Costa Amalfitana

Por Teresa Perez Tours

Pequenos vilarejos debruçados em inacreditáveis penhascos de rocha sobre o Mar Mediterrâneo e seu azul surpreendente. Este é o retrato da Costa Amalfitana, península logo ao sul de Nápoles, uma das regiões de costa mais belas da Europa, que compreende o trecho que vai de Salerno a Sorrento.

A Costa ganha uma alegre agitação durante os meses de verão e primavera, quando pessoas de todas as idades enchem seus charmosos cafés e caminham por suas pequenas e sofisticadas cidades.

Passeios de barco são uma deliciosa maneira de vivenciar o irresistível espírito do Mediterrâneo, desfrutando da natureza e passeando pelos agradáveis vilarejos.

 

 *O que fazer?

PASSEIOS

Capri

A ilha de Capri está a cerca de 30 minutos de barco a partir de Positano. Tornou-se famosa especialmente na década de 1950, por ter sido então descoberta pelo jet set internacional, recebendo muitos artistas e famosos. É um dos destinos mais populares na Itália e possui magnífica costa e diversas lojas e cafés charmosos.

Para quem não vai hospedar-se em Capri, sugerimos passeio de dia inteiro tomando o aliscafo em Sorrento ou Positano. Para quem fica na ilha, a melhor hora para fazer uma caminhada e se perder pelas estreitas ruas é a partir das 17h, quando os visitantes de um dia retornam ao continente. Sugerimos alugar um barco – sem dúvidas a melhor forma de conhecer e compreender o traçado da ilha e alcançar os lugares mais remotos, nem sempre acessíveis por terra. Alguns locais, como a Grotta Azzurra, apesar de muito bonitos e famosos, são bastante turísticos.

1.1 Capri

Capri
Foto: Teresa Perez Tours

– Amalfi

Cidade que inspirou o nome Costa Amalfitana, Amalfi oferece uma atmosfera com todos os atrativos tipicamente italianos: é vibrante, histórica e bela. Um passeio a pé pelo centro histórico é agraciado também pelas vistas de outros vilarejos da região, e o mar abaixo da encosta vertical.

1.2 Amalfi

Amalfi
Foto: Teresa Perez Tours

– Ravello  

Localizado no ponto mais alto da Costa, Ravello é também o mais romântico, calmo e exclusivo vilarejo da região. Marcado por villas históricas restauradas e belíssimos jardins, oferece a vista mais espetacular de todas. Sugerimos agradável passeio a pé pelo emaranhado de ruas onde a beleza é superlativa sob todos os ângulos.

1.3 Ravello

Ravello
Foto: Teresa Perez Tours

– Positano

Positano, a cidade mais fotogênica da Costa Amalfitana, está apoiada contra a encosta de pedra com muitas casas multicoloridas que parecem ter sido construídas coladas umas nas outras, e ruas praticamente verticais, muitas delas de fato em forma de escadas.

Tendo sido no passado uma pacata vila de pescadores, Positano é hoje uma cidade pitoresca, com inúmeros atrativos para quem passeia por suas passagens estreitas e coloridas lojas, animados bares e cafés. Tesouros arquitetônicos, históricos e artísticos podem ser encontrados em cada esquina, como, por exemplo, a Igreja de Santa Maria Assuta, no centro da cidade.

Positano conta com duas praias, espremidas entre a encosta e o Mar Mediterrâneo: Fornillo, a menor, mais reservada e com um clima mais relax, tem acesso apenas por uma escadaria para quem vem do alto, ou por uma trilha, para quem vem da outra praia; e a Spiaggia Grande, maior, mais agitada, e onde os ferrys atracam. À noite, a pequena cidade é atraente para quem busca uma animada vida noturna.

1.4 Positano

Positano
Foto: Teresa Perez Tours

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Il Riccio

Restaurante e Beach Club, o Il Riccio tem como especialidades frutos do mar. O acesso pode ser feito por terra (alugar uma moto é uma opção aos mais aventureiros) ou por mar, em um agradável passeio.

CAPRI PALACE HOTEL

Il Riccio
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Via Gradola, Via Grotta Azzura, 11, Anacapri
Tel: + 39 81 8371380
www.ristoranteilriccio.com

 

– La Savardina

Localizado a cerca de 20min caminhando a partir do centro da cidade pela estradinha que leva à Villa Jovis, onde antigamente foi a casa de verão do Emperador Tiberius (opção para quem quiser esticar o passeio após o almoço). Os pratos são praticamente todos elaborados com ingredientes produzidos localmente e servidos com uma apresentação fantástica.

2.2 Restaurante La Savardina

La Savardina
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Via lo Capo, 8. Capri
Tel: + 39 81 8376300
www.caprilasavardina.com

 

– La Conca Del Sogno

Ambiente simples e rústico, com uma vista lindíssima e culinária deliciosa, com variedade de massas e frutos do mar que podem ser escolhidos na hora.

