market
Foto: Reprodução

O Neighbourgoods Market acontece todos os sábados, das 9h00 às 15h00 e o endereço é 73 Juta Street, Braamfontein.

Além destas duas sugestões, vale a pena você conferir também as excelentes dicas que a Teresa Perez já deu aqui no Magari Blu sobre Johannesburgo!

Até a próxima!

*Fernanda Fleury é publicitária e em 2012 mudou-se para Joanesburgo na África do Sul. Desde então, tem mergulhado na cultura e nos destinos maravilhosos no continente africano. Em sua coluna, divide com os leitores as suas viagens e dicas, desde os roteiros mais tradicionais aos passeios exóticos e inusitados pelos vários países da África.