Novidades por e-mail
Menu Categorias
75

Tour Alemanha: Rota Romântica

Destinos

27 ago 2013 Publicado por

Por Teresa Perez Tours

Continuando nosso tour pela Alemanha, depois de passar por Berlim, passeamos pela incrível Rota Romântica!

Ligando as cidades de Füssen (ao sul) e Würzburg (ao norte), a Rota Romântica percorre cerca de 325km de belas paisagens e encantadores vilarejos. O mais famoso circuito da Alemanha, o trajeto guarda muitas surpresas em seu caminho. Combinando natureza, cultura e hospitalidade, as pequenas cidades que margeiam a estrada conservam verdadeiros tesouros, tanto do ponto de vista histórico quanto cultural.

Assim como em grande parte da Alemanha, a natureza se apresenta aqui de maneira impecável, às margens de rios e aos pés de montanhas. A poesia das paisagens deste percurso, adornadas por castelos de indescritível beleza, proporcionam uma viagem no tempo, à época dos grandes bailes, luxuosos salões, bravos cavaleiros e elegantes damas, tal como num conto de fadas.

Ao longo do percurso da Rota Romântica, podem ser apreciadas desde ruínas de construções romanas até uma grande variedade de resquícios do período feudal. Castelos, palácios, igrejas e monastérios que hoje em dia também são palco para festivais e eventos diversos, são alguns dos atrativos que fazem desta uma das trajetórias mais encantadoras da Europa.

 

CIDADES PELO CAMINHO:

Füssen

A primeira cidade ao sul da Rota Romântica, Füssen é a mais alta da Baviera. Tendo como pano de fundo os Alpes, seu centro histórico tem ruas medievais e igrejas barrocas, que completam a paisagem desta cidade cheia de charme. Füssen é famosa por ser o ponto de partida ideal para uma visita aos castelos de Neuschwanstein, Hohenschwangau, Linderhof e a Igreja Wieskirche, obra em estilo rococó declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Aproximadamente 110km de Augsburg e 325km de Würzburg (última cidade, ao norte da Rota Romântica).

01. Fussen

Füssen
Foto: Teresa Perez Tours

– Castelo de Neuschwanstein

Não foi à toa que o castelo dos contos de fada do Rei Ludwig II serviu de inspiração para o desenho do Castelo da Cinderela, da Disney. Este é um dos pontos turísticos mais famosos da Alemanha, e recebe até cinco mil turistas todos os dias. O castelo serviu de moradia para o extravagante Rei Ludwig II por apenas 172 dias, até sua morte.

Aproximadamente 5km de Füssen.

02. Neuschwanstein Castle

Castelo de Neuschwanstein
Foto: Teresa Perez Tours

– Augsburg

Com uma população de cerca de 250 mil habitantes, Augsburg é a maior cidade da Rota Romântica. É, também, a segunda cidade mais antiga da Alemanha, fundada no ano 15 a.C. pelo filho do Imperador Augusto. Augsburg possui muitas edificações da época renascentista, como as mundialmente conhecidas fontes de Hércules, Augusto e Mercúrio. As Igrejas de San Ulrico, a Igreja de Santa Ana com a cripta dos Fugger e as catedrais também merecem uma visita.

Aproximadamente 110km de Füssen, 85km de Ulm e 45km de Donauworth (via Rota Romântica).

03. Augsburg

Augsburg
Foto: Teresa Perez Tours

– Ulm

Ulm não está exatamente no caminho da Rota Romântica, mas com certeza vale uma visita. Famosa por ser a cidade natal de Albert Einstein, Ulm também ficou conhecida por conta de sua imponente catedral, que ostenta uma gigantesca torre de mais de 160 metros de altura. A cidade que cresceu como um importante entreposto comercial às margens de um afluente do Rio Danúbio na Idade Média, preserva ainda hoje o ar de vilarejo medieval, com pitorescas pontes construídas em madeira e pedras e alamedas que convidam a um agradável passeio.

Aproximadamente 85km de Augsburg e 190km de Füssen (via Rota Romântica).

04. Ulm

Ulm
Foto: Teresa Perez Tours

– Donauworth

Fortemente bombardeada durante a II Guerra Mundial, Donauworth foi cuidadosamente restaurada e hoje atrai amantes da arquitetura e da história. Localizada em um dos últimos pontos navegáveis do Rio Danúbio, a parte antiga da cidade está situada em uma ilhota, onde pode-se observar o mais antigo portão da cidade, o Riederstor, e a sua rua mais charmosa, a Reichsstrasse.

Aproximadamente 45km de Augsburg, 30km de Nordlingen e 155km de Füssen.