2.3 Restaurante Conca del Sogno

La Conca del Sogno
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Via San Marciano, 9, Nerano
Tel: + 39 81 8081036
www.concadelsogno.it

 

– Rosselini’s

Situado no alto de uma colina, o elegante restaurante Rossellini’s, classificado com duas estrelas pelo guia Michelin, serve saborosas especialidades preparadas pelo chef Pino Lavarra.

2.4 Restaurante Rossellini's

Rossellini’s
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Hotel Palazzo Sasso
Via San Giovanni Del Toro, 28, Ravello
Tel: + 39 89 818181
www.palazzosasso.com

 

– Max

Localizado em uma charmosa casa local, o restaurante Max tem um ambiente clássico, decorado com uma grande variedade de pinturas do século XVIII. A seleção de vinhos é excelente, ideal para acompanhar os pratos locais.

2.5 Restaurante Max

Max
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Piazza dei Mulini, 22, Positano
Tel: + 39 89 875056
www.ristorantemax.it

 

– Quattro Passi

O restaurante Quatro Passi tem decoração requintada, com vista para o mar, e dispõe de mesas em um agradável terraço. Serve culinária italiana contemporânea, com cardápio sazonal e pratos bem elaborados.

2.6 Restaurante Quattro Passi

Quattro Passi
Foto: Teresa Perez Tours

Onde encontrar:

Via Amerigo Vespucci, Massa Lubrense (aproximadamente 15km ao sul de Sorrento)
Tel: + 39 081 8082800
www.ristorantequattropassi.com

 

 *Onde ficar?

HOTÉIS

– Capri Tiberio Palace (Capri)

Hotel jovem e cheio de personalidade, o Capri Tiberio Palace mistura arquitetura mediterrânea com decoração vintage. Localizado a poucos passos da Piazzeta, dispõe de 60 elegantes e confortáveis quartos e suítes. Instalado no terraço com belas vistas, o restaurante Terrazza Tiberio serve pratos baseados nas cozinhas regional e mediterrânea. O spa completa a experiência, com os exclusivos produtos Sodashi.

3.1 Hotel Capri Tiberio Palace

Foto: Hotel Capri Tiberio Palace

Onde encontrar:
www.capritiberiopalace.it

 

– Grand Hotel Quisisana (Capri)

Originalmente construído em 1845 e restaurando, o Hotel Quisisana dispõe de 148 quartos e belíssima decoração interna – complementada pela beleza natural que se descortina de seus terraços e janelas. No QvisiBeauty, os visitantes desfrutam de relaxantes tratamentos. Entre as opções gastronômicas, os restaurantes servem a alta cozinha mediterrânea, e as gastronomias japonesa e italiana.

3.2 Grand Hotel Quisisana 3

Foto: Grand Hotel Quisisana

Onde encontrar:
www.quisisana.com

 

– Le Sirenuse (Positano)

Localizado na área mais central de Positano, o Le Sirenuse era uma casa de verão pertencente à família Sersale, que a transformou em hotel em 1951. Seus 59 quartos são decorados de maneira única, com móveis e peças de antiguidade, e mantém a atmosfera caseira. O restaurante La Sponda, premiado com uma estrela pelo Guia Michelin, serve especialidades da região.

3.3 Hotel Le Sirenuse

Foto: Hotel Le Sirenuse

Onde encontrar:
www.sirenuse.it

 

– Monastero Santa Rosa Hotel & Spa (Conca dei Marini)

Instalado em um monastério do século XVII, o Monastero Santa Rosa está localizado no pequeno vilarejo de Conca dei Marini, entre Positano e Amalfi. O projeto, que manteve muitas das características da construção original, conta com apenas 20 quartos em estilo contemporâneo, todos com vistas espetaculares para a costa de Amalfi. Belíssimos jardins culminam com a piscina infinita e sua deslumbrante vista do horizonte e do mar.

3.4 Monastero Santa Rosa Hotel & Spa 4

Foto: Monastero Santa Rosa Hotel & Spa

Onde encontrar:
monasterosantarosa.com

 

– Palazzo Avino (Ravello)

Localizado no alto da Costa Amalfitana, o Palazzo Avino, antigamente chamado Palazzo Sasso, foi construído no século 12 e pertencia a uma nobre família. O projeto de renovação assegurou que o edifício mantivesse seu charme original e combinasse um esplendor histórico com elegância moderna e extremo conforto. Destaque para o restaurante Rossellini’s, com duas estrelas no Guia Michelin.

Amalfi Coast in september by elicopter - 22.09.2011

Foto: Palazzo Avino

Onde encontrar:
www.palazzoavino.com