Como ver o Papa Francisco no Vaticano

“É como ir a Roma e não ver o Papa”- você já escutou essa expressão? Faz referência a algo imperdível em um destino e, de fato, ver o Papa Francisco é uma emoção e tanto para os católicos e não católicos, considerando o enorme carisma deste líder da igreja.

Existem 2 oportunidades para se ver o Papa. Confira abaixo a nossa experiência em ambas:

(1) Audiência Geral 

Todas as quartas-feiras, quando o Papa está no Vaticano, acontece a sua Audiência Geral. Não chega a ser uma missa propriamente dita, pois não segue o ritual da celebração da missa, mas é um encontro de cerca de 6.000 pessoas “apenas” com o Papa.

A Audiência acontece na Piazza San Pietro ou em um auditório dentro do Vaticano. Não tem assento marcado, as cadeiras são ocupadas conforme a ordem de chegada e a dica é sentar-se o mais próximo possível do corredor e o mais para frente que der, para que possa vê-lo de pertinho na sua entrada.

A entrada do Papa na Audiência Geral Foto: Ana Maria Junqueira

A entrada do Papa na Audiência Geral
Foto: Ana Maria Junqueira

O ingresso é gratuito, mas a reserva e a retirada prévia do convite são imprescindíveis. Não tem assento marcado, somente por ordem de chegada. A nossa agência Magari Blu Viagens faz a reserva para você pelo e-mail [email protected].

O portão normalmente abre às 7h30 e a audiência se inicia entre 9:30 e 10:00, dependendo da época do ano. O ideal é se programar para chegar bem cedo e guardar o melhor lugar possível, já que se você está lá, é porque quer ter a chance de vê-lo sem o zoom da câmera e, quem sabe, tocá-lo ou ser até abençoado por ele.

Udienza Generale

Papa Francisco na Audiência Geral
Foto: Ana Maria Junqueira

O Papa dá um sermão em italiano e os cardeais traduzem parte da cerimônia para diferentes idiomas, tais como português, espanhol, inglês, francês, alemão e árabe.

Recém-casados e pessoas doentes recebem uma benção especial. As mulheres usam, inclusive, seu vestido de noiva para a ocasião.

A cerimônia dura cerca de 2 horas e depois você pode ficar mais algum tempo por lá no intuito de cumprimentar o Papa, caso ele passe próximo a você. É a maneira de se ver o Papa mais de perto.

(2) Angelus

Todos os domingos, também, claro, quando o Papa está em Roma, acontece o Angelus. É uma benção do Papa, em que ele aparece do alto da janela do seu gabinete, e prega uma mensagem especial aos fiéis que o aguardam na Piazza San Pietro.

Acontece ao meio-dia, pontualmente, e dura cerca de 15 minutos. Não tem cadeiras, as pessoas ficam em pé espalhadas pela praça como preferirem. Como a janela em que ele aparece é na extrema direita de quem está de frente para a basílica, procure um bom lugar para contemplar o Papa.

Papa Francisco no Angelus Foto: Reprodução

Papa Francisco no Angelus
Foto: Reprodução

O ideal é chegar uns 15 minutos antes, por volta das 11:45, para aguardá-lo aparecer ao meio-dia em ponto da sua janela.

Aqui, se vê o Papa bem de longe e mais brevemente, mas é uma experiência garantida, uma vez que não precisa de reserva prévia e nem de convite.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Ana Maria Junqueira é a idealizadora do blog Magari Blu e fundadora da premiada agência de viagens Magari Blu Viagens. Escreve sobre viagens, faz a curadoria de todo o conteúdo que você vê por aqui e organiza roteiros personalizados e reservas.