 

– Nordlingen

Um dos mais interessantes vilarejos da Rota Romântica, Nordlingen preserva ainda hoje as muralhas fortificadas que o protegiam durante o período medieval, por volta dos séculos XIV e XV. Curiosamente, a cidade está localizada dentro de uma cratera de quase um quilômetro de diâmetro, formada pelo impacto de um gigantesco meteoro há mais de 15 milhões de anos. Estudiosos dizem que o meteoro atingiu a Terra a uma velocidade de cerca de 160 mil quilômetros por hora, e que o tremor foi sentido até na Eslováquia, a mais de 600 quilômetros de distância.

Aproximadamente 30km de Donauworth, 35km de Dinkelsbühl e 185km de Füssen (via Rota Romântica).

06. Nordlingen

Nordlingen
Foto: Teresa Perez Tours

– Dinkelsbühl

Dinkelsbühl é um pacato vilarejo medieval do século X, com direito a muralhas com torres de vigias fortificadas e foços. O diferencial de Dinkelsbühl é que este é um tesouro ainda pouco explorado pelo turismo, o que contribui para preservar o seu ar de tradicional vila alemã. No verão, a cidade é palco de um animado festival cultural.

Aproximadamente 35km de Nordlingen, 40km de Rothenburg ob der Tauber e 220km de Füssen (via Rota Romântica).

07. Dinkelsbühl

Dinkelsbühl
Foto: Teresa Perez Tours

– Rothenburg ob der Tauber

A pitoresca cidade de Rothenburg ob der Tauber parece ter parado no tempo. Caminhar por suas alamedas, é revisitar o ritmo de vida e a atmosfera de séculos passados. Construções históricas, como a prefeitura, igrejas, espessos muros e altas torres, combinados com belíssimas fontes e jardins multicoloridos, compõem o cenário para um passeio muito agradável.

Aproximadamente 40km de Dinkelsbühl, 20km de Creglingen e 260km de Füssen (via Rota Romântica).

08. Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber
Foto: Teresa Perez Tours

– Creglingen

O vilarejo de Creglingen tem sido um ponto de peregrinação desde o século XIV, quando um fazendeiro teria tido uma visão de Jesus Cristo e um grupo de anjos nos arredores da cidade. Hoje, esta é uma das mais pacatas alteias da Rota Romântica, mas não menos encantadora que as demais.

Aproximadamente 20km de Rothenburg ob der Tauber, 10km de Weikersheim e 280km de Füssen (via Rota Romântica).

 

– Weikersheim

A cidadezinha às margens do Rio Tauber apresenta arquitetura do século XVIII e um dos mais imponentes castelos da Rota Romântica, o Rittersaal.

Aproximadamente 10km de Creglingen, 15km de Bad Mergentheim e 290km de Füssen (via Rota Romântica).

010, Weikersheim

Weikersheim
Foto: Teresa Perez Tours

– Bad Mergentheim

Bad Mergentheim foi a sede da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos entre os séculos XVI e XIX, até que tropas de Napoleão Bonaparte invadiram a cidade e os expulsaram. Anos mais tarde, um pastor descobriu nos arredores da cidade fontes de água mineral com fortes propriedades medicinais. Tal descoberta resultou em um novo período de prosperidade a Bad Mergentheim, por conta do estabelecimento de diversos spas na cidade.

Aproximadamente 15km de Weikersheim, 20km de Würzburg e 305km de Füssen (via Rota Romântica).

011. Bad Mergentheim

Bad Mergentheim
Foto: Teresa Perez Tours

– Würzburg

Última cidade ao norte da Estrada Romântica, Würzburg possui como seu monumento mais emblemático a fortaleza medieval de Festung Marienberg, construída entre os séculos XIII e XVII. Cercada por vinhedos, a cidade apresenta muitos prédios em estilo barroco e obras arquitetônicas de diversas épocas. Würzburg foi fortemente bombardeada durante a II Guerra Mundial, que destruiu quase 90% das suas construções e matou milhares de seus habitantes. Hoje, após um intenso processo de restauração, a cidade revive o seu esplendor e encanta visitantes com suas graciosas construções e a amabilidade de seu povo.

Aproximadamente 20km de Bad Mergentheim e 325km de Füssen (via Rota Romântica).

012. Würzburg

Würzburg
Foto: Teresa Perez Tours

 

Comentários

    • Esta rota é imperdível. Cheia de lindos cenários e muita história. É uma rota cultural e encantadora que impressiona qualquer visitante.

