Abu Dhabi investe em grandiosos projetos culturais

Viagens culturais por Ana Luiza Brant

O turismo dos Emirados ganha uma nova rota cultural. Quem viajar a Abu Dhabi nos próximos anos deve encontrar os alicerces de 5 museus colossais. Entre polêmicas e controvérsias, os projetos extravagantes e milionários vêm sendo construídos desde 2001 aos arredores de Abu Dhabi, na ilha de Saadiyat, por alguns dos nomes mais famosos da arquitetura mundial.

Extensão do lendário museu parisiense nos Emirados Árabes, o Louvre Abu Dabhi promete ser um dos primeiros a ser inaugurado. Desenhado pelo arquiteto Francês Jean Nouvel e inspirado na arquitetura local, tem previsão de abertura em 2015.

abu dhabi1

O projeto do Louvre de Abu Dhabi
Foto: Reprodução

Ramificação do Guggenheim, o projeto de Frank Gehry, no valor de US$ 800 milhões, será 12 vezes o tamanho de sua matriz em Nova York. A coleção permanente ocupará uma área de quase 10.000 metros quadrados.

abu dhabi2

Como será o Guggenheim de Abu Dhabi
Foto: Reprodução

Museu Nacional foi projetado como um memorial ao sheik Zayed bin Sultan Al Nahyan, que foi o principal arquiteto dos EAU, governante de Abu Dhabi e  presidente da união de Emirados durante mais de 30 anos. O espaço vai mostrar, em suas galerias, a história social, econômica e cultural dos Emirados. Planejado pelo arquiteto britânico Norman Foster, do grupo Foster + Partners, o “tradicional” museu ganhou forma altamente contemporânea e sustentável.

abu dhabi3

Museu Nacional
Foto: Reprodução

Entre os novos pólos culturais, está também o Museu Marítimo, do renomado arquiteto japonês Tadao Ando. Inspirado na paisagem marítima e esculpido entre a terra e o mar, o elegante e minimalista pavilhão é simplesmente maravilhoso.

Maritime Museum Tadao Ando Architects & Associates

Museu Marítimo
Foto: Reprodução

Por fim, Zaha Hadid, premiada arquiteta iraniana, fará o complexo de artes e espetáculos com capacidade para 6.000 pessoas. A incrível estrutura de 62 metros de altura, com vista privilegiada do golfo pérsico, inclui 5 salas completamente brancas, entre espaços para concertos, óperas e teatros.

abu dhabi5

E o projeto da Zara Hadid
Foto: Reprodução

*Ana Luiza Brant é publicitária, passou pela TV e pelo rádio, e hoje comanda o editorial do site ArtScoop. Escreve sobre cultura, arte, design, fotografia e tendências e carimba seu passaporte o máximo de vezes que conseguir. Para o Magari blu, traz um pouco desse universo cultural pelo mundo.