Bonaire, o destino dos mergulhadores no Caribe

01/12/2015

Vivendo no Caribe por Marina Fonseca

Estamos com hóspedes no barco que gostam de mergulhar, então Bonaire é o destino certo! Eles estão adorando, e nós também.

Bonaire é uma pequena ilha do Caribe bem próxima a Aruba, um trajeto de 2 dias com nosso barco. Com essa viagem, só falta irmos para Curaçao para conhecermos todas as ilhas que compõem o chamado “ABC do Caribe”: Aruba, Bonaire e Curaçao.

ABC Islands

Bonaire é um dos locais mais procurados por mergulhadores por ser considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulho e snorkeling. Como aqui as águas são mais calmas, a visibilidade é incrível, podendo chegar até a 30 metros.

Mergulho em Bonaire Foto: Divulgação

Mergulho em Bonaire
Foto: Divulgação

Aqui existem vários recifes de fácil acesso, cheios de peixes, lulas, tartarugas e vida marinha que normalmente não vemos por aí.

É interessante até mesmo para mergulhadores iniciantes, como eu, pois não é necessário fazer muito esforço e nem ir muito fundo para avistar as cores vibrantes embaixo d’água. Em Aruba, por exemplo, foi mais difícil encontrar tartarugas durante o mergulho, mas aqui já vi duas em um dia só! Até polvo já vimos e, se tivermos sorte, ainda vamos ver golfinhos! Dizem que aqui sempre aparece.

Tartaruga em Bonaire Foto: Divulgação

Tartaruga em Bonaire
Foto: Divulgação

Bonaire é um ótimo local para fazer curso de mergulho. Existem boas escolas e todos os dias dezenas de alunos iniciam suas aulas por aqui.

Lula em Bonaire Foto: Divulgação

Lula em Bonaire
Foto: Divulgação

A ilha ainda preserva muito seu lado selvagem e rústico e é patrimônio mundial da Unesco. Por causa disso, todos que mergulham e fazem snorkel por aqui pagam uma taxa simbólica, que ajuda na manutenção da ilha.

Foto: Divulgação

Camarão visto no mergulho em Bonaire
Foto: Divulgação

Outra atividade bem requisitada da ilha é o windsurf. Aqui também é considerado como um dos melhores lugares do mundo para esse esporte, especialmente na região de Lac Bay, onde as condições de mar e vento são ideais.

Além da vida marinha, outra atração interessante da ilha é o Santuário de Flamingos. Imagine só um lugar com cerca de 10 mil dessas aves lindas!?

Os turistas não podem entrar no santuário, como já era de se esperar mas, para dar uma espadinha, é só ir até a praia Pink Beach. De lá vimos os flamingos almoçando, são milhares! Muito lindo!

Santuário dos flamingos Foto: Divulgação

Santuário dos flamingos
Foto: Divulgação

As praias daqui não são como a grande parte das praias do Caribe, normalmente de areias brancas e fofas. A maior parte das praias de Bonaire são pequenas e rochosas.

Mergulhadores Foto: Divulgação

Mergulhadores
Foto: Divulgação

A mais conhecida é a Turtle Beach, na ilha de Klein Bonaire. Dá para chegar até lá de barco, fica bem pertinho, bom para passar o dia. O trajeto custa USD 20.

Para sair à noite, vá à região de Kralendijk. São poucas e boas opções.

Kralendijk Foto: Reprodução

Kralendijk
Foto: Reprodução

Os restaurantes que mais gostamos foi o Bistro de Paris (Kaya Gob. N. Debrot, Kralendijk) e o At Sea (25 Kaya C.E.B. Hellmund, Kralendijk). São os mais charmosos, além da comida ser fresca e deliciosa.

Bistro de Paris Foto: Divulgação

Bistro de Paris
Foto: Divulgação

No quesito hospedagem, é importante mencionar que os preços das acomodações são mais modestos por aqui – não existem resorts, apenas hotéis.

*Como chegar?

Como a maior parte das ilhas do Caribe, não existem voos diretos. A maioria deles faz escala em Houston e Washington, nos Estados Unidos. Mas a Gol agora faz voos diretos a Aruba, que fica bem perto de Bonaire, então a conexão agora fica bem mais rápida e barata!

Marina é administradora de empresas e largou a vida de escritórios para se mudar com o noivo para um barco no Caribe. Eles estão percorrendo várias ilhas da região até chegarem ao destino final na Europa. Hoje, Marina escreve para o Magari blu sobre sua nova vida e destinos, administra aluguel de barcos da Delight Charter e produz vídeos e ilustrações para seu perfil @sketchslife.