Consuelo Blocker

29/03/2013

A entrevistada desta sexta-feira da Paixão é mais que especial: é a linda e chic Consuelo Blocker que escreve o Consuelo Blog.

consuelo blocker1

Consuelo Blocker
Foto: Consuelo Blog

A Consuelo tem a elegância no DNA: é neta de D. Gabriella Pascolato e filha da mítica Costanza Pascolato. Além disso, mora há mais de 20 anos em Florença e vive viajando por aí, garimpando tendências e registrando tudo em seu blog.

Hoje, para nossa sorte, ela nos conta com exclusividade um pouco da sua vida italiana, seus lugares preferidos na Toscana, além do que mais ama e odeia na Itália!

Confira:

Magari blu: Há quanto tempo você mora na Itália?

Consuelo Blocker: Moro há 23 anos em Florença.

 

Mb: Como foi parar em Florença?

C.B.: Estava trabalhando na Bloomingdale’s em Nova Iorque quando conheci meu ex-marido que me “importou” para cá.

SONY DSC

O charme da rua fiorentina
Foto: Consuelo Blog

Mb: O que você mais ama sobre viver na Itália?

C.B.: Ahhhhh! Quase tudo!  E a coisa mais incrível que reparei há pouco é que me apaixono cada dia mais por este país. A Itália e os italianos são hedonistas e isto reflete em tudo!  Por onde quer que você olhe, tudo é lindo, aí você vira a esquina (ou vai a outra cidade) e descobre mais coisas lindas!  A vegetação, a arquitetura, os perfumes, os mares, o vinho, a comida e os italianos são todos lindos. O clima é bom, e eles tem um montão de férias. Quando cheguei aqui achava preguiçoso da parte deles. Engraçado como a gente se acostuma com coisa boa rápido, não? As férias são quase uma religião aqui… (risos)

 

Mb: E o que mais te tira do sério na Itália?

C.B.: O que mais me tira do sério realmente é a falta de serviço.  Ninguém toma responsabilidade por nada e as coisas demoram séculos para acontecer!

 

Mb: Conte-nos algumas situações marcantes ou engraçadas que você já passou na Itália.

C.B.: Cheguei a convidar para jantar o carinha que seria responsável para colocar a internet na minha casa. Meu namorado na época me achou louca! Realmente, não serviu pra nada. Quando estava aqui há poucos anos, umas amigas daqui viraram para mim e disseram “porque que você usa o lenço assim? Nós aqui não usamos assim…”.  Fiquei chocada! Estava em um supermercado bem pequeno com um monte de aposentados fazendo a compra para o almoço. Na fila do açougueiro, cada um dizia “Ciao Giovanni, me dá 30 gramas de carne, mas macia viu?”, “Buongiorno Giovanni, 40 gramas daquele peito de frango bem fresquinho que meu marido gosta”. E assim por diante. Quando chegou a minha vez, eu que não conhecia o tal, disse: “Buongiorno Giovanni, você sabe o que todo mundo da vizinhança come!” E ele respondeu: “Eu sei, mas eles não sabem o que eu como!” (risos) O fiorentino é MUITO cínico e hilário!

 

Mb: Quais as dicas imperdíveis para quem visita Florença?

C.B.: Se for a tua primeira vez, pegue um daqueles onibusinhos “hop on-hop off” que te levam por todos os pontos importantes da cidade… Duomo, Piazza della Signoria, Ponte Vecchio, Piazzale Michelangelo, Fiesole… Se tiver mais tempo, ou estiver voltando, saia do caminho óbvio e vá visitar as ruelas perto de San Frediano onde estão os restauradores de móveis antigos, passeie pelo mercado di Sant’Ambrogio, almoce dobradinha na rua com os locais, visite as Cappelle Medicee e vá ver o pátio interno do Palazzo della Signoria.

 

Mb: Quais cidades devem ser visitadas na Toscana?

C.B.: Nossa! São tantas! Mas não perca Lucca (terceiro weekend do mês: http://www.consueloblog.com/2011/04/lucca-no-terceiro-weekend-do-mes-1a-parte/) e Arezzo (primeiro weekend do mês: http://www.consueloblog.com/2011/02/arezzo-feira-de-antiguidades/) nos dias de feirinha, San Miniato, Pisa, os mármores de Carrara, Monteriggioni… Ai, não dá nem para citar todas… Fiz  um post sobre isto: http://www.consueloblog.com/2012/04/viajar-de-carro-pela-toscana/

Chiantishire

Chianti
Foto: Roberto Leone para Consuelo Blog

Mb: Como você planeja as suas viagens?

C.B.: Não sou muito organizada neste sentido. Se conheço alguém no destino, converso com eles, senão vou lá e daí vejo. Muito pela internet e aplicativos. Adoro me perder pelas cidades. É assim que se conhece de verdade.

consuelo blocker3 mala

Consuelo em viagem
Foto: Consuelo Blog

Mb: Quais são os seus restaurantes e pratos favoritos pelo mundo afora?

C.B.: Ah, não vai chegar esta página! Mas o Spaghetti alla Carretiera do Rugero em Florença, a frittata de alcachofra do Sostanza também em Florença, e o sushi do Lika em São Paulo tem que ser alguns dos meus favoritos.

 

Mb: Quais destinos que você ainda tem vontade de conhecer?

C.B.: Todo aquele lado de lá, especialmente Austrália e China. Também gostaria de ir para a Irlanda e Escócia, e acho que vamos este ano em agosto!

consuelo blocker6

Consuelo Blocker
Foto: Edward Davies

Obrigada, C! Amamos! 😀

Onde encontrar a Consuelo:
www.consueloblog.com

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.