Botswana no jornal A Crítica de Campo Grande

“Uma aventura por terra e por água em Botswana” foi o título escolhido para a reportagem de viagem que escrevi e fotografei para o jornal A Crítica, de Campo Grande/MS.

Botswana Ana Maria Junqueira (1)

Confira a reprodução na íntegra:

Botswana é um daqueles poucos lugares no mundo que parecem ainda resistir ao toque do homem. Sobrevoando as terras molhadas do Delta do Rio Okavango, chega a lembrar o nosso Pantanal. Mas logo avista-se uma infinidade de animais como elefantes, hipopótamos, zebras, girafas, leões e leopardos, o que faz a gente perceber: estamos na África!

Okavango é um rio que nasce em Angola, corre pelas montanhas até chegar à planície de Botswana. Um complexo hídrico cheio de braços, lagos e pântanos, o que rende uma vida selvagem rica e presente, além da flora exuberante.

Nada de wi fi, televisão ou sinal de celular. A viagem a Botswana é para se desconectar do resto do mundo e se conectar com o entorno.

O grande diferencial, além do “game drive” por terra, é o safári de canoa, o “mokoro”. Meio de transporte típico nas águas do rio, a canoa original era construída de madeira. Hoje, réplicas de fibra são mais leves e resistentes, mas são fieis ao formato e ao gondoleiro que vai ao fundo, remando calmamente, sempre de olho para evitar cruzar o caminho de hipopótamos e crocodilos. A água, escura, é cristalina, e uma grande variedade de sapos coloridos pequeninos repousa sobre as flores aquáticas. Assistir ao pôr do sol deslizando em um “mokoro” é uma das experiências que todos deveriam ter ao menos uma vez na vida.

Apesar da aventura, o que não falta na região do Delta do Okavango são acampamentos luxuosos, que proporcionam contato bem próximo com a selva, porém com conforto, boa gastronomia e ótima infraestrutura.

Onde ficar?

A rede Wilderness Safaris é a maior da África e mantém os melhores acampamentos de Botswana, como Chitabe Camp, Duma Tau Camp e Vumbura Plains Camp.

Como chegar?

A partir de São Paulo, a South African Airways leva até Johanesburgo na África do Sul e, de lá, segue a Maun, em Botswana. O trajeto até os acampamentos da Wilderness é feito pela Wilderness Air em aviões menores.

*Veja aqui tudo que já foi publicado sobre Botswana no nosso site.

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.