Como usar a lavanderia para lavar roupas na viagem

Mala de viagem por Flávia Machado

Para quem quer viajar leve, levando na bagagem aquilo que realmente é importante, sem exageros nem peso extra, uma superdica é usar o serviço de lavanderia do hotel ou ir a lavanderias express, caso você se hospede num apartamento ou casa.

Essa é uma prática pouco usada por viajantes, especialmente brasileiros, que costumam ter uma pessoa em casa para lavar toda a roupa suja da viagem quando chegam de volta.

Americanos e europeus, por conta das limitações de serviços domésticos de que dispõem, acabam sendo mais práticos tanto na bagagem quanto na “roupa suja” durante as viagens.

Se você tem um mínimo de 3 noites em um determinado hotel, já é suficiente para usar com tranquilidade o serviço de lavanderia.

Alguns hotéis conseguem entregar sua roupa limpa e passada em 24 horas. Eu, particularmente, prefiro garantir mais tempo e não ficar aflita com a roupa que não chega a tempo da minha partida. Então faço a conta com 3 dias no mesmo hotel.

Se a sua viagem for longa, por exemplo, por mais de 10 dias, levar a quantidade de roupa certinha para cada um dos dias pode deixar sua mala grande e pesada e te trazer algumas dificuldades na hora de se vestir, de escolher a melhor roupa para usar e você perde mais tempo na hora de desfazer e fazer as malas para mudar de cidade.

Neste caso, em viagens mais longas, o ideal é levar menos peças e considerar lavá-las no meio do caminho.

Para ficar seguro de que poderá, de fato, lavar suas roupas, pesquise antes se os hotéis onde vai se hospedar oferecem este serviço.

Você também pode pedir a tabela de preços da lavanderia do hotel. Normalmente são mais caros que uma lavanderia comum, de rua. Portanto, se você tiver um budget bem controlado para a viagem, vale a pena pesquisar os valores e incluir (ou não) na sua conta.

No caso de albergues, hostels, pousadas ou casas alugadas, pesquise se existe por perto alguma lavanderia professional – self-service/express ou com atendimento (como as que temos aqui no Brasil).

Importante avaliar se as roupas que você está levando – e considerando lavar durante a viagem – podem ser lavadas à máquina e ir em secadoras.

Nos hotéis, eles são bem atentos ao modo de lavar da peça, cuidando para não danificar nada do hóspede. No entanto, se for usar lavanderias express, a responsabilidade sobre o que pode ou não ir na máquina é sua.

Foto: Reprodução

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Flávia Machado é bisneta de uma profissional da alta costura e, desde criança, se encantava com os croquis, os tecidos, as cores. Formada em Propaganda e Marketing, trabalhou por mais de 15 anos em empresas de cosméticos, criando conceitos e produtos voltados para a beleza. Num processo de mudança interno, descobriu outra paixão. Hoje tem uma empresa de Consultoria de Estilo e segue levando beleza e autoestima a homens e mulheres de um jeito mais próximo e personalizado. Flávia se formou na London College of Fashion​ e na Oficina de Estilo. No Magari Blu, nos ajuda com suas dicas preciosas para viajar leve.