Como funciona a autorização para menor de idade viajar ao exterior sem os pais

Magari blu dá o alerta: não se esqueça que crianças e adolescentes menores de 18 anos só podem viajar para o exterior sem ambos os pais com autorização legal! A exigência vale para viagem com apenas um dos pais, com outro adulto responsável ou quando o menor de idade viaja sozinho.

É importante se preparar com antecedência, pois a autorização deve ser feita em formulário específico (como no modelo abaixo), assinado com firmas reconhecidas em cartório.

formulario de autorização

O Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP) recomenda que o reconhecimento de firma seja feito por autenticidade, ou seja, com a presença de quem assina em cartório. Assim se diminui bastante a possibilidade de o menor viajar sem que essa seja a vontade do pais.

Organize-se para a farra do seu filho não terminar o aeroporto
Foto: Reprodução

O CNB-SP explica ainda que, caso não conste na autorização seu prazo de validade, ela fica automaticamente válida por 2 anos.

Para mais informações e acesso ao formulário, visite o site da Polícia Federal aqui.

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.