  1. Esse país é encantador e sempre sonhei em conhecê-lo. Sua história toda recheada de personalidades e realizações, suas industrias de alta tecnologia, não interfere na ótima educação e organização social. Como meus antepassados tiveram origem no Império Sacro Romano Germânico, agraciados com brasões pelo Imperador Maximiliano II, esse fato me atrai e minha predileção pela Alemanha, vai muito além da curiosidade mas da vontade de visitar o melhor país do mundo. As imagens das cidades me impressionaram muito e apesar de serem reais, parecem um conto de fadas.

  2. Bom Dia
    Adoramos seus comentarios sobre esta rota romantica que pretendemos fazer o mais rapido possivel . Voce teria algum roteiro com hoteis , restaurantes e passeios interessantes para fazermos de carro e qual o melhor periodo pára fazer este tour ?

    GRATO

    FRANCISCO

  3. Oi, parabéns pelo site. As fotos são ótimas também.
    Em que época do ano vc fez esta viagem?
    Pretendo fazer o mesmo em Março, será que ainda é muito frio?
    Abraço

    • Olá, Rafael! Março ainda faz frio sim. Se você conseguir ir a partir de maio, é a época ideal. Mas se você só tiver disponibilidade nessa época, não deve perder a oportunidade!

  4. Bom Dia, Pretendo fazer a rota romantica em agosto de 2014, gostaria q me indicasse alguns hoteis , irei sozinho. A minha ideia inicial é descer em Frankfurt
    e ir até Salzburg, seria uma boa ideia?

    grato

    Mauro Ceccato

    • Mauro, você já tem uma ideia das cidades que deseja passar? Salzburg na Alemanha ou na Áustria? Se for Salzburgo, na Áustria, dá para para percorrer a Rota Romântica tranquilamente, passando por Munique no caminho – que é um charme, até chegar lá.
      Vale a pena. Se tiver interesse, envie um e-mail para contato@magariblu.com que o Magari blu pode te ajudar a organizar sua viagem! 😉

  5. Estou viajando para conhecer a Rota Romântica. Chego em Warzburg dia 23 de novembro, alugo um carro e dia 24 inicio a viagem de 5 dias até Fussen. Deixo o carro nessa cidade e sigo de trem para Munich onde fico 2 dias e depois sigo para Frankfurt. Com sua experiência, quais as dicas que me passa? Como é a Estrada dessa rota em caso de neve? Viajarei eu e minha prima, a regiao é segura?

    • Andrea, a região é bem segura. Podem ir tranquilas. Mesmo se estiver nevando. O governo alemão mantém as estradas sempre limpas e em boas condições para trafegar. Só tomem os cuidados de sempre, dirigindo com atenção ao tráfego e às placas!

  6. Adorei o seu artigo. Estou fazendo intercâmbio na Alemanha e gostaria de saber quantos dias levam para fazer essa rota? Não tenho muito tempo livre… rsrs Outra coisa, essa rota é feita de carro, mas existiria algum outro meio de transporte? Obrigada 🙂

    • Oi Marina! Depende de quantas paradas você quer fazer. São cerca de 400km de rota. O trajeto é feito normalmente de carro mas você pode checar neste site se o trem passa pelas cidades que você quer conhecer: http://www.bahn.de/i/view/USA/en/index.shtml
      Boa viagem!

  7. Pretendemos fazer a rota romântica em 2014, mas antes vamos ter um roteiro leste europeu que tem Berlim. Se sairmos de Berlim para a rota romântica é possível incluirmos Munique e Frankfurt? e de onde seria mais fácil retornarmos para Lisboa, Munique ou Frankfurt após terminarmos a rota romântica? gostaríamos de fazer de carro mas com agência de viagem devido ao idioma. Suas dicas são ótimas.

    • Olá! É possível sim partir de Berlim e passar por Munique e Frankfurt. O aeroporto de Frankfurt tem mais opções de voo, então podem partir para Lisboa de lá! Se precisar de ajuda para reservas pode mandar um e-mail para contato@magariblu.com que a gente te ajuda! 😉

  8. OI!Estamos com passagens compradas para Alemanha para 13 de fevereiro,com destino à Rota Romântica,partindo de Frankfurt,de carro e só agora deu um certo receio da neve atrapalhar esse sonho.Você acha impossível?Pode nos dar alguma dica?

    • Oi Josi,
      A Alemanha é super bem preparada para neve. Acho que vocês podem ir tranquilos! Bia viagem!!!!

    • Pena que vcs estão no inverno. Este roteiro é maravilhoso na primavera .

  9. Ola, pretendo fazer a rota romantica em maio. Quais as sugestões de parada para dormir no percuso entre Frankfurt e Fussen?

