Giro Tailândia: Bangkok

Por Teresa Perez Tours

Vamos fazer um giro delicioso pela Tailândia, passando por Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Pukhet e Ko Samui!

Preparados? Começamos por Bangkok.

 

TAILÂNDIA

País de abundância tropical e natureza exuberante, a Tailândia é exímio exemplo do exotismo do Sudeste Asiático. Ao Norte, montanhas escarpadas e vilas tribais multicoloridas; no centro, a capital Bangkok, com templos e palácios de elaborada arquitetura e ao sul, águas turquesa e areias brancas em praias paradisíacas.

A Tailândia seduz os viajantes com seu charme, tradição, riqueza cultural e, especialmente, a amabilidade de seu povo.

Tailândia Foto: Teresa Perez Tours

Tailândia
Foto: Teresa Perez Tours

O Império Thai formou-se a partir do século VIII, quando o povo foi banido do norte da China e rumou ao sul, em busca de terras para o cultivo do arroz. Os séculos subsequentes foram de muitas guerras e alianças entre as populações locais para a formação de novos reinos.

Entre os séculos XVII e XVIII, durante o forte processo de colonização européia na região da Indochina, a Tailândia foi o único país da península que se manteve firme em sua cultura e conseguiu resistir aos colonizadores que tomaram Birmânia (atual Myanmar), Laos, Vietnã e Cambodia. Em meio a este cenário de orgulho cultural e raízes fortalecidas, teve início no final do século XVIII a dinastia Chakri, que reina no país até hoje.

A resistência Thai e posteriormente Chakri à colonização foram visíveis até o início do século XX, pois o país não passou pelo processo sangrento de descolonização pelo qual passaram seus vizinhos. Isso permitiu que a Tailândia se desenvolvesse paulatinamente e também se modernizasse, além de contribuir para a formação de uma população sem preconceitos contra estrangeiros.

Assim, embora tenha sofrido alguma influência ocidental ao longo dos últimos séculos, principalmente durante o século XX, a Tailândia, hoje com 60 milhões de habitantes, manteve seus costumes e tradições fortalecidas, o que juntamente com o budismo e seus preceitos enraizados através dos séculos, é razão de grande parte da personalidade deste povo orgulhoso, amável e alegre.

1. Tail�ndia (2)

Tailândia
Foto: Teresa Perez Tours

BANGKOK

“Exótico”, termo que define Bangkok com imensa precisão e incrível abrangência. Capital e maior cidade da Tailândia, com mais de 11 milhões de habitantes, a cidade encontra-se às margens do Rio Chao Phraia. Colorida e vibrante, exerce verdadeiro encanto àqueles que a visitam.

Sua história de mais de 200 anos pode ser apreciada a cada esquina. Templos e suntuosas construções cuidadosamente preservadas contrastam com imponentes arranha-céus num lugar onde passado, presente e futuro convivem de maneira harmoniosa.

A metrópole asiática, como não poderia deixar de ser, possui um povo muito simpático e acolhedor, além de genuínos exemplares da gastronomia tailandesa, criativas combinações de cores, sabores e aromas, uma verdadeira arte. Espaços para compras e entretenimento também não faltam nessa cidade que reflete a alma do país.

 

*O que fazer?

PASSEIOS

– Phra Borom Maha Ratcha Wang (Grande Palácio)

Construído no ano de 1782, foi por 150 anos a residência da família real tailandesa e sede administrativa do governo.

O complexo tem cerca de 100 edifícios que, em sua maioria, possuem estilo de construção europeu, exceto por seus telhados, que apresentam estilo tailandês e podem ser incrivelmente coloridos, em verde, vermelho ou dourado.

Hoje, a família real não reside mais no palácio e suas dependências são utilizadas apenas em eventos oficiais do Estado e em cerimônias de grande importância para Sua Majestade, o rei Bhumibol Adulyadej, atualmente o monarca com mais longo reinado no mundo e um dos mais amados por seus súditos.

2.1 Bangkok - Grande Pal�cio (2)

Grande Palácio
Foto: Teresa Perez Tours

– Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda)

Reconhecido como o mais importante templo budista da Tailândia, este santuário guarda a altamente reverenciada estátua Buda de Esmeralda que, segundo alguns historiadores, pode datar do século XV a.C. Esculpida em pedra de jasper, apesar de levar o nome de esmeralda, que refere-se à sua cor e não ao seu material, a estátua possui dimensões pequenas, apenas 60cm por 75cm.

As roupas que vestem a estátua, feitas de ouro, são trocadas periodicamente pelo rei em um importante e celebrado ritual, no início das estações, três vezes ao ano (estações quente, de chuvas e fresca, respectivamente em março, julho e novembro).

2.3 Bangkok - Templo do Buda de Esmeralda

Templo do Buda de Esmeralda
Foto: Teresa Perez Tours

– Wat Pho (Templo do Buda Deitado)

Construído no século XVI, o maior e mais antigo templo da cidade combina ciências médicas, centro de meditação e um espaço reservado à prática da tradicional massagem Thai. Mas o grande destaque do complexo fica por conta da estátua do Buda Deitado, que data de meados do século XIX e mede 46 metros de comprimento e 15 metros de altura.

Todo folheado a ouro 24 quilates, o Buda tem a mão sustentando a cabeça e as pernas esticadas, seus pés possuem 3 metros de comprimento e são delicadamente decorados com madrepérola.

