Brasserie Chavot em Londres

Por Anna Carolina Braile (participação especial)

Londres é sempre cheia de boas surpresas. O meu mais novo suspiro é o restaurante Brasserie Chavot, que abriu as portas em março em Mayfair, na Conduit Street, a mesma rua do badalado e adorado pelos brasileiros Sketch. O clima na brasserie é completamente diferente do vizinho, mas não deixa de ser super atual.

A decoração tem um quê art decó, clássico mas contemporâneo, principalmente agora, em que o mundo inteiro respira The Great Gatsby – tema da vitrine da Harrods no último mês; pena que por aqui o filme só estreia mês que vem. No salão amplo o clima é francês, com mesas bem próximas, piso de mosaico, lustres de cristal e um requinte sofisticado, daqueles que te fazem querer tomar um bom vinho num tête-à-tête.

Brasserie Chavot (4)

O ambiente
Foto: Divulgação

Todos os detalhes foram pensados minuciosamente pelo chef Eric Chavot, um francês simpático e renomado em Londres, onde mantém tradição estrelada há anos. A Brasserie é a terceira casa de Chavot na cidade. O chef já teve um restaurante em Charlotte Street, no Soho, e outro na Fulham Road, ambos com seu nome e uma estrela Michelin, e  por mais de 10 anos manteve acesas as duas estrelas do The Capital, em Knightsbridge. Com tanta pompa, talvez este novo empreendimento seja um pouco elegante demais para uma ‘brasserie’, mas perfeito para um jantar especial.

Brasserie Chavot (3)

Foto: Divulgação

Brasserie Chavot (2)

Foto: Divulgação

A convite da casa, experimentamos de entrada o Sardine Scabéche (escabeche de sardinha) e o Deep fried soft shell crab (caranguejo à milanesa com molho alioli). Como prato principal, Tiger prawn with chickpea and chorizo (camarão com grão de bico e chouriço) e Mini Rack of lamb, coucous and olive jus (cordeiro com cuscuz), macio e suculento. Como acompanhamento, uma boa surpresa foi a  beetroot salada with blue cheese dressing (beterraba com molho de blue cheese).

Brasserie_Chavot_Deep_Fried_Soft_Shell_Crab_whipped_aioli

Caranguejo à milanesa com molho alioli
Foto: Divulgação

Brasserie_Chavot_Roasted_Cod_with_lentilles_de_puy

Bacalhau com lentilhas
Foto: Divulgação

Brasserie_Chavot_choucroute_garnie

Choucroute garnie
Foto: Divulgação

Como se ainda fosse possível comer alguma coisa, nos empanturramos com a excelente cheese cake de maracujá e um creme de pistache de lamber os dedos. Tudo isso devidamente harmonizado pela maître da casa, que nos deu uma aula de vinhos. E para finalizar, um bom papo com Chavot, que faz questão de cumprimentar todas as mesas no final da refeição.  Definitivamente uma experiência que recomendo a todos que passarem pela cidade.

O restaurante fica no hotel The Westbury. Tem entrada direto pela rua, mas os hóspedes têm um acesso exclusivo por dentro, afinal é lá que é servido o café da manhã, que, aliás, agora está incluso nas reservas para hóspedes brasileiros.

Onde encontrar:

Brasserie Chavot
41 Conduit St, Londres
Tel.: +44 20 71836425
brasseriechavot.com

 

Agradecimento especial: Bruno Dieguez, X-Mart.