    • Lenira, qualquer uma das cidades da Rota Romântica indicadas acima! Estão todas no caminho para quem desce para a Rota a partir de Frankfurt até Fussen. 😉

  10. Olá, Ao todo são 12 cidades, pretendo ir de carro mas não sei se vale a pena ficar um dia inteiro em cada cidade. Tb gostaria que me dissesse se vale a pena fazer uma base e ficar voltando para dormir, ou se é melhor mudar de hotel todo dia. Obrigada Anne

    • Oi Anne, algumas cidades você pode só passar mesmo e não precisa se hospedar lá. Vale a pena você estudar o roteiro e um pouco sobre cada cidade para definir se quer passar por todas ou, por exemplo, passar mais de um dia em alguma delas. Não vale você ir e voltar todos os dias para o mesmo hotel, pois é uma rota, que segue adiante. Você precisa ir em frente e escolher as cidades para pernoite. São todas um charme, e vai depender de quais você quer inserir no roteiro, quantos dias tem para fazer a rota, etc. Se quiser uma ajuda com reservas e mais detalhes para o seu roteiro, pode mandar um e-mail para contato@magariblu.com que te ajudamos! Abs

    • Vc. pode ficar em Creglingen em pensao!! E daqui visitar as cidades proximas daqui !! Se precisar de ajuda e so falar eu moro em Creglingen!!

      • Olá Idelvani,
        Talvez eu faça essa rota no final de julho. Você tem uma pensão em Creglingen? Como funciona e quanto custa a diaria para um casal?

  11. Ola, você poderia me dizer ( estou muito ansiosa pq viajo daqui a 2 meses e nao tenho nada certo) quanto tempo devo ficar em cada cidade? Quantas dessas que você indicou é suficiente para pernoitar, nesse percurso de 400 km que vc fez?

    • Olá, Lenira! Como respondemos acima à Anne, vale a pena você estudar o roteiro e um pouco sobre cada cidade para definir se quer passar por todas ou, por exemplo, passar mais de um dia em alguma delas. São todas charmosas! Vai depender de quantos dias tem para fazer a rota. Se quiser uma ajuda com reservas e mais detalhes para o seu roteiro, envie um e-mail para contato@magariblu.com 😉

  12. Estamos com uma programação para fazer a rota romantica em maio/2014, chegando em Frankfurt e indo até Veneza onde pegaremos um cruzeiro. Voce aconselha fazer o percurso até Veneza de carro? Como está o clima em maio? Precisamos reservar hotel para o percusso ou é fácil encontrar vagas de hotel em cada cidade que chegarmos durante a rota romantica?
    Agradeço a atenção

    • Depende das cidades por onde vocês desejam passar e quantos dias têm para a Rota Romântica. E, principalmente, onde desejam finalizar a rota. Veneza está longe, a cerca de 900km de Frankfurt, por exemplo. Talvez pegar um voo seja uma opção menos cansativa.
      Em maio o clima é extremamente agradável. É primavera, os campos são floridos e não faz mais frio.
      Aconselhamos sempre que faça as reservas de hotéis com antecedência para não encontrar imprevistos. Se possível, reserve com a opção de cancelamento sem penalidade, para não levarem multa caso queiram mudar o trajeto. Mas dessa forma ficam prevenidos e sossegados!

  13. Gostei muito de suas informações. Estou com passagens compradas para fazer a rota romântica alemã agora em abril de 14 (10-25/04) No entanto, passaremos (2 casais) 3 dias em viena, Austria, pq temos compromiisso e de lá penso em ir até Salsburg, seguindo pela rota alemã. A questão é que de Salsburg, tenho que descer pra Fussen pra depois subir ate Wursburg, correto? Estou meio perdido com esse roteiro. O que você poderia nos orientar, não só na rota romântica, como em outras cidades interessantes da alemanha. Grato desde já e parabens pelo site

    • De Salzburg para Füssen são cerca de 3 horas de carro, até um pouco menos. Depois vocês seguem como comentou, de Füssen vão subindo até Wursburg.
      Além das cidades da Rota Romântica, Munique e a Rota da Cerveja (http://www.magariblu.com/a-rota-da-cerveja/) são passeios bacanas na Alemanha. É mais fácil dar uma escapadinha para Munique. Já a Rota da Cerveja (na Floresta Negra) não está tão perto assim da Rota Romântica. Fica a cerca de 3h30 de Füssen e quase 4h de Munique.
      Veja aqui mais dicas do país: http://www.magariblu.com/tag/alemanha/

  14. Olá, Magari,
    Adorei sua reportagem!
    Estamos indo para a Alemanha no final de Abril e início de Maio deste ano. Ficaremos 16 dias, imaginei 8 noites na rota romântica saindo de Frankfurt e chegando em Fussen, 4 noites em Zurique e 3 noites em Munique.
    Para esse lugares vc acha o suficiente 8 noites na rota romântica ou seria muito? ou seria melhor ficar mais dias em Munique?
    Qual é a média de dias que as pessoas fazem a rota romântica?
    Para ir da Alemanha para a Suiça é tranquila a passagem ou há algum impecílio na fronteira? Já tiramos a carteira internacional, há mais algo a me atentar?
    Abs, Lidia

