B.LEM, Portuguese Bakery em São Paulo

B.LEM, Portuguese Bakery, é uma simpática padaria portuguesa localizada na Vila Nova Conceição em São Paulo.

O ambiente, informal e descontraído, é a vitrine ideal para a seleção de pães e doces autênticos, produzidos artesanalmente por um chef padeiro e uma chef pasteleira que só podiam ser, claro, portugueses.

B.LEM, Portuguese Bakery Foto: Divulgação

B.LEM, Portuguese Bakery
Foto: Divulgação

A escolha dos ingredientes é rigorosa, o que resulta em réplicas fiéis da padaria e da tradição confeiteira lusitana. A atenção ao detalhe traz em cada iguaria os cheiros e os sabores de Portugal.

Entre os quitutes não poderia faltar o Pastel B.LEM, um clássico! Eleito em 2011 uma das “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”, o pastel é feito de massa folhada recheado de nata fresca e ovos.

Uma das mais conceituadas receitas é original de 1837, e foi criada pelos Monges do Mosteiro dos Jerónimos, no bairro de Belém, em Lisboa – veja aqui. O gostoso é comê-lo quentinho polvilhado com canela.

Pastel B.LEM Foto: Divulgação

dastel B.LEM
Foto: Divulgação

Entre a seleção está também o tradicionalíssimo Toucinho do Céu. À base de ovos, amêndoa e açúcar, foi criado nos conventos e logo passou a ser obrigatório nas mesas da nobreza.

O nome “toucinho” deve-se ao fato da sua versão original ter banha de porco como ingrediente. Hoje, a gordura usada é a manteiga.

Toucinho do Céu Foto: Divulgação

Toucinho do Céu
Foto: Divulgação

Já a queijadinha (Queijada de Sintra) é um doce que combina queijo fresco, ovos e açúcar.

As queijadinhas originárias da vila de Sintra são as mais conhecidas e diz-se que são especiais pelas manhãs de nevoeiro e chuva miudinha que cobrem a serra invariavelmente no verão e no inverno. Pequeninas e estaladiças…!

Queijada de Sintra Foto: Divulgação

Queijada de Sintra
Foto: Divulgação

O Pão de Deus, que nasceu com as primeiras manifestações da festa do Pão por Deus celebrada em 1º de novembro, também faz parte do cardápio variado da B.LEM.

A festa surgiu por conta das crianças, que se juntavam para pedir guloseimas de porta em porta. É um pãozinho levemente doce, ao qual foi adicionada uma cocada, e tornou-se muito popular no café da manhã.

Pão de Deus Foto: Divulgação

Pão de Deus
Foto: Divulgação

Destaque ainda para o delicioso Pão Multigrãos (pão artesanal feito com farinha de centeio e uma seleção de sementes variadas, como chia, gergelim, girassol, linhaça, caju e o que mais for encontrado no dia no mercado) e a saborosíssima Manhã de Canela (rolinho com canela e açúcar).

Manhã de canela Foto: Divulgação

Manhã de canela
Foto: Divulgação

Magari blu indica!

Onde encontrar:

Rua Afonso Braz, 400, Vila Nova Conceição, São Paulo
Tel.: (11) 2614-3933
www.blembakery.com

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.