2.4 Bangkok - Templo do Buda Deitado

Templo do Buda Deitado
Foto: Teresa Perez Tours

– Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

Inúmeros botes cheios dos mais diversos produtos tomam conta do canal no centro da cidade de Damnoen Saduak. Estes pequenos barcos são guiados por senhoras que a qualquer sinal param para negociar seus produtos. Frutas tropicais, vegetais, sucos e comidas típicas preparadas em uma cozinha improvisada no próprio barco são algumas das mercadorias encontradas neste colorido, barulhento e extremamente turístico lugar.

2.2 Bangkok - Mercado Flutuante de Damnoen Saduak

Mercado Flutuante de Damnoen Saduak
Foto: Teresa Perez Tours

COMPRAS

– Ayodhaya

Especializada em artigos de decoração e acessórios para casa, a Ayodhaya oferece produtos artesanais tradicionais, fabricados principalmente com fibras de plantas e aguapés.

Onde encontrar:

www.ayodhyatrade.com
Disponível em quarto endereços:
Shopping Gaysorn Plaza, Bangkok
Tel: 66 02 6561089
www.gaysorn.com

Shopping Siam Paragon, Bangkok
Tel: 66 02 1294431
www.siamparagon.co.th

Shopping Emporium, Bangkok
www.emporiumthailand.com

Shopping Central Chidlom, Bangkok
www.central.co.th

 

– Chatuchak Market (Mercado de Finais de Semana)

Com mais de 15 mil barracas e recebendo cerca de 200 mil visitantes a cada final de semana, o mercado Chatuchak é um dos maiores e mais famosos da Tailândia. Pode-se encontrar praticamente qualquer coisa, de souvenirs a obras de arte e antiguidades, roupas, animais de estimação e plantas, comida e temperos. É preferível chegar logo cedo pela manhã, devido ao calor e ao grande número de visitantes que chega com o passar do dia.

Onde encontrar:

Parque Chatuchak, Bangkok
www.chatuchak.org
Abre sáb/dom 6h-18h

 

– Suan Lum Night Bazaar

Descrito como o mercado VIP ao ar livre de Bangkok, o Suan Lum Night Bazaar conta com bares e restaurantes tailandeses, italianos, alemães e até mesmo mexicanos. Ofertas de criativos artesanatos, itens para casa, roupas, boutiques de jóias feitas por designers locais e outros. O ideal é chegar a partir das 17h, para evitar o calor intenso.

Onde encontrar:

Rodovia Rama IV
Abre diariamente 12h-24h

 

*Onde comer?

RESTAURANTES

– Bed Supperclub

Para jantar neste restaurante é bom estar com a mente aberta e preparar-se para surpresas. Danças, cantores, shows interativos, DJs, entre outras coisas fazem parte do clima deste moderno restaurante que serve culinária mediterrânea com alguma influência asiática.

A atmosfera tem um quê de surreal, acentuada pela música eletrônica que embala os visitantes. Ao invés de sentar às mesas, as pessoas tiram seus calçados e acomodam-se em grandes puffs onde o jantar é servido, uma experiência e tanto, para quem não se incomoda em “comer na cama”.

Onde encontrar:

26, Soi Sukhumvit 11
Sukhumvit Road, Klongtoey-nua, Wattana, Bangkok
Tel: 66 02 6513537
www.bedsupperclub.com
Abre para jantar dom/qui, com três serviços e menu servido a la carte; sex/sáb com apenas um serviço e cardápio fixo.
É necessário fazer reservas. Não é permitida a entrada de menores de 20 anos (deve-se apresentar documento original com foto).

 

– Face

Típico exemplo da arquitetura tailandesa, o complexo conta com três restaurantes, cada um com uma especialidades culinária: o Tailandês Lan Na Thai, o Indiano Hazara e o Japonês Misaki. Além disso, o local também oferece o Face Bar, completo bar com uma vasta lista de coquetéis, um spa onde são aplicadas as tradicionais massagens thai, e uma escola de culinária. Assim, é possível comer, beber, interagir e mergulhar na cultura tailandesa desfrutando deste ambiente tranquilo e agradável.

Onde encontrar:

29, Soi 38
Sukhumvit, Bangkok
Tel: 66 02 7136048
www.facebars.com
Os restaurantes abrem diariamente para almoço 11h30-14h30 e para jantar 18h-23h (o Japonês Misaki abre apenas para jantar). O Face Bar abre diariamente 16h-01h.

 

– Mango Tree

A apimentada culinária clássica tailandesa é bem preparada e servida com apresentação impecável. Há performances de música ao vivo e eventuais apresentações de danças típicas na área ao ar livre deste elegante restaurante.

Onde encontrar:

37, Soi Tantawan
Surawongse, Bangkok
Tel: 66 02 2362820
www.coca.com
Abre diariamente para almoço e jantar 11h30-24h

 

*Onde ficar?

HOTÉIS

– Mandarin Oriental

2.5 Bangkok - hotel Mandarin Oriental

Foto: Hotel Mandarin Oriental

2.5 Bangkok - hotel Mandarin Oriental (2)

Foto: Hotel Mandarin Oriental

Onde encontrar:
www.mandarinoriental.com/bangkok

 

-The Siam

2.6 Bangkok - hotel The Siam

Foto: Hotel The Siam

2.6 Bangkok - hotel The Siam (2)

Foto: Hotel The Siam

Onde encontrar:
www.thesiamhotel.com