  15. Olá Magari, adorei suas dicas.
    Sabe que terei apenas 9 dias no final de maio e gostaria de uma dica. Neste periodo todas as estaçoes de esqui estâo fechadas? Das cidades que vc indica na rota romantica qual delas vale muito apena dormir? Qual vinícula é a imperdível?
    Estou na dúvida de fazer a rota romantica começando de Munique e passando por Innsbruck ou ir de Munique, Innsbruck, Salzburg, Praga, Dresden e Berlim. Como só fui a Europa uma vez e tenho pouco tempo queria poder curtir com meu marido o melhor roteiro. Abs Cris

  16. OLa magari !
    Vou esta em Munique no inicio de abril-2014 e pretendo fazer a Rota Romantica terei 06 dias livres . Partindo de Munique que roteiro voce sugere e em qual cidades vale a pena dormir….meu voo chega e sai de Munique ….Abcos, Gloria.

  17. Ola Magari
    Em AGO/14 estaremos fazendo tanto a rota Reno como a romântica de carro. Gostaria da sua opinião deste trajeto.
    Partindo de Heidelberg levaremos um dia para conhecer Bad Mergentheim, Lauda, Tauberbischofsheim em direção a Wurzburg, onde dormiremos.
    Depois 2 dias em Wurzburg.
    Em seguida visitaremos Bayreuth e dormiremos em Bamberg.
    1 dia inteiro em Barmberg.
    No dia seguinte passaremos o dia inteiro em Nunemberg e dormiremos em Rothenburg.
    No dia seguinte ficamos o dia inteiro em Rothenburg.
    Dias seguintes faremos os bate volta :
    Rothenburg > Creglingen > Weikersheim  > Rothenburg -1 dia.
    Rothenburg > Feuchtwangen  > Schwabisch Hall  > Rothenburg -1 dia.
    Em seguida faremos Rothenburg > Dinkelsbuhl  > Wallerstein dormindo em Nordlingen onde ficaremos 2 noites.
    Depois faremos Nordlingen > Donauworth e dormimos em Garmisch.
    Garmisch (Zugspitze ou Wank) – 1 dia.
    Garmisch > Oberammergau > Castelo Linderhof > Garmisch – 1dia.
    Garmisch > Fussen (castelos Neuschwanstein e HohenSchwangau) > Garmisch – 1 dia. Depois seguiremos para Salzburg.
    O que vc acha? O cronograma está bom ou apertado? Um grande abraço e obrigado.

    • Joao achei sua Rota otima!! Vc vai Amar!! Eu moro em Creglingen se quizer tomar um cafezinho aqui em casa vou adorar receber brasileiros em minha casa mesmo nao os conhecendo!! Se precisar de ajuda e so entrar em contato comigo!! Abraco Idelvani!!

      • Olá sou brasIleiro e alemão e vou passar minha lua de mel começando por munich. Reservei um carro e pretendo fazero a rota romântica em 1 dia e meio, dormindo numa cidade próximo a wursburg. Vc tem algum lugar para dormir em creglingen para indicar? Vamos entre 8 e 10 de setembro ano q vem. Aguardo resposta obrigado

  18. Oi Magari,

    Adorei suas dicas para Rota Romântica.
    Estamos indo para França ( vale do Loire) para um passeio de 6 dias de bike e depois pretendemos ir até a Alemanha fazer a Rota Romântica. Temos apenas 9 dias livres, quais cidades você sugere que fiquemos hospedados e partindo de Paris, por onde você sugere que iniciemos a rota, por Wurzburg ou Augsbrug?

