Como relaxar em voos longos

Mala de viagem por Flávia Machado

Viagens muito longas quase sempre são cansativas e desconfortáveis. Especialmente quando viajamos de classe econômica onde o espaço e o conforto das poltronas é limitado.

Veja algumas dicas que podem ajudar a minimizar os efeitos negativos de um voo muito longo. Dá para relaxar – e até curtir!

(1) Use roupas bem confortáveis

Se for voo noturno, vista-se com roupas tão confortáveis quanto seus pijamas. Não que você precise viajar em trajes de dormir, mas procure calças e blusas de algodão bem suaves e que facilitem os movimentos.

Atualmente, muitas marcas de roupas e de pijamas estão lançando linhas de roupas para ficar em casa, chamadas de home wear. São extremamente confortáveis e bonitas.

(2) Aqueça seu corpo

Aviões normalmente têm o ar condicionado mais para o frio que para o quente. Se você é uma pessoa mais friorenta, então agasalhe-se bem.

Casacos quentinhos, cachecóis ou pashminas e meias são os melhores companheiros para um voo, além do cobertor que a companhia aérea oferece.

(3) Auxiliares do sono

Alguns apetrechos são uma santa ajuda para um pouco de sono. São eles:

* máscara de dormir (ou tapa-olho)

* almofada para o pescoço

* fone de ouvido para quem relaxa ouvindo música

* algumas pessoas levam remédios para dormir no avião (fale com seu médico para checar se você pode fazer uso desse tipo de medicamento)

* até mesmo assistir a um filme no avião, relaxa e dá sono em algumas pessoas.

(4) Auxiliares da falta de sono

Se dormir não for possível, não se irrite. Melhor se conformar e repor o sono no destino numa boa cama de hotel, quem sabe.

Então, ao invés de ficar tentando dormir sem sucesso, aproveite o tempo “livre” para ler, assistir filmes que não viu ou até trabalhar, se for uma viagem de negócios, por exemplo.

Então, revistas, livros e notebook ou iPad são itens que devem ser considerados na sua bagagem de mão.

(5) Sua nécessaire na bagagem de mão

Nada melhor que ter os nossos próprios itens de higiene pessoal à mão em viagens longas.

Lembrando que os frascos não podem ter mais de 100 ml de produto, considere levar em frascos menores os itens mais importantes, como escova e pasta dental, fio dental, desodorante, perfume (desde que ele seja suave para não incomodar seu vizinho de voo), escova ou pente de cabelo e álcool em gel.

(6) Caminhe e movimente suas pernas

Independentemente se você dorme ou não na aeronave, se o voo é diurno ou noturno, é de extrema importância que se caminhe bastante durante voos longos para evitar a trombose.

Quem já tem problemas de circulação deve consultar seu médico para verificar a necessidade de usar medicações específicas para os voos longos ou o uso de meias elásticas de compressão.

Nas áreas de apoio de cozinha das aeronaves, você pode encontrar outras pessoas que como você estão caminhando ou matando o tempo em pé, conversando por ali.

Você também pode aproveitar e pedir água para as aeromoças. Como o ar da cabine é muito seco, beber água é muito bom.

Foto: Reprodução

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected] 

Flávia Machado é bisneta de uma profissional da alta costura e, desde criança, se encantava com os croquis, os tecidos, as cores. Formada em Propaganda e Marketing, trabalhou por mais de 15 anos em empresas de cosméticos, criando conceitos e produtos voltados para a beleza. Num processo de mudança interno, descobriu outra paixão. Hoje tem uma empresa de Consultoria de Estilo e segue levando beleza e autoestima a homens e mulheres de um jeito mais próximo e personalizado. Flávia se formou na London College of Fashion​ e na Oficina de Estilo. No Magari Blu, nos ajuda com suas dicas preciosas para viajar leve.