Agradáveis surpresas no Nordeste Brasileiro

Viagens pela América Latina por Roberto Farkas Bitelman

Apesar de já ter ido inúmeras vezes à Chapada Diamantina, na Bahia, e à Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte, fiquei bastante surpreso ao revisitar estas cidades, nos últimos meses. Já fazia um bom tempo que não ia a estes destinos, e imaginei que pudesse me desapontar com o desenvolvimento recente deles, suas originalidades, características intrínsecas e peculiaridades. Puro engano!

chapada 1 098

Lençóis na Chapada Diamantina
Foto: Roberto Farkas Bitelman

A começar por Pipa, as praias, baias e falésias continuam (obviamente) maravilhosas e encantadoras. Certamente entre as praias mais lindas do mundo. Mas o vilarejo se desenvolveu de forma interessante. Ao contrário do caos da rua principal de que me lembrava, hoje esta via é de mão única, tranquila e cheia de pequenos comércios. Foi criado um anel viário que engloba alguns quarteirões e que evita o trânsito, mesmo em dias de mais movimento.   Visitei algumas pousadas supercharmosas e conversei com seus proprietários, que estão engajados nas políticas de desenvolvimento, cuidando para que o crescimento da vila não vá contra os interesses de quem quer preservá-la. Também gostei muito de ver as praias de Tibau do Sul, Sibauma e Baia Formosa, que continuam bem preservadas e com um desenvolvimento lento, mas gradual, no bom sentido.

praia 3

Pipa
Foto: Roberto Farkas Bitelman

03 - Cópia

Pipa
Foto: Roberto Farkas Bitelman

Minha outra boa surpresa foi a pitoresca e acolhedora cidade de Lençóis, principal polo turístico do Parque Nacional da Chapada Diamantina (a 400km a oeste de Salvador). Depois de visitar esse destino por mais de 10 vezes, passei 8 ou 9 anos sem passar por lá. E nessa última ida, também fiquei muito contente em ver que quase tudo está como era antes, ou talvez ainda mais bem cuidada do que eu me lembrava. Está certo que fui na época das festas juninas, quando as cidades ficam tomadas de bandeirinhas e enfeites típicos dessa época do ano, o que a embeleza ainda mais!

Lencois JUL 2009 066

Lençóis
Foto: Roberto Farkas Bitelman

Chapada Diamantina 201

Chapada Diamantina
Foto: Roberto Farkas Bitelman

Mas, mesmo assim, pude perceber um bom movimento de turistas (principalmente estrangeiros), novos restaurantes, ruas e trilhas limpas, boa iluminação e vida noturna agitada (na medida do possível, é claro). Visitei algumas outras cidades ao redor do Parque Nacional, como Igatu, Mucugê e Andaraí, e a impressão foi a mesma, de que o tempo está jogando a favor desta região e de que, seja em função de seus políticos, empresários, hoteleiros ou comunidade (ou uma conjunção destes fatores), o destino continua convidativo, atraente e super interessante.

diamantina

Chapada Diamantina
Foto: Roberto Farkas Bitelman

Administrador especializado em Comportamento do Consumidor, Roberto Farkas Bitelman está no ramo de viagens há 13 anos e seu trabalho é focado em destinos no Brasil e América Latina. É fundador do selo SUL Hotels, que reúne os melhores hotéis independentes da América Latina, e sócio dos restaurantes Le Jazz em São Paulo. Sua grande paixão é descobrir os melhores lugares para se hospedar, comer e visitar pelo nosso continente e é esse o assunto tratado por Roberto no Magari Blu.