  19. Vou à Baviera com alguma frequência (em média 3 vezes por ano), dado que ali vive uma das minhas Filhas e num dos anos mais recentes tive ocasião de percorrer uma pequena parte do norte da Rota Romântica de que fixei pelo seu particular encanto Rothenburg, pretendendo aproveitar o próximo período de Páscoa para conhecer uma parte do sul, aproveitando para fazer uma visita ao castelo de Neuschwanstein. Na referida deslocação não me vai ser possível utilizar mais de 4 dias e três noites, sendo que no primeiro dia penso partir de asa de minha Filha, localizada em Regensburg.
    Ficaria grato que me sugerisse um itinerário a partir de Fussen e quais as localidades que, para um périplo de 4 dias, devo privilegiar e onde onde possa conjugar alojamento menos dispendioso (aínda que com qualidade que englobe farto pequeno almoço do tipo bufett) com parqueamento automóvel gratuito e com localização agradável, seja ela dentro de localidade ou próxima.
    No site “booking.com” procurei alojamento em Fussen mas que todavia se revelou um pouco caro e, em alguns casos, excessivamente oneroso, pelo que presumi que talvez se encontre alojamento com qualidade similar mas menos dispendioso em zonas limítrofes.
    Muito obrigado.
    Aproveito para informar os eventuais leitores interessados que a editora alemã “Kraichgau Verlag” produz uns guias turísticos de 112 páginas muito interessantes da Rota Romântica em diversos idiomas (incluíndo em versão espanhola -não existia em versão portuguesa) com um preço de cerca de € 7,00. Contém informações bastante completas (aínda que não concretamente as que eu aqui solicito), bem como óptias fotografias e mapas de todo o percurso. Também nos “tourist office” que se encontram disseminados nas diversas localidades da Rota, são disponibilizados gratuitamente a pedido mapas bastante bem elaborados e completos em diversos idiomas, espanhol incluído.

  20. Estou indo para a Alemanha e gostaria da sua ajuda pretendo fazer a rota romantica e tambem Berlim, Praga e Viena. Gostaria que voce me ajudasse no roteiro, pois não sei por onde começar e terminar. Qual a cidade incluo para iniciar ou terminar o trajeto Frankfurt? ou inicio por Berlim/Praga/Viena/Munique/Rota Romantica/Qual cidade pegar o voo para o Brasil? Frankfurt? TEm outra cidade que indica? Pretendo comprar as passagens aereas iniciando ou terminando em Berlim, mas não sei qual a melhor para iniciar ou terminar a rota romantica. Agradeço muito sua atenção.

  21. Olá Magari,

    Estou planejando fazer a rota romantica de 20 a 27 de agosto mas queria dar uma passadinha em Berlim, Como nosso voo é para/de Frankfurt o que vc acha mais viável? Fazer Frankfurt para Wurzburg e seguir pela rota de carro. Na volta de Füssen vou direto pra Berlim (de carro ou trem?o que acha?) ou volto para Frankfurt de carro e vou para Berlim de trem? Além do Castelo Neuschwanstein quais são outros passeios imperdíveis na Rota Romantica? E os valores dos passeios? Tem algum site onde vejo os preços? Obrigada

  22. Oi Magari,
    Suas dicas são ótimas.
    E estou precisando. Somos 2 casais. Estamos programados para fazer um tour de moto com saida/retorno de Erding, de 08 a 16/05/2014. Depois desse período teremos 3 dias para ir até Frankfurt e voltarmos ao Brasil. Queremos alugar um carro e ir pela rota romantica. Teremos 3 pernoites e queria, se possível , que você nos desse dica das melhores paradas, sendo que a última precisa ser próximo a Frankfurt. Sabemos que tudo é lindo mas o tempo será curto e queremos aproveitar o máximo. Aguardo. Obrigada.

  23. queria um roteiro para costa romantica começando em berlim e terminando em munich

  24. Olá, todos! Como temos muitas questões relacionadas à rota romântica, pedimos a gentileza que mandem um e-mail com seus questionamentos para contato@magariblu.com. Montaremos um roteiro especial para cada um de vocês! 🙂

  25. Olá, Magali, obrigada pelas dicas, muito úteis. Pretendo fazer a rota romântica em setembro. Quantos dias acha necessário para aproveitar bem o percurso? Vamos depois para a Áustria, Salzburgo. Qual a melhor localidade da rota para pegar um trem para lá?
    Agradeço a atenção e parabéns pela matéria!

    • Olá, Rosana. Normalmente indicamos 7 dias para fazer a Rota.
      Para seguir para Salzburgo, talvez compense você fazê-la terminando em Füssen ou Ulm, cidades que estão mais perto da Áustria.
      Se desejar um roteiro personalizado, escreva para contato@magariblu.com 😉

  26. Olá! Meu nome é Camilla e estou indo para a Alemanha em outubro! Seremos 4 casais! Vamos chegar em Munique dia 2/10 para a Octoberfest – nosso objetivo principal! Já estamos com as passagens e hotéis reservados! Dia 5/10 sairemos de Munique em direção a Colônia, subindo pela Rota Romântica! Temos que chegar em Colônia para pernoitar dia 9/10, pois no dia 10/10 partiremos para Bruxelas onde ficaremos dois dias! Vc poderia me ajudar a planejar nossa aventura pela Rota Romântica ? Gostaria de sugestão de hotéis, cidades, passeios imperdiveis… Sei que o tempo e curto, mas gostaríamos de otimiza-lo!!

