Crianças no avião

Janeiro é época de viajar com as crianças para aproveitar as férias. Mas voos longos são sempre sinônimo de preocupação para os pais e, talvez mais ainda, para os demais passageiros. Afinal, quem nunca se sentou ao lado de um bebê que passou a viagem toda chorando?

Confira algumas dicas para previnir incômodos para todos durante o voo:

– As queixas mais comuns dos pequenos decorrem de dores: dor de ouvido, cólica, dor de garganta, gripe e assim por diante. Portanto, se não der para adiar a viagem em caso de doença da criança, certifique-se que os remédios estão na bagagem de mão. Se seu filho já estiver sendo medicado, organize os horários para que a próxima dose possa ser ministrada no início do voo. Não espere que fique muito agitado pois uma vez que abre o berreiro, fica mais difícil de acalmá-lo.

– Carregue brinquedos pequenos, tablet, jogos eletrônicos, livros, ou qualquer outro objeto de entretenimento que agrade ao seu filho. Muitas vezes o choro é por falta de ter o que fazer no avião. Temos que concordar que não tem nada de divertido em ficar olhando para a parede ou para as costas do assento da frente, não é? Leve itens que captem a atenção da criança e conte também com os filmes infantis que passam no voo.

– Planeje bem a bagagem de mão para que fique de fácil manuseio. Uma boa ideia é separar kits em necessaires ou saquinhos. Assim você tira da maleta só o que é necessário, inclusive se for o caso de trocar a criança no banheiro. Não se esqueça também de sempre levar uma muda de roupa.

– Separe papinhas ou lanches para que seu filho faça uma boquinha fora de hora se estiver com fome. Atente-se para o limite de líquidos até 100ml na bagagem de mão.

– Para amenizar o desconforto nos ouvidos na aterrissagem, ensine ao seu filho o velho método de abrir a boca e bocejar. Caso ele ainda seja pequenininho, a chupeta ou chupar uma bala são as melhores formas para aliviar a dor causada pela mudança de pressão.

Children on the plane

Foto: Reprodução

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.