5 restaurantes árabes em São Paulo

Se a ideia é sentar-se à mesa com um grupo de amigos, compartilhando comida e dando boas risadas, não tem nada mais propício do que escolher um restaurante árabe.

As famosas pastinhas como coalhada, hommus e babaganush, além de esfihas abertas e fechadas, de carne, queijo, ricota ou até de legumes, charutinhos de folha de uva, kibe e, claro, o delicioso pão sírio (fresco ou torrado) são sinônimo de refeição farta e agradável.

Confira a minha seleção de 5 restaurantes árabes em São Paulo:

Brasserie Victoria

Um dos mais tradicionais da cidade, Brasserie Victoria tem dois grandes salões principais, um para o rodízio e o outro à la carte.

Cozinha e atendimento que passam de geração para geração, é a escolha certa para quem aprecia a cozinha árabe genuína e sem frescuras. Não deixe de provar os charutinhos de folha de uva e as esfihas de carne feitas com massa folhada.

Brasserie Victoria Foto: Reprodução

Brasserie Victoria
Foto: Reprodução

Onde encontrar:

Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 545, São Paulo
Tel.: (11) 3040 8897
www.brasserievictoria.com.br

Almanara

Um dos árabes mais conhecidos de São Paulo, o Almanara atende em diversos endereços, inclusive em shopping centers.

É aquela cozinha árabe sem erro, saborosa, e com boa variedade de opções, entre saladas, kaftas, michuis e kibes cru e assado.

Fatouche no Almanara Foto: Divulgação

Fatouche no Almanara
Foto: Divulgação

Onde encontrar:
www.almanara.com.br

Sainte Marie Gastronomia

Ambiente bem simples, não abre no jantar e está bem longe do circuito de restaurantes Itaim-Jardins. Mesmo assim, o Sainte Marie vive lotado!

A receita é simples: capricho na execução e na reivenção de clássicos, além do sorriso do dono, Stephan Kawijian, que atende pessoalmente a clientela. Dá para levar esfihas e pastinhas para casa e repetir a experiência – leia mais aqui.

Coalhada, tabule e kibe assado com cebola Foto: magari blu

Coalhada, tabule e kibe assado com cebola
Foto: magari blu

Onde encontrar:

Rua Dom João Batista da Costa, 70, São Paulo
Tel.: (11) 3501 7552

Espaço Árabe

O Espaço Árabe reabriu sua unidade dos Jardins, na esquina das ruas Oscar Freire e Peixoto Gomide, com a proposta de ser a loja modelo da rede, que está em diversos outros endereços, inclusive em aeroportos.

O local passou, recentemente, por uma reforma estrutural e de cardápio. Não perca as novas receitas como a shakshuka com arroz sírio. Delícia!

Shakshuka com arroz sírio no Espaço Árabe Foto: Divulgação

Shakshuka com arroz sírio
no Espaço Árabe
Foto: Divulgação

Onde encontrar:

Rua Oscar Freire, 168
espacoaraberestaurante.com.br

Manish

Um dos pontos altos do Manish é o ambiente, que já é diferenciado pela fachada arquitetônica toda recortada que se vê da rua.

O salão foi projetado com técnicas conscientes, como iluminação e ventilação naturais, e é estampado por um painel gigante. A comida, claro, também vale a indicação – o pão sírio é dos deuses!

Manish Foto: Reprodução

Manish
Foto: Reprodução

Rua Horácio Lafer, 491, São Paulo
Tel.: (11) 4301 5928
www.manishrestaurante.com.br

Ana Maria Junqueira está sempre viajando pelo mundo. É editora do Magari blu, consultora em viagens e a embaixadora de viagens da Perrier no Brasil.