  27. Era tudo que eu precisava! Parabéns pelas informações. Vou enviar um e_mail, conforme li nas suas dicas, para um roteiro personalizado. Att, Lucy

    • Obrigada, Lucy! E-mail respondido! bjs 😉

  28. Olá estou adorando os comentários e traçando meu roteiro pela ROta romântica iremos em setembro mas minha dúvida é sobre hospedagem , a melhor opção para escola de hotéis , onde seria ??? Grata

  29. Também vou te enviar email para ajuda com as hospedagem , grata Regina

  30. Oi Magari Blu !!!

    Bom dia!
    Antes de mais nada parabéns pelo seu blog, muito show!!
    Pra te falar a verdade não tinha idéia de ir a Salzburg e a Innsbruck mas lendo seus relatos fiquei apaixonada por isso queria sua opinião. Irei viajar com o meu marido em maio/2015 e o meu roteiro é o seguinte, vou sair do Rio de Janeiro para Praga, de lá para Budapeste, de lá para Viena, de lá para Munique e volto pro Rio. Só que pensei em incluir Salzburg e Innsbruck no roteiro quando eu estiver em Vienna, o que você acha? Não estou pensando em alugar carro para fazer o trajeto de Viena para Munique. Quantos dias é suficiente pra conhecer as 2 cidades? Ou você acha que alguma delas eu faço um day-trip? Na Alemanha irei aos alpes em Garmisch-Partenkirchen, sendo assim você acha desnecessário subir a montanha em Innsbruck? Você poderia por favor opinar sobre a distribuição de dias do meu roteiro?
    Praga, Budapeste,Viena – 5 noites
    Munique – 6 noites
    Ainda tenho disponível umas 3 noites para incluir no meu roteiro pois ia conhecer Cracóvia mas resolvi deixar para uma outra oportunidade e conhecer melhor a Austria.
    Desculpas por tantas perguntas mas gostaria muita da sua ajuda.
    Desde já muito obrigada,
    Bjos

  31. Oi Ana, eu e minha esposa teremos um congresso em breve na cidade de Frankfurt (21/agosto). Depois teremos 2 dias para passeio e queremos aproveitar para conhecer a rota romântica.
    Iremos locar um carro. Saída pela manhã, dia 28.

    Nossa primeira parada seria em Würzburg. O quê poderia recomendar de cidade/hotel para visitar/hospedar?

    Devolveremos o carro no dia 30 – 11h. Nosso voo de volta será à noite.

    obrigado, Marcos

    • oi Ana, obrigado pelas dicas. O passeio realmente é excelente. Antes de tudo, devemos respeitar as pessoas e costumes do local, e sermos educados. Não tivemos nenhum problema de atendimento ou com orientações durante os dias que ficamos na Alemanha. Gostei da hospitalidade. Como o passeio foi em apenas 2 dias, saímos de Frankfurt de carro locado, no primeiro dia visitamos Würzburg e algumas cidades até pararmos em Rothenburg para pernoitar. No dia seguinte, continuamos o passeio, até pernoitar em Dinkelsbühl. Pela manhã do terceiro dia retornamos para Frankfurt pela Autopista. Nesta época do ano a temperatura foi agradável, 10-15ºC, e podíamos passear até 20h30 pelas ruas tranquilamente pois ainda estava claro devido ser verão na Europa. Em Frankfurt, dos dias 29 à 31 estava ocorrendo uma “festa dos museus”. Com um valor de 7,0 euros o acesso era garantido aos museus participantes da festa, além de ocorrer simultaneamente, com barraquinhas nas ruas, de um evento gastronômico de comidas, doces, etc de vários países. Valeu conhecer.

      • Marcos, obrigada pelo feedback! 😉

  32. Oi Ana! Bom dia!
    Vou viajar no começo de novembro pra fazer a rota romântica de carro, de Frankfurt até Fussen, entregando o carro provavelmente em Munique. Gostaria de saber qual a melhor forma de ir pra Viena com preço em conta. O

  33. BOA TARDE MAGARI !!!
    VOU VIAJAR PARA ALEMANHA DIA 07/10/14 VAMOS EM 2 CASAIS CHEGAREMOS POR FRANKFURT QUEREMOS FAZER A ROTA ROMANTICA E FICAR UMS DIAS EM MUNIQUE E IR TAMBÉM A BERLIN PRETENDEMOS ALUGAR UM CARRO. GOSTARIA DE UMA DICA SUA PARA QUAL CIDADE DORMIR ATÉ CHEGAR A MUNIQUE.
    RETORNO DIA 16/10/14 A NOITE DE FRANKFURT.

