andBeyond Ngorongoro Crater Lodge na Tanzânia

Hotéis de luxo por Lala Rebelo

O &Beyond Ngorongoro Crater Lodge, construído em 1995, é o hotel mais luxuoso de Ngorongoro e, provavelmente, um dos mais opulentos da África oriental.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rabelo

São 30 quartos, organizados em três camps distintos (North, South e Tree), que funcionam de maneira independente, criando uma sensação ainda maior de privacidade. O lodge é all inclusive e all aqui significa TUDO mesmo. Refeições, bebidas (alcoólicas e não-alcoólicas), mini-bar, safáris e até mesmo serviço de lavanderia.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

Cada quarto tem seu próprio mordomo, que está 24/7 à disposição. Mas não pense que é aquele tipo de serviço exagerado. Tudo é muito sutil e o mordomo aparece nos momentos que você mais precisa, pronto para surpreender (por exemplo, estar de pé na porta do lodge, esperando sua volta do safári, com sua bebida favorita na bandeja). Um serviço de alto nível, totalmente personalizado.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

Os quartos são bem espaçosos, com cama king-size, lareira e um enorme banheiro. O mais charmoso ali é a banheira posicionada de frente para um janelão com vista da cratera. Aliás, todas as acomodações (que são muito similares entre si) têm varanda privativa com vista.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

Em relação ao estilo de decoração do lodge, a própria andBeyond o definiu com a frase “onde Versailles encontra o Maasai” (Masaai é o povo original dessa região). E é exatamente isso. Contrastes dramáticos permeiam todos os ambientes: tetos de palha (feitos artesanalmente com folhas de bananeira) e madeiras rústicas misturados com candelabros de cristal, espelhos com molduras clássicas, tapetes persa e tecidos de seda e veludo revestindo sofás e almofadas.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

O lodge fica na borda da Cratera de Ngorongoro, no norte da Tanzânia, local que foi formado há aproximadamente 2.5 milhões de anos. No passado, um vulcão altíssimo entrou em erupção e criou o que vemos hoje: uma planície com 260km2 (a cratera tem 19km de diâmetro), cercada por “paredes” de 500m de altura (no topo de uma delas está o hotel). E dentro da Cratera, milhares e milhares de bichos (leões, búfalos, hipopótamos, elefantes, zebras, gnus, hienas e muitos outros). E fora também há muitos animais.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

O lodge não está cercado, então não há nenhuma barreira física que impeça os animais de estarem nos “jardins” do hotel (vimos búfalos da janela do quarto!). Mas é terminantemente proibido andar a noite sem escolta. Porém, basta ligar que a escolta aparece em poucos segundos.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

A área do lodge também está rodeada de vilarejos Maasai (são cerca de 60.000 deles vivendo na Área de Conservação de Ngorongoro – fora da cratera). Uma ótima oportunidade para conhecer esse povo de perto.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

Come-se muito bem no hotel. No primeiro dia, tomamos café da manhã e almoçamos durante o safári. Como queríamos começar cedo e ficar bastante tempo para conseguir ver TUDO em apenas uma descida à cratera, essa foi a solução. Eles se encarregam de levar os alimentos, bebidas, cadeiras e montam a mesinha em um lugar especial.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

As refeições no restaurante do lodge são à la carte. No menu, opções internacionais e também pratos típicos swahili. Mas você pode comer onde quiser, quando quiser e o que quiser, ou seja, super flexível. Cada butler atende seus respectivos hóspedes, tudo bem exclusivo.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

O serviço é impecável e o lema do lodge é antecipar as necessidades e desejos dos hóspedes. Chegou de um safári cansado? Sua banheira estará cheia de água quentinha esperando por você. Choveu e o passeio ficou lamacento? Galochas estarão à disposição. Tem um voo na hora do almoço? Claro que o almoço estará preparado em uma sacolinha pra você levar. Voltou do jantar com frio? A lareira do quarto estará acesa, assim como o cobertor elétrico da sua cama ligado. E por aí vai. São detalhes e mais detalhes que fascinam até os mais exigentes dos hóspedes.

&Beyond Ngorongoro Crater Lodge
Foto: Lala Rebelo

O andBeyond Ngorongoro Crater Lodge é um hotel que traduz com perfeição o que é fazer um safári com todo o luxo e conforto possível, mas sem perder a rusticidade e o toque local.

Fale conosco para organizar a sua viagem:

[email protected]

Lala Rebelo é autora do blog de viagens lalarebelo.com, publicitária e apaixonada por marketing de luxo. Já morou em 6 países e viajou para mais de 50. No Magari Blu, escreve sobre os hotéis incríveis que descobre em suas viagens pelo mundo, aqueles que transformam uma simples estadia em uma experiência memorável.