    • Michelle, sugerimos 5 a 7 noites na Rota Romântica. Ela é composta por cidadezinhas muito charmosas e em praticamente todas elas você pode se hospedar. Uma sugestão é Würzburg, Rothenburg, Dinkelsbühl e Ulm. 😉

  34. Ola, estamos indo p Holanda em dez, pois minha filha mora la. Vamos, meu marido, eu e meu pai pela 1.a vez com neve. Gostariamos de passar uns 5 dias no max. Fazemos um trecho de trem e a rota de carro? Da pmfazer de trem? Obrigada, abraco

  35. Olá Magari.
    Chego a frankfurt e ficarei em geisenhein, dia 13/11/2014. Volto para o Brasil no dia 21/11/2014.
    Nesse período gostaria de fazer a rota romântica. Seria possível? Você poderia ajudar-me a organizar? Reservas pernoites etc…. Aguardo seu contato.
    Isabel.

  36. Aguardo retorno.

  37. Ola,

    Magari, vou fazer a rota romantica na primeira semana de novembro, não me incomodo com o frio. Mas, gotaria de saber como fica a paisagem, se ainda tem cara de outono com folhas de todas as cores, ou se ja tem jeito de inverno?

    • Daniela, em novembro as folhas das árvores já estarão caindo, mas acredito que você ainda conseguirá ver algumas com as folhas amareladas e avermelhadas, e outras já sem as folhas. 😉

  38. Boa tarde,

    Estamos com um casal de passageiros que gostariam de fazer a Rota Romantica no periodo de 13 a 19/04 e buscar um guia para acompanhá-los ou um motorista que fale em espanhol ou portugues preferencialmente. tem alguem a nos indicar?

    Grata
    Cris

  39. Olá. Parabens pelo site. As informaçoes e comentarios sao muito uteis.
    Eu vou de berlin para wurzburg de trem. Chegarei a tarde e pretendo pernoitar em wurzburg e ´so alugar o carro no dia seguinte. Ha necessidade de carro para conhecer wurzburg?
    Obrigado.

    • Marcelo, não há necessidade de carro para conhecer Wurzburg, somente para se deslocar para as outras cidades. Boa viagem!

  40. Oi Magari. Obrigado pelo site e pela atenção.
    Temos 22 dias, em maio/15, pretendemos fazer de carro: Frankfurt 3 dias, Rota Romantica 7 dias, Munique 2 dias, Lindau 2 dias, Floresta Negra 5 dias e Vale do Mosel 3 dias.
    Está muito apertado?

    • Olá Mario,
      Não está apertado não, vocês terão um bom tempo para conhecer cada lugar da Alemanha sem correria. Boa viagem! 😉

  41. Prezada Magari.
    Boa tarde!!!
    Muito interessante sua abordagem.
    Eu e minha esposa pretendemos viajar pela rota romântica, em julho de 2015.
    Peço enviar dicas de como percorrê-la.
    Informações sobre ônibus, trens, pousadas, ou hotéis, pelo caminho.
    Pretendemos fazê-la em uma semana.
    Agradeço sua atenção
    Heraclito

  42. Olá Magari Blu! Amei seu site! e toda esta explicação sobre R. Romântica e informações dadas.
    Eu morei na Alemanha entre 2003 e 2005 e não tive oportunidades de conhecer esta rota.
    Mas tenho pretensão de volta à Alemanha em 2016 e, quem sabe, fazer um passeio pela R. romântica. Quando estiver tudo mais acertado entrarei em contato com você para mais informações.
    Desde já agradeço
    Teresina

  43. Se for fazer a rota romântica, nunca deixe Heidelberg de fora. A Cidade é tão linda que as tropas aliadas não a bombardearam durante da Segunda Guerra Mundial. Um ótimo bate-volta para quem está em Frankfurt ou Munique.

  44. Fiz essa rota com minha esposa no mês de maio. A grande diferença é que fizemos de bicicleta! Compramos as bicicletas em Wurzburg na loja lucky bike, e dai partimos pelas ciclovias da alemanha. Foram 6 dias inesquecíveis. Alguns trechos foram feitos de trem, mas pedalamos mais de 200km ao todo. Começamos em Wurzburg e terminamos em Fussen. Recomendo a todos, não é difícil, muito plano, mais fácil de entrar nas cidades. Unica coisa que mudaria no meu roteiro é que deveria ter reservado uns 12 dias, teriamos aproveitado mais!

  45. Bom dia

    Gostaríamos uma sugestão para fazer um passeio pela rota romântica em Alemanha. Estaremos chegado o dia 16 a Berlim, dispomos de 5 dias para conhecer a rota.

    Gostaria uma orientação.

    Pergunto:
    A rota romântica se inicia em Munique e ou Frankfurt?, como chegar de Berlim a estas cidades, existe trem rápido?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.